Leitor apresenta propostas para melhorar o tráfego de veículos em Manaus

Seguem sugestões para melhorias no trânsito de Manaus:

  • Acabar com o terminal 1 e 2 fazendo valer a integração “temporal”.
  • Av.Constantino Nery entre o Olímpico Clube e Leonardo Malcher ficaria mão dupla

– Construir retornos com saídas lançadas nos dois sentidos (bairro/centro e centro/bairro), deixando as outras faixas livres.

– Entrada p/ Kako Caminha com faixa exclusiva, deixando 3 faixas livres para o restante da Constantino Nery.  Isso também pode ser usado na entrada do São Jorge (Const.Nery/João Valério).

– Veículos leves e ônibus circularão juntos neste trecho (bairro/centro) até a Leonardo Malcher, onde os ônibus seguirão pela Epaminondas e os leves pela Luis Antony.

  • Av.Epaminondas ficaria mão dupla (com canteiro central/divisórias de concreto) até a José Clemente, com o sentido bairro/centro somente para ônibus e no sentido centro/bairro apenas para veículos leves. Com essa mudança, quem vier pela Lobo D’Almada poderá chegar a Epaminondas usando a José Clemente, Monsenhor Coutinho, Ramos Ferreira, Simão Bolívar, Leonardo Malcher, Tarumã, Japurá, Barcelos (Relocar a feira de quinta-feira para outro local) e Airão. E quem vier pela Eduardo Ribeiro terá  a Saldanha Marinho,24 de Maio, Monsenhor Coutinho e Ramos Ferreira para chegar a Epaminondas. Vale lembrar que a rua José Clemente terá dois sentidos, Lobo D’Almada/Eduardo Ribeiro e Lobo D’Almada/Epaminondas (acabando assim acidentes rotineiros). A Simão Bolívar no sentido Ferreira Pena/Epaminondas assim como Leonardo Malcher, Tarumã, Japurá,Barcelos e Airão no sentido Ferreira Pena/Const.Nery.
  • Entrada para o São Jorge com faixa exclusiva, deixando as demais faixas livres  (a calçada central é larga podendo ser reduzida para criação desta faixa exclusiva).
  • O retorno em frente à Panificadora Cintia continuaria c/a criação de faixa exclusiva deixando as demais livres e proibição de estacionamento na rua entre a Faculdade CEL e a Panificadora Cintia.
  • Podemos reduzir ou relocar os pontos de ônibus existentes na Av.Const.Nery, não deixando os pontos centrais e laterais muito próximos (reduz o fluxo de veículos para apenas uma faixa), podemos colocar os pontos de ônibus laterais entre os intervalos de um ponto central para outro ponto de ônibus central.

Sugestão, sentido Centro/Bairro:

– Ponto lateral em frente ao Olímpico Clube, realocar para frente de um terreno ao lado do Empório Santa Fé (em frente a Unimed).

– Ponto lateral próximo a Igreja de São Geraldo, relocar para frente da Mitsubishi (c/baia).

– Ponto lateral próximo ao Shopping Millennium, realocar para frente do Cond. Le Village Blanc (que já existe uma baia pronta) dividindo o número de linhas de ônibus com o ponto em frente à Fametro.

 

Sugestão, sentido Bairro/Centro:

– Ponto lateral em frente à Vila Militar em frente ao Millennium, acabar ou realocar para frente do Bosque Clube.

– Ponto lateral em frente ao Olímpico Clube, acabar ou realocar para frente do colégio CCPS em frente ao Hospital da Unimed.

– A colocação de passarelas para pedestres é inevitável em alguns pontos da via.

Acredito que apenas estes pontos de ônibus atrapalham uma melhor fluidez do trânsito.

  • O deslocamento da Av.Cont.Nery para o Japiim é problemático, sugestões:

– Na entrada da Const.Nery/Darcy Vargas, acabar c/retorno de quem vem sentido Coroado/Amazonas Shopping e fazer uma saída lançada Darcy Vargas/Const.Nery, seguindo pela Darcy Vargas, acabar com a entrada de quem sai da passagem de nível/Djalma Batista acabando também com a travessia de pedestre colocando grades (que já deu certo em vários pontos). Seguindo, temos o ponto de ônibus em frente a UEA, construir baia p/os ônibus (tem espaço na UEA para isso), em seguida acabar c/a faixa de pedestre debaixo do viaduto, demarcar saída lançada p/quem sai da Rua Maceió, controle de entrada/saída de alunos do colégio ali existente, realocar o ponto de ônibus (que reduz o fluxo de veículos para 01 faixa apenas) para depois da entrada do retorno para o P10 (após o prédio residencial ), aí sim colocar faixa de pedestre antes do ponto de ônibus (que é o certo e já existe), para quem vem da Recife/ V-8  (usando o viaduto Miguel Arraes) fica proibido entrar a direita na rua que tem entrada após Eletrobrás (rua que sai na Paraíba). Seria muito bom a colocação de  grades ou divisórias de concreto para que o retorno seja realizado apenas  seguindo a  Recife e entrar na rua após o DETRAN  que sairá na Paraíba ou  seguir o V-8 e entrar pelo Conj.Adrianópolis/Paraiba.

Colocar faixa de pedestre e ponto de ônibus em frente à OI, acabando assim o ponto de ônibus e a faixa de pedestre em frente ao Tribunal de Contas (que tem 1 retorno, ponto de ônibus e faixa de pedestre juntos, reduzindo o fluxo). Construir retorno com saída lançada no sentido Viaduto Gilberto Mestrinho /Japiim (em frente ao posto de gasolina c/obra embargada) e baias nos pontos de ônibus existentes.

Na saída do viaduto Gilberto Mestrinho sentido UFAM tem ponto de ônibus (alça de acesso da André Araujo/Rodrigo Otávio) que precisa ser realocado (C/baia) para frente do muro do INPA pela Rodrigo Otávio.

A entrada para UFAM ficou boa, em seguida, em frente o Makro, faria o mesmo que foi feito na entrada da UFAM no sentido inverso (Bola Suframa/Makro) e na rua ao lado do Parque do Japiim, fecharia a saída e deixava só entrada. Em frente à feira do Japiim, acabaria com o retorno existente deslocando o mesmo para debaixo do novo viaduto (antes do Studio 5) com saída lançada (sentido Rodrigo Otávio/antigo C.O) com bastante espaço que existe neste local também faria um retorno c/saída lançada (sentido Bola da Suframa/Studio 5).

Na rua em frente ao antigo C.O, faria mão única (somente entrada para Conj. Japiim). Acabar com o retorno em frente à São Joaquim Material de Construção, deixando somente o do Makro como já falado. Na rua ao lado da feira do Japiim deixaria a entrada e a saída lançada com a remoção do ponto de ônibus existente para após a feira. A saída da Ulbra seria lançada. Seguido, alargaria a alça de acesso do Coroado/V-8 e faria a saída lançada da Av. das Torres/V-8. Outro ponto de gargalo é o retorno da Darcy Vargas para o viaduto Miguel Arraes (saída lançada para o viaduto).

  • É possível a mudança de entrada do Parque 10 somente pela rua do antigo Jacundá e saída somente pelo antigo Marreiros.

Mário Carvalho

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5 comentários

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  1. Marco disse:

    Suas sugestões são pertinentes, preocupa-me a travessia de pedestres em certos locais devido a direita livre e o aumento da velocidade dos veículos. Aproveito sugiro a construção de um retorno no sentido centro – bairro na Efigênio de Sales após o TCE e a colocação de um semáforo com botoeira na frente do TCE. A necessária faixa de pedestres retarda o fluxo do trânsito e os acidentes são comuns devido as freadas bruscas.

    1. Mario Carvalho disse:

      Concordo,precisamos que “nossos representantes” pelo menos tenham interesse de melhorar.

  2. RONALDO disse:

    CONSTRUÇAO DE PELO MAIS 4 PASSARELAS NAS PRINCIPAIS VIAS DE MANAUS, AV.CONSTANTINO NERY, AV. DJALMA BATISTA,AV. RECIFE, AV. CORONEL TEIXEIRA, AV. TORQUATO TAPAJOS,AV. ANDRÉ ARAÚJO, AV. EFIGENIO SALLES, AV. GENERAL RODRIGO OTÁVIO, AV. COSME FERREIRA, AV. GRANDE CIRCULAR,AV. GRANDE CIRCULAR II, AV. DAS TORRES, AV. AUTAZ MIRIM, AV. DESEMBARGADOR JOAO MACHADO, AV. TEVÉ, AV. SILVES, E PLACAS DE ESTACIONAMENTO PROIBIDO PARA TODAS ELAS, VAMOS DAR PREFERENCIA PARA O PEDESTRE COM MAIS SERGURANCA E CONFIANCA, MOBILIDADE URBANA JÁ.,

  3. jonatas disse:

    que tal esta: um viaduto que começa no centro por cima da constantino Neri seguindo o mesmo caminho do monotrilho terminando no Jorge Teixeira.
    Hoje existe três vias indo para o centro, e três voltando,no total de seis vias basta deixas duas para os ônibus ir ao centro uma para voltar e as quatros restantes uma para motos e três para carro todas no sentido centro , e por cima correndo lado a lado com o monotrilho uma via expressa com descidas apenas pelas esquerda nas av., Kako Caminha, av. São Jorge, Av. Pedro Teixeira, Av. Franseses, Av.Santos Dumont(principal do Santos dumonte).Av.Torquato tapajos indo para o aeroporto etc. Entrando na comunidade são Sebastião, AV, São João (Manoa)entrando prox. ao sortidinho ,entrando ao lado da drogaria angelica prox.do pac o rstante fica acriterio dos engenheiro da prefeitura ou do estado ou fala comigo. so estou dando a ideia Não estou cobrando nada mais detalhe entre em contato pelo e-mail

  4. Marco disse:

    A ideia do viaduto é válida mas para trechos mais curtos. Viadutos de grandes extensões no perímetro urbano desvalorizam o entorno. A prefeitura do RJ e SP estudam a demolição do viaduto da perimetral e do “minhocão” respectivamente.
    Por falar em trânsito o dinheiro das multas é aplicado onde?