Pratos com o Pirarucu da Amazônia serão apresentados em mostra gastronômica

Apresentar as variedades culinárias e potencialidades do pirarucu, um peixe nobre da Amazônia. Esse será o foco da II  Mostra Gastronômica Regional  do Pirarucu de cativeiro, promovida pelo Sebrae de 08 a 09 de setembro, no Studio 5, zona Sul de Manaus, com o apoio da Associação de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel-AM).

O pirarucu é um dos maiores peixes da Amazônia.

O pirarucu é um dos maiores peixes da Amazônia.

A programação do Festival inclui palestras técnicas, degustação de pratos típicos com pirarucu, visitas técnicas e intercâmbio entre empresários do ramo de indústria e comércio do pescado e produtores de pirarucu.

O técnico do Sebrae no Amazonas, Célio Picanço, explica que o  Festival é uma das dezenas de ações e iniciativas previstas para acontecer ao longo de três anos através do projeto Estruturante do Pirarucu da Amazônia, que é implementado pelo Sebrae em toda a Região Norte. Ele esclarece que cada estado da região mantém unidades demonstrativas de criação e reprodução do pirarucu e o objetivo do projeto é produzir informações e conhecimento sobre toda a cadeia produtiva de valor para criação e beneficiamento da espécie.

“O que buscamos é desenvolver técnicas de manejo, produzir informações de mercado, tecnologia e demais dados que sejam úteis para a estruturação da atividade de produção do pirarucu em toda a Região Norte. E, parte desse trabalho é dar visibilidade aos aspectos e diferenciais gastronômicos do pirarucu”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Amazonas, Nelson Rocha.

No Amazonas, informa Célio Picanço, o projeto beneficia 22 criadores do município de Manacapuru (a 87 quilômetros de Manaus), incluindo um criador de Iranduba e Itacoatiara, ambos municípios da Região Metropolitana de Manaus. Nas localidades, com apoio de órgãos de pesquisa e acompanhamento, os produtores aprendem novas técnicas de manejo e aplicação de tecnologias, tais como: manejo genético e reprodutivo; rastreabilidade com chip; treinamento e técnicas de engorda e crescimento da espécie.

Quanto ao consumo do pirarucu, reforça Célio, o Sebrae mantém parceria com a Abrasel para que bares, restaurantes e similares de Manaus invistam em novas receitas incluindo o pirarucu como ingrediente principal, ampliando o cardápio de pratos regionais. “O Festival já é um bom resultado dessa parceria”, finaliza Célio Picanço.

 

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. paulo roberto disse:

    Gostaria de saber onde comprar filhotes do pirarucu. Obrigado

    RESPOSTA
    Não sabemos onde comprar alevinos de pirarucu no Amazonas. Pesquisando na internet achei esse site: http://www.mfrural.com.br/busca.aspx?palavras=alevinos+pirarucu