Carmen de Bizet tem nova apresentação nesta terça-feira no Festival Amazonas de Ópera

A obra-prima do compositor francês Georges Bizet, a ópera “Carmem” volta ao palco do Teatro Amazonas nesta terça-feira (20/05), às 20h. É a segunda apresentação no XVIII Festival Amazonas de Ópera, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura,  após a estreia  na noite do último domingo.

A ópera "Carmem" fez sua estreia no Teatro Amazonas no domingo. Foto; Milena Di Castro

A ópera “Carmem” fez sua estreia no Teatro Amazonas no domingo. Foto; Milena Di Castro

Mas diferente da primeira vez em que foi encenada no festival – no encerramento da primeira edição em 1997 – esta montagem optou por uma versão estética e cenográfica mais fiel à cidade de Sevilha em 1820 e principalmente, tem a participação maciça de técnicos e artistas locais em todas as etapas e estágios da produção, da iluminação aos solistas.

“Em 97 fechamos o festival no anfiteatro da Ponta Negra com uma orquestra estrangeira, tenores, corais, bailarinos e até mesmo cenários e roupas importadas de outros estados e países. Hoje testemunhamos o quanto a politica cultural do Amazonas cresceu, evoluiu e continua produzindo talentos, empregos e com exceção de três solistas convidados, todo o restante é resultado deste projeto único no País”, afirmou o secretário de Cultura, Robério Braga.

Robério destacou ainda a participação das crianças do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro no espetáculo, não apenas cantando árias mas também interpretando e participando das cenas. “E aí está a nossa nova e futura geração para os próximos festivais de ópera”, acrescentou.

La Carmencita

No papel da intensa personagem principal, a soprano chilena radicada na Espanha, Cristina Gallardo-Domas mostrou porque é considerada uma das principais divas da música lírica mundial na atualidade ao alternar força, delicadeza e sensualidade e conquistar o público desde sua entrada em cena interpretando o clássico “L’amour est un oiseau rebelle” (O Amor é um pássaro rebelde), uma das mais conhecidas árias de todos os tempos.

“Foi um ano de preparação para criar a minha Carmen, uma cigana que tem suas próprias convicções, crenças e que sabe usar suas ferramentas de mulher e moldá-la com minha própria personalidade em uma combinação permanente de fogo e gelo”, explicou Cristina, que apesar da longa carreira recheada de prêmios e apresentações em todo o mundo, escolheu o Festival Amazonas de Ópera para interpretar pela primeira vez a personagem.

“Certamente é o evento mais importante do gênero na América Latina em tamanho, diversidade e principalmente em qualidade, fato que a cada ano amplia seu significado e influencia em outros continentes e que assegura o lugar do Amazonas entre os mais destacados do mundo”, avaliou a soprano pós-graduada em Canto na Julliard School (Nova Iorque) e Doutora Honoris Causa pela Universidade Nacional Andrés Bello (Chile).

Com poucos ingressos ainda restantes apenas no setor roxo para a apresentação desta terça e também para a terceira e última no sábado (24), “La Carmencita” conta ainda com as brilhantes presenças do Corpo de Dança do Amazonas, da Amazonas Filarmônica (com o maestro Luiz Fernando Malheiro) e dos tenores e sopranos Andeka Gorrotxategui, Homero Velho, Joanna Parisi, Alfonso Mujica, Kátia Freitas, Andreia Souza Cristhiano Silva e Murilo Neves.

O XVIII Festival Amazonas de Ópera acontece até o dia 4 de junho com diversos recitais, concertos e apresentações, em sua grande imensa maioria gratuitas, em teatros e espaços culturais em toda a cidade de Manaus. Para mais informações sobre o evento e demais ações, projetos e atividades promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *