Casos de dengue têm redução de 96% em Manaus, nos seis primeiros meses do ano

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registrou uma redução de 96% no número de casos confirmados de dengue este ano em Manaus. Desde o mês de janeiro, foram registrados 523 casos da doença. No mesmo período do ano passado, o número ficou em 12.147.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, acredita que a redução do número de casos de dengue é o resultado do sucesso do trabalho que vem sendo desenvolvido no controle da doença em Manaus. “O trabalho é feito de forma permanente e está inserido na rotina dos profissionais de saúde e nas Unidades Básicas. E devemos lembrar que o objetivo principal da Atenção Primária, executada pela Semsa, é a prevenção às doenças e a promoção da saúde, evitando que a população adoeça”, afirma Homero.

Além das ações de saúde, o secretário destaca a importância da participação da população nas ações de controle do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, e da parceria com outros setores da sociedade no que se refere à limpeza pública e ao abastecimento de água.

Ações

A gerente de Vigilância Ambiental da Semsa, Josielen Aparecida de Amorim Soares, informa que o Programa Municipal de Controle da Dengue tem executado ações como a fiscalização de 100% dos locais considerados prioritários em Manaus (ferro velho, depósitos de sucata, borracharias, cemitérios, entre outros), sendo que o trabalho é feito a cada 15 dias.

Outra estratégia importante foi a implantação da Campanha 10 Minutos Contra a Dengue, onde os agentes de saúde visitam os imóveis e orientam os moradores sobre a aplicação de um check-list em casa, conferindo os possíveis locais de proliferação dos criadouros dos mosquitos. “O foco principal da estratégia é informar a população de que são necessários apenas 10 minutos por semana para fazer uma checagem rápida no imóvel, verificando a existência de criadouros do mosquito, já que o ciclo da vida do Aedes Aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de sete a dez dias”, informa Josielen Soares.

Os agentes de saúde também realizam a vistoria em locais com grande circulação de pessoas, como escolas, hotéis e bancos. E, quando a Semsa identifica locais com casos suspeitos de dengue, é realizado o chamado bloqueio epidemiológico para reduzir a possibilidade de adoecimento da população e da proliferação do mosquito.

Ao apresentar os sintomas da dengue, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde, que fará a notificação do caso. Com essa notificação, o setor de Controle de Endemias inicia o bloqueio com a nebulização (fumacê). “As ações de nebulização são feitas, prioritariamente, em cima dos casos notificados, com objetivo de diminuir a infestação do vetor e, consequentemente, a transmissão da doença para outras pessoas”, explica a gerente.

 

Dengue – Situação Epidemiológica

Casos confirmados

Ano 2009  – 605 casos confirmados

Ano 2010 – 3.438 casos confirmados

Ano 2011- 50.926 casos confirmados

Ano 2012- 3.351 casos confirmados

Ano 2013 – 13.377 casos confirmados

Ano 2014 – 523 casos confirmados (Janeiro a 14 de julho)

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *