Fundação Alfredo da Matta realiza campanha para exames de hepatites

A Fundação Alfredo da Matta (FUAM) realiza no período de 22 a 25 de julho, de 8 às 15 horas, na sede da instituição, campanha de exames para hepatites B e C. A ação tem como objetivo enfatizar para a população a importância do diagnóstico precoce da doença.
Campanha faz parte da programação organizada pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, que realiza este mês diversas atividades numa Campanha de Mobilização Nacional de Combate às Hepatites Virais 2013.

Além do teste, o paciente deve passar pelo serviço de aconselhamento, processo de escuta ativa, realizada individualmente com cada paciente que se submete ao exame. A atividade inclui orientações sobre saúde sexual, comportamentos de risco, como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, de modo que o indivíduo seja levado à reflexão acerca desses comportamentos e que atitudes devem ser adotadas para reduzir os riscos.

Segundo a gerente do setor de DST da FUAM, Glaudomira Ferreira, serão ofertados cerca de mil testes para hepatites B e C durante a semana, com resultados sendo entregues num prazo de sete dias.

A gerente ressalta ainda que os exames já são ofertados na rotina diária da FUAM (de segunda a sexta-feira, horário de atendimento da instituição) e estão disponíveis para qualquer pessoa. Com a campanha, além de levar informação à população, haverá a intensificação dos testes, ou seja, serão ofertados um números maior de testes por dia.

Hepatites – Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, momento oportuno para alertar a população sobre prevenção e os riscos da doença. A realização de testes é também uma forma de conscientizar a população sobre o diagnóstico e o tratamento precoces.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 2,3 milhões de brasileiros são portadores de hepatites e é possível que milhões dessas pessoas tenham a doença e não saibam; um grande risco, já que, caso a doença evolua, pode resultar em danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

As hepatites B e C são doenças sexualmente transmissíveis, mas podem ser também transmitidas pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados como as lâminas de barbear e alicates de unha. A evolução da doença depende do tipo do vírus. No caso das hepatites B e C, o doente pode apresentar tanto formas agudas como formas crônicas da doença.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *