Mais de oito mil animais são vacinados contra a raiva na zona rural de Manaus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vacinou 8.074 animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica na zona Rural, iniciada no mês de maio. O número de animais vacinados este ano superou o do ano passado, quando foram aplicadas 7.937 doses, sendo 6.398 em cães e 1.539 em gatos.

A campanha foi coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e atingiu este ano um total de 6.477 cães e 1.597 gatos. O chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ, José Horácio Pereira, informa que a campanha atendeu inicialmente as comunidades localizadas na área rural terrestre, o que compreende as localizadas ao longo da BR-174, até o limite do município de Presidente Figueiredo, e AM -010, até o limite do município de Rio Preto da Eva, abrangendo ramais e vicinais.

MANAUS/AM - 06/05/2014VACINAÇÃO CON TRA RAIVA.FOTO: ASSESSORIA / SEMSA

As equipes de vacinadores foram de casa em casa aplicar a vacina em cães e gatos. Foto: Divulgação.

O trabalho na zona rural terrestre foi executado por duas equipes de vacinadores, que visitaram cada casa para a aplicação da vacina. A novidade este ano é que as equipes também atuaram aos sábados e não somente de segunda a sexta-feira, já que muitos proprietários de sítios e fazendas estão no local apenas nos finais de semana.

Depois de concluir a vacinação na área rural terrestre, o CCZ iniciou a campanha nas comunidades da área rural fluvial de Manaus, localizadas ao longo dos rios Negro e Amazonas. O trabalho foi realizado em parceria com o Distrito de Saúde Rural, com o apoio da Unidade Móvel Fluvial (Barco Catuiara), que realiza viagens periódicas até as comunidades do rio Amazonas e do rio Negro, com uma equipe de profissionais formada por médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos e assistentes sociais.

A vacina antirrábica pode ser aplicada em animais com mais de três meses de vida e que estejam em boas condições de saúde. “A vacina antirrábica para cães e gatos também é disponibilizada de forma rotineira na sede do CCZ, no bairro da Compensa”, lembra José Horácio.

Na área urbana de Manaus, o CCZ vai iniciar a campanha antirrábica para animais no mês de setembro, com a previsão de atingir mais de 200 mil animais.

 

Serviço

Centro de Controle de Zoonoses

Contato: 3216-8153/3625-2655 (Denúncia)

Setor de Remoção e Captura

Contato: 3625-2655

O serviço de vacinação de cães e gatos está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do próprio CCZ (av. Brasil s/n, Compensa 1, próximo à feira coberta e à sede da Semulsp).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *