Estudante morre com suspeita de meningite. Semsa descarta surto da doença em Manaus

Uma estudante de 18 anos morreu, na manhã desta quarta-feira (03/12), na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, com suspeita de meningite meningocócica.

A estudante cursava o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Tiradentes, no Petrópolis, Zona Sul. Ela deu entrada na Fundação de Medicina Tropical por volta das 12h do dia 28 de novembro, já em estado grave, com quadro sugestivo de meningococcemia. Ela foi transferida de outra unidade da rede pública de saúde.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que não há surto de meningite em Manaus e que todas as medidas foram adotadas pela Semsa nesse caso, como a visita às famílias, escola, amigos, e realização de palestra de educação em Saúde, para tranquilizar alunos e professores.

De acordo com a Semsa, houve diminuição de casos de meningite em relação ao ano passado. De janeiro a novembro de 2013 foram 160 casos registrados. Em 2014, no mesmo período, foram 136 casos, uma diminuição de 15%. O número de óbitos também diminuiu em relação a 2013. No ano passado foram 17 mortes pela doença e, este ano, foram 13, uma diminuição de 23,5%.

 

A doença

Os sintomas de meningite são dor de cabeça, vômito, febre alta, manchas na pele, pescoço endurecido (rigidez de nuca), sonolência e convulsões. Crianças menores de um ano de idade podem apresentar vômitos, sonolência, irritabilidade aumentada, convulsões, abaulamento da fontanela (uma curva suave para fora – externa – da moleira de um bebê), fontanelas afundadas, acompanhado ou não de exantema petequea (erupção cutânea).

Caso haja esses sintomas, é necessária a hospitalização imediata, realização de punção lombar (antes da introdução de antibióticos) e coleta de sangue, para esclarecimento do diagnóstico.

A Semsa notifica e investiga imediatamente o caso preenchendo corretamente todos os campos da ficha de investigação e verifica qual a etiologia da Meningite. Casos de doença Meningocócica e Meningite por Haemophilus influenzae, exigem realização de quimioprofilaxia imediata nas pessoas que tiveram contato direto com o doente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *