Acordos com Dilma trazem perigoso indicativo de que no Amazonas pode bastar ‘acerto de ponteiros’ com cúpula para o povo ir atrás

A semana termina com nova revoada de lideranças políticas amazonenses rumo ao Palácio do Planalto. Tudo indica que Eduardo Braga e José Melo marcharão com a chapa da presidente, na reeleição, repetindo o que ocorreu na eleição passada – quando Alfredo e Omar se engalfinharam nas ruas e nos paranás, enquanto ambos pediam votos para a eleita de Lula.

Dilma, que obteve o maior porcentual de votos da história amazonense numa disputa presidencial, fez pouquíssimo caso das promessas feitas ao eleitorado na campanha. A BR-319 continua no mato e o prometido asfalto não avançou um palmo; a verba prometida para ajudar na construção da Arena da Amazônia demorou tanto que quase inviabiliza o balanço estadual de 2013; o dinheiro prometido para ajudar na preparação da cidade na Copa do Mundo evaporou; e é evidente o corpo-mole palaciano em relação à prorrogação da Zona Franca.

Os líderes do Estado precisam do apoio político presidencial para suas pretensões locais. A presidente acerta com ele e tudo o que deixou de fazer vira letra morta.

O estacionamento e o saguão de passageiros do aeroporto Eduardo Gomes alaga, poucos meses depois de ter sido entregue, mas nenhuma voz se ergue para reclamar. Ninguém aponta o desprezo ao dinheiro público e a falta de compromisso da Infraero e do consórcio responsável pela obra. Infraero que, é bom lembrar, tem diretoria admitida/ demitida pela caneta presidencial. E se julga tão independente a ponto de se considerar acima da Lei do Estacionamento Fracionado, porque é “federal” e, sob o amparo de Dilma e companhia, não aceita nada “municipal”.

Dilma perde no Pará, onde o PT ficou seriamente arranhado pela desastrosa gestão da ex-governadora Ana Júlia Carepa. Perde no Acre, apesar de todo o dinheiro levado pelos irmãos Jorge e Tião Viana, em Rondônia, Amapá e Roraima. Em todo o Norte ganha, disparado, apenas no Amazonas.

 

O mundo seria outro se, na hora de fechar acordo, os líderes dissessem: “Presidente, conte comigo, mas, antes, mande o dinheiro para a Prefeitura ou Manaus vai passar vexame durante a Copa”; ou “Presidente, estamos juntos e misturados, mas comece a asfaltar a BR-319 nos próximos meses”; ou “Conte comigo, mas mande a base aliada, que tem quase 70% do Congresso Nacional, aprovar a prorrogação da Zona Franca logo”.

A articulação é legítima. Buscar apoio político é do jogo democrático. O que não pode é passar uma borracha sobre o descumprimento de compromissos e achar que o povo está de olhos fechados.

Veja também

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Roberto Santos disse:

    Promessas não cumpridas!! isso sim.. e nossa bancada comeu abil, recordo de anos atrás, Braga, vanessa, eron, falavam de prorrogação da ZF, gás de urucum, que não serviu para nada!!! apenas para estragar mais nossas ruas, essa bancada não tem mais o que prometer!! quero ver se ainda vao se reeleger, queria muito que os amazonenses pensassem nos candidatos importados ao senado… lembrem-se que Braga vencendo o governo, uma das cadeiras de senador vai para um empresário paulista, que não sabe nem onde fica o rio amazonas, é bom pensar nisso..

  2. José Bonifácio disse:

    Lamentável é essa classe politiqueira, onde o único interesse é o próprio, ou seja, o bolso deles, e o povo que se dane. Onde está o padrão FIFA no Aeroporto Eduardo Gomes, lembro-me que já foi considerado um dos aeroportos mais moderno e bonito do país, vejam no que transformaram, onde estão nossas pseudo-autoridades que não enxergam no trambolho que o transformaram, a arquitetura duvidosa, acabamento péssimo, problemas de execução, tanto confete na inauguraçãoi para aumentarem apenas dois “fingers”, as conhecidas sanfonas. Ora nos poupem, estamos no país do “faz de conta”, nossas instituições de todas as camadas estão falidas, inflação à nossa porta, o pífio salto de desenvolvimento foi perdido e ainda pagamos uma das maiores tributações do mundo, e ainda somos obrigados a votar, que bela democracia. Somos realmente PALHAÇOS neste circo. Alguns momentos me envergonho de ser BRASILEIRO….

  3. Marco disse:

    Caso o PT ganhe em SP e/ou no RJ, o que ocorrerá com a ZFM?