Dia nacional da luta contra queimaduras: veja como proceder ao se queimar

Em 2009, o Ministério da Saúde instituiu o dia 06 de junho como o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos da fatalidade, já que a maioria dos casos ocorre dentro de casa com crianças entre 0 e 9 anos.

Dados mais recentes do Ministério da Saúde informam que, somente em 2011, morreram por queimaduras no Brasil 1051 pessoas. Neste total estão reunidos acidentes causados por  fatores térmicos envolvendo fontes de calor como fogo, água fervente, vapor e exposição ao sol; fatores químicos relacionados a substâncias como ácidos e solventes, e também por acidentes envolvendo descargas elétricas ou radioatividade. “Há 15 anos trabalho como enfermeiro e, no decorrer de todo este tempo, vi pouca evolução no conhecimento dos pacientes sobre quais os primeiros cuidados que devemos ter ao nos depararmos com casos de queimaduras”, diz o enfermeiro da Membracel, Antonio Rangel, empresa que produz uma membrana que atua como um substituto temporário da pele para casos de falta da epiderme ou da derme, como em queimaduras e úlceras.

Tipos

Todas as queimaduras são classificadas de acordo com sua gravidade e análise da profundidade de tecido lesado, em queimaduras de 1º, 2º e 3º graus. As de 1º grau são  queimaduras leves, nas quais ocorre uma vermelhidão no local, seguida de inchaço e dor variável. Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Já nas de 2º grau há destruição maior da epiderme e derme, com dor mais intensa.  Normalmente aparecem bolhas no local ou desprendimento total ou parcial da pele afetada. Nas queimaduras de 3º grau ocorre destruição total de todas as camadas da pele, e o local pode ficar esbranquiçado ou escuro. Nesse caso, a dor é geralmente pequena, pois a queimadura é tão profunda que danifica as terminações nervosas da pele. Estas podem ser muito graves e até fatais.

O que fazer

E o que fazer imediatamente após a queimadura? Segundo o enfermeiro da Membracel, assim que o acidente ocorre e se a queimadura for de 1º ou 2º grau é indicado colocar a parte atingida debaixo de água corrente fria por aproximadamente dez minutos ou fazer compressas úmidas e frias. A água, além de resfriar a região, acaba produzindo um efeito de hidratação ao local. “Em hipótese alguma usar pasta de dente ou manteiga, por exemplo. Por incrível que pareça, ainda atendemos diversos casos de queimaduras onde encontramos na lesão algum destes “remédios” da crendice popular. Eles costumam dar a sensação de conforto, alívio e frescor ao serem usados, mas podem prejudicar ainda mais a lesão por meio de outras contaminações. As queimaduras de 3º grau devem ser imediatamente levadas para atendimento de saúde emergencial”, recomenda Rangel.

O enfermeiro também destaca que o tratamento depende de cada caso. Para as lesões de 1º e 2º grau, a utilização de pomadas e cremes específicos é uma das indicações mais comuns. Antonio Rangel acrescenta que procurar orientação médica é a recomendação mais importante, pois o tratamento adequado pode ajudar a acelerar a regeneração da pele e minimizar as consequências, deixando cicatrizes menos aparentes, por exemplo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *