Arthur Virgílio, o político com dedicação exclusiva à política e afastado do Executivo justamente por causa disso

Poucos se perguntam como o ex-senador Arthur Virgílio Neto, vindo da “província”, como considera o senador Eduardo Braga, pode se tornar o mais influente parlamentar do Brasil, de acordo com votação dos 100 escolhidos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), como os melhores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

A fórmula não é muito simples, mas a base dela é tomar um café apressado com a família e repetir a dose em algum hotel da cidade, onde esteja alguém com quem precise conversar. No almoço, raramente feito em casa, nova rodada de conversas políticas ou troca de informações com jornalistas. À noite, depois de ser o último a deixar o gabinete, retornando telefonemas selecionados numa extensa lista anotada pela diligente secretária Ju, o jantar, claro, em torno de outros políticos ou mais jornalistas.

Tem outro título, usado apenas nos bastidores, que Arthur Virgílio conquistou, em seus 12 anos como deputado federal (1983-1986, 1995-1998 e 1999-2002) e oito anos como senador (2003-2010): o rei dos colunistas políticos. Com um faro de fazer inveja a qualquer jornalista, ele sabe o que é notícia e quem dará o devido valor a cada informação que lhe chega às mãos.

Arthur, como prefeito, duplicou a estrada da Cidade Nova, que denominou de Avenida Max Teixeira. A média de mortes por atropelamentos na pequena via, com pista única em cada sentido, era de 11 por mês;

Asfaltou a avenida Grande Circular (Autaz Mirim). Alguém há de lembrar que, em frente ao ginásio Zezão, no inverno, a lama tornava o trecho intransponível, inclusive para pedestres. Os prefeitos antes dele não a asfaltaram perdidos na polêmica sobre se seria estadual ou municipal. Ele fez as pazes com Gilberto Mestrinho, que derrotara na disputa da Prefeitura, e resolveu a querela. Ter reatado com Mestrinho, aliás, foi considerado por muitos como um dos fatores que o levaram a ficar tanto tempo afastado do Executivo. O povo, que votou nele como anti-Mestrinho, teria se sentido traído. O que poucos sabem é que o reatamento se deu por admiração ao velho político – admiração genuína, que continuou depois, mesmo quando Mestrinho ficou sem cargo eletivo – e porque a Prefeitura corria sério risco de ficar inviabilizada financeiramente, sem o apoio do Estado;

Planejou, terraplanou e desapropriou a extensão da avenida Djalma Batista, no ponto entre o viaduto Ayrton Senna, em frente à Unip, e o Aeroclube;

Planejou, licitou, reservou os recursos e iniciou a obra do calçadão da Ponta Negra;

Tirou a frota de ônibus da cidade da idade média mais velha do Brasil para a segunda menor idade média do País, atrás apenas de Curitiba;

Transformou a cidade na segunda mais limpa do País, atrás apenas de Fortaleza. E Manaus só perdia, como mais suja, naquela época, para a Bahia. Para refrescar as memórias: a sujeira era tão institucionalizada que havia “lixeiras viciadas” (locais onde se joga lixo tão costumeiramente que ninguém mais consegue limpar) na Marcílio Dias com Praça da Polícia, Eduardo Ribeiro com Henrique Martins (ao lado da Mesbla) e Eduardo Ribeiro com Quintino Bocaiúva (ao lado da Lobrás), entre outros locais do Centro. Tudo isso foi retirado, em grande parte graças à saída dos camelôs da zona central;

A verdade é que o episódio dos camelôs foi usado, eficientemente, diga-se, como “cala-boca” da administração de Arthur Virgílio na Prefeitura. Quem ia querer no Executivo um político que, quando foi fazer asfalto, exigiu o estudo laboratorial do solo, para atingir o mesmo tempo de duração que a Estrada do Aeroporto? Ou que não aceitava fazer rua sem drenagens superficial e profunda? Ou que enterrou 600 quilômetros de tubos? Ou que enfrentou a previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que Manaus teria 300 mil infectados pelo cólera, fazendo a epidemia passar longe desta capital? Isso dá um prejuízo para as indústrias de obras maquiadas e várias outras…

Ficou até difícil dizer que os camelôs foram retirados, naquela época, por pressão das entidades comerciais da cidade e do próprio Governo do Estado – incomodado com a queda na arrecadação do ICMS. Ninguém diz que a retirada em massa, dos cerca de 12 mil ambulantes que atuavam no Centro, foi feita pela Polícia Militar (PM). Coube à Guarda Municipal a manutenção do Centro limpo. E aí entraram em cena os tubarões do comércio, que enriqueceram com a mão de obra grátis dos camelôs, especialmente o dono do Sukatão, o falecido Jumbo Miranda, estimulando os ambulantes a partirem para o confronto.

A Guarda Municipal, ou “os rapas”, como ficaram conhecidos, tinha um contingente de 600 homens. Arthur demitiu 1.200, ou seja, renovou duas vezes esse efetivo. Nem assim conseguiu se livrar da sina de “prefeito que bateu nos camelôs”.

Outro dia conversei com um ex-camelô. Em plena campanha, ele se queixava para mim de que o próprio Arthur, em pessoa, o havia espancado. “Onde”?, indaguei, “em que lugar do Centro você viu o Arthur em confronto com os camelôs?” “Não me lembro”, respondeu ele. “Quanto anos você tem?”, insisti. E ele: “28 anos”. Ou seja, nascido em 1984, nosso “denunciante” tinha 8 aninhos quando ocorreu a retirada, em 1991. Arthur jamais se envolveu, pessoalmente, em confronto com ambulantes.

O escritor inglês George Orwell, autor de livros como “1984”, “A revolução dos bichos” e outros, deu outra bola dentro quando disse que “a história é escrita pelos vencedores”.

Arthur Virgílio Neto apoiou José Cardoso Dutra, então deputado federal do PMDB, partido do governador da época, Gilberto Mestrinho. Verdade é que o governador não deu um décimo do empenho do prefeito e, embora tenha conseguido o impensável feito de ir para o Segundo Turno com o favoritíssimo Amazonino Mendes, Dutra foi derrotado.

Arthur investiu tudo o que pôde de capital político naquela eleição de 1992. Foi a mais disputada já ocorrida em Manaus. Até mesmo o apoio financeiro que empresários próximos haviam guardado para uma possível candidatura dele ao Governo do Estado, em 1994, foi para o fundo de campanha. E perdeu.

Amazonino iniciou uma trajetória de mando político que o levou pela segunda vez ao Governo do Estado, com direito à reeleição (1995-2002), deixando na Prefeitura seu jovem vice-prefeito, Eduardo Braga. Este, por sua vez, mergulhou em derrotas durante alguns anos, até reencontrar Amazonino, em 2002, e deste receber o apoio decisivo para se eleger governador. Braga tornou-se tão forte que enfrentou e venceu Amazonino, em 2006, na campanha da reeleição.

A eleição deste ano, quando Eduardo Braga, com suas articulações de bastidores, jogou no colo do povo de Manaus a chance de uma revanche pela derrota para o Senado, dois anos antes, ofereceu a Arthur Virgílio Neto a oportunidade de reescrever sua história política no Executivo. Ele tem sobre os ombros o peso de provar que não é só “bom de parlamento”.

Só um aviso aos navegantes: quando Arthur foi prefeito, o expediente, não raro, terminava tarde da noite e recomeçava muito cedo, pela manhã. Trabalhar com ele é para quem tem tutano e coragem para enfrentar esses horários.

Arthur Virgílio está vacinado. É um político experiente. Tem tudo para melhorar Manaus muito. No mínimo fazendo com que os políticos vejam outra forma de governar, como aconteceu após sua passagem na Prefeitura, quando Manaus viu iniciar a era da construção de viadutos e passagens de nível. O pessoal botou para trabalhar.

Boa sorte Arthur. Manaus está precisando de sua energia.

Veja também

18 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enola holmes disse:

    Parabéns pelo editorial Marcos Santos. Conhecer a história é fundamental para entendermos o presente e ter grandes expectativas para o futuro.

  2. Marcio disse:

    Sabias palavras Marcos Santos.
    Graças a Deus ainda temos pessoas que publicam materias como essa.
    Infelizmente hoje vivemos refem dessa impressa manipuladora que só visam interesses proprios onde recebem ordem de politicos que estao no poder e que se beneficiam para ficar calados diante de tantas corrupçoes e tantas outras coisas erradas.
    Tenho 36 anos mas sempre admerei o Arthur Neto, lembro muito bem da candidatura dele para Governador e Mario Frota para Senador onde concorriam com Gilberto Mestrinho e Fabio Lucena e simplesmante estavam disparado na frente nas contagem dos votos e ao amanhecer perdiam com grande diferença.
    Um absurdo na epoca mas todos se calaram e hoje pagamos o preço por ter aceitado que governadores corruptos e sem conhecimento tecnicos de cidade governasse nossa cidade por tantos anos.
    Parabens mais uma vez…..

    1. Joao da Silva disse:

      Ledo engano, o Prof. Gilberto nunca concorreu ao Senado ao lado do Fabio Lucena, a eleição de 86 era essa: Amazonino- Governo, Fabio Lucena e Carlos Alberto-Senado, o Mestrinho ficou no governo até o ultimo dia.

      RESPOSTA:
      Correto. E onde está algo diferente disso?

  3. Joao de Oliveira disse:

    mARCOS sANTOS, PARABENS PELO TEXTO, NÃO SABIA QUE ERAS TÃO CONHECEDOR DO PASSADO POLITICO DO AMAZONAS E DE MANAUS. eU TAMBÉM VIVI TUDO ISSO, TENHO 43 ANOS E QUERO RENOVAÇAO TAMBÉM, APESAR DE O ARTHUR NAO SER A RENOVAÇAO POR INTEIRO POR QUE ELE É UM POLITICO ANTIGO TAMBÉM. CHEGARA O DIA EM QUE TEREMOS UMA VERDADEIRA RENOVAÇAO. COM GOVERNADORES E PREFEITOS DE 35 ANOS.

  4. JOÃO RIBEIRO JR. disse:

    Marcos Santos, parabéns pela “Opinião”, realmente nosso querido Sanador ARTHUR VIRGÍLIO NETO é um político diferente. Diferente porque cumpre e faz, ou seja é exceção neste mundo de maus políticos, quando todos deveriam seguir sua forma de agir, ou seja ser regra. Essa matéria deve ser distribuida aos quatro quadrantes de Manaus, pois muitos precisam tomar conhecimento do que ele fez por nossa querida Manaus. Parabéns Marco Santos, parabéns Arthur Neto!!!

  5. Ricardo disse:

    Parabéns Marcos Santos,
    É com textos assim que se resgata a história.
    Lembro de muito do que vc descreve.
    Cheguei em Manaus pela primeira vez em 1991 e após 1 ano de estadia resolvi adotar esta cidade como minha à partir de 1995.
    Manaus era uma cidade horrível, mas justamente por ser assim tinha grande potencial para melhorar. Tivemos prefeitos menos e mais competentes, e o Arthur certamente vai fazer a diferença para melhor.

  6. aniele disse:

    Dizem que o povo tem memória curta. Então vamos informar sempre. Tanto o que é bom e o que não é.
    Em Artur depositamos muitas das nossas esperanças, cansados de tantos desenganos. mas não podemos nos esquecer que sozinho não poderá agir a contento. Devemos exigir que os que estão na esfera Federal (deputados e senadores) façam seu trabalho em prol da melhoria de nossa cidade que encontra-se tão abandonada.

  7. James Souza disse:

    Olá, Marcos, parabenizo pelo texto, principalmente pelo fato de abordar com tanta propriedade os acontecimentos ocorridos no final dos anos 80 e inicio dos anos 90, pois como bem foi dito, o diplomata, deputado federal, senador, ex prefeito e agora prefeito eleito ARTUR NETO, jamais se envolveu pessoalmente em confronto e a PM, é um órgão estadual e não municipal, que cumpria ordem judicial para a retirada dos ambulantes do centro de Manaus. A vitória de Artur Neto, é para Manaus, a possibilidade de uma administração competente.

  8. Jairo Matos Marinho disse:

    Parabens Marcos, sou admirador do Senador Arthur Neto. Lamentei quando o peso do dinheiro tirou dele o mandato, mas vibrei com a possibilidade de derrotar, pelo voto, essa canalha instalada no poder há tanto tempo, tendo por chefe, o LULA.
    Desejo que ele faça um governo pleno de acertos, pé no chão, transparente e duro com as MAFIAS das obras, MAFIA da saude, MAFIA da Educacao, etc. Manaus só tem a ganhar.

  9. Socorro Campos disse:

    Adorei sua retrospectiva do governo de arthur..Sou medica, funcionaria publica e tenho 27 anos, quando artur foi prefeito tinha apenas 7 anos, mas lembro do alargamento da av djalma batista, da mudanca que ele fez aqui no flamanal. Naquela epoca a populacao nao valorizava o saneamento basico, como prevencao de doencas. Hoje aquelas criancas que viram arthur ser prefeito, cresceram, estudaram e se formaram e elegemos nosso prefeito novamente! (Ja que uma das maiores votacoes dele foi entre os jovens entre 25 e 35 anos).
    Nossa populacao hoje esta mais estudada, aguarda o saneamento basico, já que nao aguentamos mais a falta de agua, nossos igarapes poluidos pela falta de esgoto e nem a falta de drenagem das nossas avenidas, que flutuam nas chuvas . Esperamos muito de vc Arthur, mas temos certeza que voce dara conta do recado! Parabens Arthur!!

  10. Everaldo Filho disse:

    Admira o ex-Senador Artur pelo que ouvi e vi dele no Senado, votei nele por crer que os interesses de Manaus junto a ZFM seriam defendidos e preservados, depois desse texto, só reforçam as minhas expectativas. 2014 vem ai!

  11. Francisco disse:

    Marcos Santos, Bom Dia.

    Muito bom e interessante a trágetoria que vc relata sobre o prefeito Arthur Neto. As pessoas precisam realmente conhecer como foi que aconteceram. Por não saber a história as pessoas começam a falar besteira, dizia uma liderança pra mim. Tudo de bom e valeu essa pincelada, que Deus te ilumine, abraços.

  12. Regina Maria Guterres disse:

    O Artur foi e será o melhor Prefeito de Manaus. Lembro-me que como moradora do Vieiralves hoje Bairro Nossa Senhora das Graças,era vizinha de vários ferros velhos onde ninguém conseguia acabar com aqui. Não tinha Prefeito,nem Governador e nem polícia. Só que para nossa sorte tinhamos o Artur e foi assim que ele pessoalmente numa manhã ensolarada, com uma grande equipe, e Ele a frente da mesma, acabou com aquela coisa horrível que era aqueles ferros velhos que tantos problemas causavam para os moradores deste bairro. Que saudades sinto do centro de Manaus na época que Artur eram Prefeito.

  13. Marco disse:

    O Artur é honesto e não enriqueceu com a política nem ele, sua esposa ou familiares.Ao contrário de alguns governantes e seus familiares que multiplicam o seu patrimônio após entrar na política.

  14. Francisco Bezerra disse:

    Marcos, conheço os matizes da politica do Amazonas, desde 1977, neste campo existem pessoas e pessoas, alguns politicos com liderança natural perante seus eleitores e população, pois, não dispunham de poder para criar o povo MASSA DE MANOBRA, outras lideranças fabricadas atraves de concessão de favores governamentais. A historia é longa dava para escrever um livro sobre este tema, mas, vamos sobre a questão da matéria em pauta.
    ARTHUR VIRGILIO NETO, como todos nós, possuir virtudes e defeitos, o conheço, é um politico honesto, trabalhador, corajoso, tem atitude para executar as ações necessárias, decide quando necessário, procura atender a todos, mesmo que nem sempre seja possivel fazer alguma concessão do que pleiteam, mas, tem respeito pela pessoas e vontade de fazer acontecer.
    Agora na gestão da Prefeitura apartir de janiro/2013, para obter SUCESSO na sua gestão deve escolher seus colaboradores dentro os melhores tecnicos que estejam disponiveis, na gestão devemos trabalhar com os ÓTIMOS, embora sejam de outra matiz partidária, que desejam de verdade trabalhar para fazer acontecer, pois, no meu entender a administração publica atual precisa ser revitalizada com métodos mais mordenos de fazer gestão, os resultados requer do gestor: EFICIENCIA, EFICAZ, RAPIDEZ E VELOCIDADE, todos nós sabemos que os recursos disponiveis são escassos e as necessidades ilimitadas, isto é o DESAFIO dos Gestor moderno fazer o melhor na aplicabilidade dos recursos. Existem meios e formas de fazer é somente procurar.
    O Sucesso ou não da gestão na Prefeitura é exclusivamente do Prefeito ARTHUR VIRGILIO NETO, a população que o elegeu e votou nele ou mesmo aqueles que não votaram nele, também, vão lhe cobrar por resultados o mais rapido possivel, alias, o Prefeito pode até consquitá-lo para que vote no futuro em sua pessoa, pelo que observo o ARTHUR VIRGILIO NETO é o homem politico nato, sempre voltado para defender as questões maiores tanto do Amazonas,quanto do Brasil.
    Estou sempre disponivel para ajudá-lo da forma que possa e torço para seu SUCESSO, Manaus/AM precisa e espera que isto aconteça. Avante, VENCER E VENCER. Muito cuidado com os amigos do cargo.
    FRANCISCO BEZERRA

  15. Mauricio Mendonça disse:

    Fantástico o seu texto. Manaus agradece sua memória e seu esforço em organizar, relatar os fatos e refletir sobre as consequências. O seu texto mostra o porquê do sentimento em torno do novo mandato do Arthur.

    Parabéns!

  16. Walter Cordeiro disse:

    Parabéns Marcos, excelente demonstração de reconhecimento ao valor Politico do Artur.

  17. Gilson Araujo disse:

    Meu caro Prefeito.
    Favor observar que na saída do vidulto Gilberto Mestrinho sentido Avenida das Torre antes do entrocamento a direita há uma enorme ponta de calçada estreitando a via,causando transtornos no trânsito mesmo fora dos horarios de piq,
    Permita-me sugerir o alargamento dessa via para desafogar o trânsito.

    Grato por sua atenção!