Cigás realiza terceiro simulado de emergência

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realiza amanhã, dia 11 de dezembro, a terceira edição do seu Simulado de Emergência. A ação acontece na Av. Constantino Nery, em frente a Arena da Amazônia, a partir das 9h, e tem por objetivo preparar adequadamente equipes para em caso de situação de emergência com gás natural, atuarem de forma ágil e eficiente.

O cenário desta edição do Simulado será de um vazamento de Gás Natural provocado por interferência de terceiros enquanto executava atividades de escavação no local. Ao não atentar para a sinalização da rede, o operador atinge a tubulação de gás natural, ocasionando uma ruptura da rede. A pressão do gás lançará alguns pedregulhos que atingirão uma vítima.

Participarão desse Simulado órgãos que fazem parte do Plano de Ação de Emergências da Cigás, sendo eles, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Manaustrans, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (ARSAM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

As ações de simulação dessa natureza tem por principal objetivo treinar e avaliar as ações de resposta a vazamentos na rede da Cigás, além de reforçar a integração com os diversos órgãos participantes da operação emergencial.

Desde o início de suas atividades operacionais, a Cigás realiza anualmente esta atividade e até o momento tem obtido resultados satisfatórios na melhoria dos seus procedimentos de segurança, além de fortalecer a relação com os órgãos que fazem parte do seu Plano de Ação de Emergências (PAE).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *