Hissa afirma que só não disputa Governo se Arthur for candidato e diz que Melo e Rebecca também deviam pensar em ser vice dele

O vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão, 33, ao admitir a candidatura ao Governo do Amazonas, ano que vem, foi manchete hoje (23/07) nos jornais A Crítica e Diário do Amazonas. Em entrevista exclusiva ao blog, ele explica a ideia em pormenores e afirma que seu partido, o Partido Popular Socialista (PPS), quer lançar candidato próprio em 2014. Citando “pesquisas internas”, que mostram o crescimento de seu nome, Hissa é taxativo ao considerar um desperdício que nem ele nem o prefeito Arthur Virgílio seja candidato. Sobre as afirmações do prefeito de que ele e Rebecca formariam uma chapa que levaria a eleição para o 2º Turno e da possibilidade do vice-governador José Melo que ele, Hissa, ou Rebecca sejam vice dele, Melo, alfineta: “Por que não um deles ser meu vice?”.

Hissa também faz anúncios importantes, como o início do recapeamento e recuperação do canteiro central da avenida Getúlio Vargas, no Centro, a passagem de nível Torquato Tapajós-Santos Dumont (Estrada do Aeroporto) e o “Quarteirão Modelo”, no Centro da Cidade, no quadrilátero formado por Ferreira Pena, 10 de Julho, Eduardo Ribeiro e Monsenhor Coutinho.

Leia a íntegra da entrevista:

Blog do Marcos Santos – Afinal, o senhor lançou mesmo a candidatura ao Governo do Amazonas?

Hissa Abrahão – Há uma pretensão minha, uma disposição do PPS, de lançar candidatura própria ao Governo do Estado. Eu disse que, ano que vem, no momento oportuno, eu vou tratar de uma candidatura. Até porque há uma inclinação do partido e é inegável, as pessoas sabem, da minha disposição de disputar. Já disputei uma vez e não vou ser piegas em dizer que não quero. Temos 64% do eleitorado concentrado na Região Metropolitana de Manaus e tenho crescido, como mostram nossas pesquisas internas. São dados, informações reais, juntamente com a vontade política, do partido e a minha pessoal, juntando e nos levando a, ano que vem, tratar de candidatura com muito mais convicção e com muito mais firmeza.

 

Blog – Em que medida o prefeito Arthur Virgílio participa dessa decisão?

Hissa – Considero um desperdício Arthur e eu ficarmos vendo a eleição do ano que vem passar, sem participar. Na medida em que o prefeito, e isso ele ainda vai decidir, afirme que não vai participar, aí eu entro em campo. Não dá é para nós dois ficarmos trabalhando sem participar. Temos afinidade política e ideológica e acredito que devemos participar.

 

Blog – Em outras palavras, se o candidato não for o prefeito, então a decisão é sua?

Hissa – Tenho uma ligação política muito forte com o Arthur. O candidato não sendo ele, o único que me faria repensar, o meu partido está predisposto a lançar candidatura própria e aí meu nome entra com chances mais reais de disputa que em 2010, quando entrei com zero e saí com 15% dos votos. Agora a gente entra com muito mais chances e pode até surpreender.

 

Blog – Não seria mais prudente lançar a sua candidatura após a Operação Verão, da Prefeitura de Manaus, quando as ruas da cidade estariam sem os buracos atuais?

Hissa – Confesso que quando li um jornal, especificamente, hoje, me surpreendi com a matéria. Dentro está o que falei, no condicional. Fora, uma afirmação. O que eu disse e vou repetir para você é que a partir de março do ano que vem vamos discutir a viabilidade de disputa real e candidatura própria. Não anunciei na tribuna. Fui só tratar de projetos (na Câmara Municipal de Manaus), falar do que fizemos aos vereadores e do que estamos fazendo e ainda iremos lançar, a partir de agosto. Quando falei tudo isso saí e alguns jornalistas me perguntarem se eu ia ser vice da (deputada federal e secretária estadual de Governo) Rebecca (Garcia), do (vice-governador José) Melo, do (senador) Eduardo (Braga)? Aí eu disse: “Até onde eu sei meu partido tem pretensão de lançar candidatura própria e esse é meu interesse também, mas só vou discutir após março do ano que vem”. Aí interpretaram do jeito que você sabe.

 

Blog – O que o senhor tem a dizer sobre a declaração do vice-governador José Melo de que o senhor ou a deputada Rebecca dariam bons vices na chapa dele? E sobre o comentário do prefeito Arthur Virgílio de que uma chapa formada pelo senhor e Rebecca garante o 2º Turno na eleição estadual?

Hissa – Fico muito lisonjeado por meu nome ter sido lembrado pelo professor Melo e pela deputada Rebecca, mas o PPS está fortalecido. O presidente nacional do partido, Roberto Freire, já solicitou que fizéssemos pesquisas internas, porque há interesse da Executiva Nacional de ter candidato próprio no Amazonas. Já fui candidato a prefeito e governador, fui vereador e sou secretário municipal de Obras. Os outros (candidatos) deveriam ter humildade para também conversarem comigo, no sentido de serem meu vice. É claro que o poder não cai no colo de ninguém. Você luta e tenta ganhar, mas o poder não cai no colo de ninguém.

 

Blog – O senhor não discutiu política, neste sentido específico, com o prefeito Arthur Virgílio?

Hissa – Minha relação com Arthur é muito boa. A gente conversou superficialmente, mas nosso foco é o trabalho. Não vamos desviar, nem antecipar a eleição de 2014. Não posso é negar o que é minha intenção e pretensão do meu partido. Estou vendo muita gente falar e insinuar que vou ser vice disso e daquilo, sem ter conversado comigo. Tenho todo o direito de pretender ser candidato, uma vez que eu já fui. E agora considero ter muitas chances.

 

Blog – Quais são as obras a serem lançadas pela Prefeitura nos próximos dias?

Hissa – Amanhã (24/07) inicia o recapeamento da Getúlio Vargas, com o canteiro central. Essa obra, aliás, está dividida em três etapas. A 1ª etapa começa amanhã, com o asfaltamento e a recuperação do canteiro central. A etapa 2 depende da doação de cinco metros do terreno da Beneficente Portuguesa, para a construção de um recuo de ônibus e uma miniestação de ônibus, iluminada e bonita. Dia 31 deste mês haverá a licitação das obras de Djalma Batista, Constantino Nery, Lóris Cordovil e Pedro Teixeira. Após isso, conhecendo a empresa que venceu, no início de agosto queremos dar a ordem de serviço para iniciar essas obras. Outras licitações serão feitas, este mês, como a que vai permitir a colocação de 200 novos abrigos de ônibus, nos bairros mais distantes. São abrigos especiais, que exigem custo mínimo com manutenção – nos atuais, as telhas quebram e a pintura acaba, trazendo transtornos aos usuários e à administração –, prevendo gestão mais eficaz. Fizemos um design menos doloroso para manutenção que o atual.

 

Blog – Há outras obras que já iniciaram?

Hissa – Vamos licitar também a passagem de nível do aeroporto, da avenida Torquato Tapajós para a Santos Dumont, que é a Estrada do Aeroporto, virando à esquerda. Está em andamento a rua do Comércio, no Parque 10, que terá recapeamento e calçadas recuperados, e o Quarteirão Modelo, no Centro de Manaus, que abrange a Ferreira Pena com a 10 de julho, Eduardo Ribeiro e Monsenhor Coutinho – com calçadas, iluminação e pavimento especiais. O pavimento será de “paver”, um material que remete muito aos paralelepípedos do Centro Antigo.

 

Blog – O senhor podia explicar melhor o que é “paver”?

Hissa – Sabe aquelas faixas de pedestres da Ponta Negra? Aquilo não é pintura, mas espécie de pastilhas colocadas no chão. A gente pode dar para o piso a pigmentação que quiser. É assim que será nesse Quarteirão Modelo do Centro. A licitação não passa desse mês.

Veja também
5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rogerio P Rabello disse:

    Caro Marcos, parabéns pela entrevista esclarecedora em relação à postura do Secretário Hissa.
    Existem muitos bons projetos na PMM, mas a disponibilidde de recursos é limitada. Esse é um exercício de gestão bem delicado.

  2. Paulo Silva disse:

    Olha so! O secretario de infra-estrutura falando em “passagem de nivel”. Secretario, vá estudar! O termo correto e Passagem EM DESNÍVEL, ou passagem subterrânea! pelo amor dos meus filhinhos!!! Nao voto nele nunca!!

    1. anderson disse:

      provavelmente já votou em gente mais burra ainda.

  3. Enola holmes disse:

    Com certeza Anderson,concordo com vc.

  4. Ricardo Braz disse:

    É de se lamentar a arrogância e soberba do atual vice-prefeito na presente entrevista.
    Não tenho dúvidas que ele possui uma densidade eleitoral considerável, mas há necessidade premente de trabalhar mais e mais para alcançar sua pretensão política.
    A cidade de Manaus está caótica, em vários aspectos e não se precisa de muitos recursos financeiros para melhorar.
    As ruas sequer tem sinalização vertical (inclusive ruas principais – torquato tapajós). Já na Zona Leste não há autoridade no trânsito.
    Prefeito e Vice trabalhem mais, apareçam, mostrem mais serviços, desencadeie publicidades para educar o motorista na cidade de Manaus.
    Não vou continuar a escrever por falta de espaço, mas isso é apenas a ponta do iceberg de providências que demandam pronta atuação da Administração Pública municipal.