Seduc promove campeonato escolar de Xadrez com a participação de 630 alunos na Arena Amadeu Teixeira

Desenvolvido por várias escolas como ferramenta de estímulo ao raciocínio lógico, concentração e lazer lúdico, o xadrez vem sendo disseminado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e está contribuindo significativamente com o desenvolvimento de centenas de crianças e jovens matriculados na rede pública de educação.

Nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, concluindo as atividades desenvolvidas no ano de 2013, 28 escolas públicas estaduais da capital promoverão o “4º Open de Xadrez da Coordenadoria Distrital 1. O evento será realizado na Arena Amadeu Teixeira (Av. Constantino Nery, bairro de São Geraldo), a partir das 8h30, reunindo 630 estudantes.

Realizado em parceria com a Federação Amazonense de Xadrez, o torneio oportunizará a participação de estudantes de diversas faixas etárias e será promovido nas categorias: “Mirim”, “Infantil” e “Juvenil”, envolvendo alunos enxadristas de 7 a 18 anos de idade. O evento também oportunizará a participação de estudantes especiais.

Os melhores colocados, segundo a coordenação do evento esportivo, serão premiados com troféus, medalhas e certificados de participação.

Como atrativo cultural, durante a abertura do evento e também na conclusão das rodadas, serão apresentados números de dança e música, enfatizando a importância do xadrez para o aprendizado. Dentre as apresentações, está programada a dramatização “Xadrez Humano” por 32 crianças da escola estadual Ribeiro da Cunha.

Segundo a coordenação do evento, a cada ano, um número maior de participantes participa do ‘Open de Xadrez’. Em 2010, 190 alunos participaram da atividade, em 2011 foram 390, em 2012 foram 530 e nesta edição de 2013 está prevista a participação de 630 estudantes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *