Campanha de combate às hepatites virais vai distribuir 100 mil preservativos e realizar testes rápidos

Durante a Campanha de Combate às Hepatites Virais, iniciada nesta segunda-feira (21/07), serão distribuídos cerca de 100 mil preservativos masculinos e realizados mil testes rápidos para a detecção das hepatites B e C. O trabalho é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e prossegue até o dia 28 de julho com a intenção de prevenir e detectar de forma precoce casos de hepatite, doença que causa a inflamação do fígado e pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado.

campanhaaids

Os testes rápidos serão usados na detecção de doenças. Foto: Marinho Ramos/Semcom.

O foco principal das ações é a prevenção e detecção precoce das hepatites B e C, consideradas as mais graves. A chefe do Núcleo de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Semsa, Adriana Raquel Nunes de Souza, explica que as hepatites B e C têm transmissão por meio de contato com o sangue contaminado, sexo desprotegido e de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

“A prática de sexo sem proteção, sem uso de camisinha, é a causa de cerca de 80% dos casos de hepatite. Por isso, os profissionais de saúde estarão reforçando durante a campanha a necessidade do uso do preservativo, disponível de forma gratuita nas Unidades de Saúde”, informa Adriana Souza.

A Semsa também está reforçando a importância da realização do teste rápido para as hepatites B e C, principalmente para pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993, que praticaram sexo sem camisinha ou compartilharam agulhas ou seringas. De acordo com Adriana Souza, é essencial o diagnóstico precoce da doença, já que geralmente não apresenta sintomas.

“Os sintomas começam a aparecer mais fortemente depois de 10 ou 15 anos do contágio, quando a doença já está progredindo para a cirrose ou o câncer de fígado”, alerta Adriana Souza.

A oferta do teste rápido já está disponível em 41 Unidades de Saúde da rede municipal, sendo que até final do mês mais dez UBSs estarão realizando o exame para a população em Manaus. A lista das UBSs que oferecem o teste rápido pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br.

Campanha

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Manaus estarão realizando o reforço das ações de prevenção às hepatites com ações educativas, distribuição de preservativos e folders informativos. Também haverá oferta de vacina contra a hepatite B e levantamento da situação vacinal de trabalhadores de salões de beleza e estúdios de tatuagem, locais onde são utilizados alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, apresentando o risco de transmissão sanguínea das hepatites B, C e D.

“A intenção é chamar a atenção dos profissionais que trabalham em salões de beleza e estúdio de tatuagem sobre a importância da vacinação e os cuidados que podem ser tomados para evitar a transmissão do vírus nesses estabelecimentos”, explica Adriana.

Doença 

A hepatite é uma inflamação do fígado, considerada como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, e que pode se manifestar nos tipos A, B, C, D e E. Podem ser causadas por vírus, uso de remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Os tipos B e C, considerados os mais graves, têm transmissão por meio de contato com o sangue contaminado, sexo desprotegido e de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Casos

Entre janeiro e maio deste ano, a Semsa registrou no município de Manaus 41 casos de hepatite B e 42 de hepatite C. Neste mesmo período de 2013, foram registrados 169 casos de hepatite B e 133 de hepatite C.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *