Fundação Adriano Jorge realiza primeiro transplante de fígado no Amazonas

O primeiro transplante de fígado da história do Amazonas foi realizado neste sábado (06/09) pela Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A equipe formada por profissionais do hospital amazonense e do Grupo Hepato, de São Paulo, fez a cirurgia em um paciente do sexo masculino, de 41 anos, portador de cirrose hepática causada pelo vírus de hepatite C.

“Todo o processo da cirurgia foi realizado com pleno êxito, conforme a equipe médica. O paciente foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva do hospital para iniciar o processo de recuperação. Este transplante, resultado de um período de um ano de preparativos e investimentos, é um marco na história da saúde pública do Amazonas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, em exercício, José Duarte dos Santos Filho. O secretário esteve pessoalmente na FHAJ para cumprimentar a equipe envolvida nos procedimentos.

SONY DSC

Equipe médica fazendo a cirurgia em Manaus.

O órgão foi doado pela família de paciente, também do sexo masculino, que estava internado no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, com traumatismo craniano, que evoluiu para morte encefálica. “O gesto da família do doador deve ser ressaltado neste processo. Ela optou por seguir o desejo expresso, em vida, pelo paciente, de ser doador. Não é uma decisão fácil, num momento de profunda tristeza pela perda, mas prevaleceu o sentimento de solidariedade”, disse a coordenadora estadual de Transplantes, da Susam, Leny Passos.

O cirurgião Tércio Genzini, ressaltou que o processo envolvendo a captação do órgão doado e a realização do transplante transcorreu de forma tranquila, com tudo saindo dentro do planejado. “A estrutura montada pela Susam e pelo Hospital foi bastante adequada e contribuiu para o sucesso do procedimento. Esperamos em breve poder comemorar o êxito final dos esforços empreendidos por toda a equipe, com a alta do paciente”, afirmou Genzini.

Com a tutoria do Grupo Hepato – especializado no estudo e tratamento clínico e cirúrgico de doenças do fígado, pâncreas e demais afecções do aparelho digestivo –, as equipes da Fundação Hospital Adriano Jorge vinham sendo treinadas há um ano. Além dos preparativos referentes aos recursos humanos, aos processos e à estrutura hospitalar, os pacientes que necessitam do transplante e poderão se beneficiar com o novo serviço que está sendo criado na rede estadual de Saúde pelo Governo do Estado, já foram triados e vêm sendo acompanhados pela equipe médica da FHAJ.

“Já estão em acompanhamento no Ambulatório de Hepatologia da FHAJ 195 pacientes, incluindo pessoas que já realizaram transplantes em outros centros do País, com o apoio do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e aqueles que estão na fila pelo transplante, no Estado”, destacou José Duarte.

O Amazonas já realiza transplantes de rim e de córnea. Após a implantação do programa de transplantes de fígado, a próxima etapa será a realização de transplantes de coração.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *