Confirmado primeiro caso de Chijungunya em Manaus. Conheça mais sobre a doença

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) confirmou o primeiro caso de infecção pelo vírus Chikungunya em Manaus. Trata-se de uma turista venezuelana que estava na capital amazonense visitando familiares quando apresentou sintomas da doença. A suspeita é que a jovem tenha sido infectada ainda na Venezuela e tenha vindo com o vírus incubado, somente apresentado os sintomas depois de quatro dias de sua chegada na capital amazonense.

dengue

A transmissão da Chikungunya é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.

Os sintomas desse vírus recém chegado ao Brasil são similares aos da dengue, podendo ser facilmente confundido. O médico infectologista Silvio Fragoso, da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM), disse que eles receberam a paciente com um quadro febril agudo, associado à dores de cabeça e, principalmente, dores intensas nas articulações. “Familiares da moça que residem em Manaus procuram o serviço de pronto atendimento do Hospital Tropical por ser referência no diagnóstico em doenças infecciosas e clínica de viajantes para ser avaliado o quadro clínico da paciente”, explica.

O infectologista disse que o quadro clínico da chikungunya é muito parecido com o da dengue – com sintomas como dor de cabeça e nas articulações, febre e manchas pelo corpo. A diferença é que as dores nas articulações são muito mais intensas e dolorosas nos casos de infecção com o chikungunya.

Sobre como os médicos que atendem nos postos de saúde e UBS da cidade poderiam identificar os casos, Silvio afirma que ainda não existe a detecção do vírus na cidade, pois no caso confirmado, tratava-se de uma turista que possivelmente chegou em Manaus já infectada. Ele, no entanto, disse que além do quadro clínico suspeito, o médico deve trabalhar com o histórico epidemiológico do paciente para saber se onde ele mora é uma área de transmissão ou se está vindo de algum lugar onde está tendo a transmissão da doença. “No caso de pessoas de Manaus que não viajaram para lugares onde existe a doença, em um primeiro momento, pensaríamos em dengue e não na chikungunya , pelo vírus ainda não ter sido detectado na cidade. Por isso é importante perguntar sobre o histórico epidemiológico do paciente”, recomenda.

Com identificar a Chikungunya

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

A doença é causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *