UFAM faz campanha de prevenção da constipação intestinal com atendimento médico neste sábado

O Grupo de Pesquisa “Cirurgia do Sistema Digestório” realizará no próximo sábado (28/02), a Campanha de Prevenção da Constipação Intestinal. A campanha é destinada a atender o público em geral, maior de 18 anos, que sofre de prisão de ventre e busca tratamento para esse incômodo.

A campanha começa uma breve apresentação sobre o tema, que será realizada no Auditório Dr. Zerbini da Faculdade de Medicina da UFAM, das 8 às 12h. Em seguida, será realizado o atendimento de quem estiver presente no Ambulatório Araújo Lima (AAL) do HUGV por um coloproctologista, Dr. Ivan Tramujas, e 10 acadêmicos de Medicina. Para os que não puderem ser atendidos no sábado, as consultas serão agendadas, também no Ambulatório Araújo Lima, para os dias 02, 03,04 e 05 de março, em dois horários: de 8h às 12h e das 13h às 16 h.

Doença compromete o fluxo intestinal

A constipação intestinal, popularmente conhecida como prisão de ventre, é o distúrbio do funcionamento do intestino em que o paciente demora mais de três dias para defecar. Quando isso acontece, é comum que as fezes eliminadas sejam muito volumosas e secas ou se pareçam com fezes de cabrito (em bolinhas). Em geral, pacientes com constipação intestinal esforçam-se muito para defecar e as evacuações podem ser dolorosas. No mundo todo, pelo menos uma em cada cinco pessoas sofre desta queixa por muitos anos e não busca atendimento médico para investigar a causa. Esse distúrbio pode ser causado por diversos fatores, que vão desde uma dieta irregular a doenças, por vezes, graves.

Sintomas podem indicar início de câncer colorretal

Quem apresenta este quadro deve ficar atento, pois a constipação intestinal pode ser apenas um sintoma inicial, por exemplo, do câncer colorretal, que é o terceiro câncer mais frequente entre homens e o segundo entre mulheres no Brasil.  Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e tratamento, melhor a qualidade de vida e menor o risco de doenças malignas passarem despercebidas. Na maioria das vezes a Constipação Intestinal é resolvida com simples alterações na dieta alimentar e nos estilos de vida.

Como acontece a constipação?

A constipação intestinal ou prisão de ventre acontece devido a um mau funcionamento do intestino. Os hábitos alimentares são importantes na causa da prisão de ventre, destacando-se a baixa ingestão de fibras; pequena ingestão de líquidos; consumo excessivo de alimentos com alto teor de proteínas como carnes, ovo, leite e seus derivados. Algumas doenças também podem levar à constipação como doenças psiquiátricas e neurológicas.

Como prevenir?

Primeiramente mudando alguns hábitos como:                      

Aumentar a ingestão de água: Tomar diariamente cerca de 2 litros de água.

Aumentar o consumo de fibras (aveia, arroz), frutas cruas com casca e bagaço, verduras no geral, soja, grão-de-bico, alimentos integrais. As sementes de linhaça também são fontes de fibras.

Não se esqueça de que é preciso ir ao banheiro sempre que tiver vontade!

Com estas medidas simples, você pode melhorar seus sintomas. Caso contrário, procure auxílio médico especializado, pois por trás de sua prisão de ventre pode existir algo que mereça outro tipo de tratamento.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *