Garotada da capital e interior invade quadras e campos nos 37º JEAs, Jogos Escolares do Amazonas, nesta quarta

Nesta quarta-feira (30/07) será a abertura da 37ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a maior competição interescolar do Estado, que contará com 1,1 mil atletas de 35 municípios amazonenses, classificados em seletivas por calhas de rios. A solenidade de abertura do evento e o acendimento da Pira Olímpica escolar será na arena Amadeu Teixeira, avenida Constantino Nery, Zona Centro-Oeste de Manaus, a partir das 16h.

Os JEAs acontecem em Manaus até o dia 9 de agosto. Serão 35 municípios representados por 300 escolas. As modalidades individuais da categoria infantil (12 a 14) do atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta-olímpica, natação, tênis de mesa e o xadrez disputam uma vaga para representar o Amazonas em setembro, quando de 4 a 13 acontece o Jogos Escolares da Juventude em Londrina (PR). As modalidades coletivas, basquete, futsal, handebol e vôlei acontecem no mesmo período. Já os atletas da categoria juvenil (15-17), embarcam para João Pessoa (Estado sede da categoria).

A competição é uma realização do Governo do Estado através Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (Sejel) e a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc). De acordo com o secretário titular da Sejel, Antônio Eduardo Ditzel, a experiência em disputar os jogos escolares é um momento marcante na vida estudantil, especialmente pela oportunidade que a vitória pode dar ao aluno atleta.

“Quem sabe algum deles pode vir a disputar uma Olímpiada. Claro que é preciso tempo e dedicação, mas este é o ponta pé inicial da pratica do esporte na categoria de base. Períodos de árduos treinamentos, tudo justificado pela grandeza de brilhar no esporte. Sem dúvida é um momento marcante na vida de todos, pois tudo começa aqui”, disse o secretário que também é medico da delegação que representa o Estado há oito anos.

Para um dos coordenadores dos jogos, o professor Ricardo Pina o objetivo para 2014 é fazer a melhor edição de todos os tempos. “Já conseguimos envolver mais de 35 municípios e temos ainda as modalidades para deficientes que este ano estão totalmente inseridas no dia-a-dia da competição. Estamos todos ansioso”, falou o coordenador

Competições

Os jogos acontecerão em palcos consagrados por terem sediados grandes eventos na história do esporte, como o ginásio Nininbergue Guerra que será palco de toda a competição de basquete.

A pista de atletismo do mini campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi o local escolhido pela organização para ser receber as provas. E o skate, que pelo segundo ano estará presente na competição, terá sua disputa no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou.

A tabela de jogos está disponível no site da Sejel, através do link http://www.amazonasesporte.am.gov.br/2014/07/jogos-escolares-do-amazonas-2014/ .

Jogos especiais

Para os atletas com deficiência, os jogos serão realizado nos mesmos dias das provas e as modalidades em que haverá competição são: atletismo, futsal, handebol, natação e o tênis de mesa.Variedade de esportes é uma verdadeira peneira de talentos amazonenses

 

Programação na Vila Olímpica

A Vila Olímpica passa a ser o berço do esporte de base do Amazonas nos próximos 10 dias e, por isso, o local terá um ambiente para descontração dos atletas pós jogos. O Centro de Convivência do Atleta terá ações sociais, culturais, atividades recreativas, sociais e funcionará de 18h às 21h.

Aproximadamente 3 mil jovens poderão se divertir com uma disputa amistosa de tênis de mesa. O local terá ainda uma mesa de totó e dança no game Just Dance na plataforma X-Box.

O local terá ainda atrações musicais (bandas e DJs), estande fotográfico, e um estande que falará sobre prevenção de doença sexualmente transmissíveis (DST) coordenado pela grupo do projeto ‘Galera nota 10’. Uma torre de internet wi-fi também será instalada para atender os alunos.

Programação

31 de julho – Grupo de Dança Suingueira (Galera Nota 10)

01 de agosto – Grupo de Dança Boi Bumba (Galera Nota 10);  Visita a Arena da Amazônia (FVO)

02 de agosto – Banda de Rock (SEC); Visita a Arena da Amazônia (FVO);  Festival de Skate

03 de Agosto – Banda de Forró (SEC)

04 de agosto – Grupo de Hip Hop (Galera Nota 10)

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *