Nacional x Vasco, para ninguém dizer que a Arena da Amazônia será ‘elefante branco’ por falta de demanda da torcida

Hoje tem Nacional x Vasco, no estádio do Sesi, pela Copa do Brasil. É dia de repetir aqueles circos mambembes que percorriam as pequenas cidades e se anunciavam com os palhaços aos berros nas ruas: “Hoje tem espetáculo?” E a meninada, animada pela possibilidade de ganhar ingressos: “Tem sim senhor”. Em partida oficial não tem marmelada e os jogadores locais estão motivados pela classificação na Série D, pelo incentivo da torcida, por o time local nunca ter ganho do Vasco da Gama e, sobretudo, pela gorda gratificação em caso de vitória.

Os 6 mil ingressos para a partida esgotaram na semana passada. Houve aquele repiquete, quinta-feira, quando o site responsável pela venda anunciou que 500 torcedores não pagaram os boletos, recolocando esse número de entradas à venda. Mas, a rigor, não deu para quem quis.

A Arena da Amazônia, caso estivesse pronta, teria nessa partida sua primeira lotação. Não custa lembrar que, apesar de a Seleção Brasileira – sim, a titular, com os grandes craques como Ronaldo, Romário, Rivaldo e Ronaldinho – esteve em Manaus cinco vezes, mas, na curta vida do estádio Vivaldo Lima com assentos individuais, o recorde de público foi de São Raimundo 0 a 0 Fluminense, pela Série C de 1999.

Não será, portanto, por falta de público que a Arena da Amazônia se transformará num “elefante branco” no meio da Selva Amazônica.

O crítico mais feroz dirá: “Ora, a Arena pode até não ter problema de público, mas, certamente, terá problema de futebol”.

Tem razão. O professor Sérgio Freire, outro dia, no FaceBook, disse que o problema não é o padrão Fifa, mas o padrão FAF. Concordo. A falta de organização na cúpula do futebol amazonense é o principal obstáculo para qualquer coisa que se planeje nessa área.

Ainda acho que, apesar dessa força de trabalho conjunto remando para trás, o futebol do Amazonas chega lá. Acho até, aliás, que o Nacional ganha do Vasco em Manaus…

Veja também

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pereira disse:

    O Vasco é time de Manaus? Quantas vezes o Flamengo vai jogar aqui? Nossa média de público é de 643 pessoas/jogo. Não dá para encher o estádio durante o ano todo. O custo de manutenção será de R$ 6 milhões/ano. A bilheteria não paga a manutenção. Nós, contribuintes!?, é quem vamos pagar a conta. Se isso não é elefante branco, o que é então?

  2. Indignado disse:

    NUM ELEFANTE BRANCO NÃO, SERÁ UMA MANADA.