Interligação de usinas que evitaria queda no fornecimento de energia falha. E Manaus Ambiental sem geração própria põe Manaus no seco

A Eletrobras Amazonas Energia prometeu, durante muito tempo, que a construção do Linhão de Tucuruí seria a panaceia dos problemas de geração e fornecimento em Manaus. Tal medida colocaria a capital e o Amazonas no Sistema Nacional de Energia e permitiria que quando uma usina tivesse problemas fosse simplesmente retirada da rede… e o fornecimento ficaria preservado. Não é o que tem sido visto em Manaus. E o Amazonas precisa cobrar que o prometido seja cumprido.

A Manaus Ambiental, por outro lado, tem usado sistematicamente os apagões de energia como justificativa para os reiterados cortes no fornecimento de água. O que nenhum técnico diz é a razão de a Ponta do Ismael, onde está localizada a principal estação de tratamento de água da cidade, não ter um gerador próprio, devidamente cotejado por sistema de nobreak. Assim, quando faltasse energia, haveria sustentação no fornecimento, mesmo naqueles instantes antes de o gerador entrar em ação.

A justificativa de que a energia necessária para a Ponta do Ismael é de alta monta não vale. As cidades do interior, como Parintins, com mais de 100 mil habitantes, são movidas a geradores.

Redundância, backup, prevenção, planejamento. É tudo que se espera de serviços públicos concedidos. O Estado do Amazonas, o Governo Federal, o Tesouro Nacional e a Prefeitura de Manaus, os erários nacional, estadual e municipal investiram, somados, alguns bilhões de reais para dar segurança ao manauara.

Nada a ver com os apagões, de água e energia, que se tornam cada vez mais frequentes, justo quando mais esses serviços são necessários. O que ocorreu na canícula de domingo, quando a usina da Ponta Negra parou e Manaus ficou no escuro, ninguém merece.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marco disse:

    E o gasoduto Coari/Urucu – Manaus ?
    Temos a maior reserva terrestre de gás natural
    Não temos gás suficiente ou é inexistente para: veículos (GNV), residências, comércio e indústria.

    1. Otávio disse:

      Nunca vi nenhuma concessionária do mundo ter geração própria. Pra piorar ainda faz comparações incabíveis, querendo comparar um elefante com uma formiga. Espero que seja apenas falta de conhecimento do locutor…

      RESPOSTA
      No começo desta semana, a Manaus Ambiental, apesar da “ignorância do jornalista”, anunciou a operação do gerador que vai diminuir a dependência da Amazonas Energia.

  2. Felipe disse:

    Incrível quanta promessa o governo federal fez a nós amazonenses, brincadeira como esses órgãos que são públicos, são tão mal gerenciados, estamos vivendo um racionamento de energia, algo inadmissível já que enfim estamos ligados ao sistema nacional de energia. Enfim esperamos que nosso ilustríssimo senador Eduardo como futuro ministro de Minas e energia, posso usar sua influência para acabar de vez com esse problema, e não faça que nem outro que ficou um bom tempo no ministério dos transportes e nada fez por nós e por nosso terra, mais oq esperar de uma pessoa que nem amazonense é, ou seja, compromisso zero, e fiquemos de olho no Eduardo e suas ações nos próximos anos, pois como líder do governo nada fez por nós.