Hora do voto chega com resistência de Serafim e Henrique à polarização Artur-Vanessa

A eleição para a Prefeitura de Manaus chega à hora do voto, domingo, com o ex-prefeito Serafim Corrêa e o deputado federal Henrique Oliveira fazendo tudo para manter o eleitor motivado e impedir que escorreguem para os líderes, Artur e Vanessa, cujas candidaturas polarizam o pleito. Com pouco mais de 40% dos votos válidos, segundo as últimas pesquisa, Artur estaria muito perto de vencer no Primeiro Turno, caso o eleitorado dos dois não mostrasse tanta persistência.

O Segundo Turno será decidido, desse modo, pelos eleitores do segundo e do terceiro colocados, além do resíduo que ficar dos deputados federais Sabino Castelo Branco e Pauderney Avelino. Sabino parece ter sido muito prejudicado pela ausência ao debate da TV A Crítica. O, digamos, instinto empresarial de Pauderney, por outro lado, o fez “tirar o pé” da campanha e parar de remar para sair dos 3% a 4% em que patina desde o início.

Jerônimo Maranhão, Luiz Navarro e Herbert Amazonas devem acumular, juntos, 2% dos votos. Segundo a última pesquisa publicada, da Perspectiva, eles têm 1,9% da preferência do eleitorado.

Com quem ficarão os eleitores dos candidatos derrotados? Está provado que o voto não fica amarrado no cabresto e muito “líder” quebra a cara na hora de indicar outro nome. Serafim, como todos sabem, vai inventar algo para fazer fora de Manaus e sumirá. Os demais, mesmo que se decidam publicamente por alguém, dificilmente terão ânimo para manter o pique do Primeiro Turno e continuar pedindo votos nas ruas.

Um dos grandes diferenciais do Segundo Turno será a propaganda eleitoral no rádio e na TV. Sem a interferência dos proporcionais, que fazem de tudo para aproveitar cada segundo, e entre os quais não faltam exóticos capazes de qualquer coisa para aparecer, o interesse do eleitor pode voltar. Os dois sobreviventes terão tempo igual, 10 minutos, no rádio e na TV, entre 13 e 26 de outubro, de segunda a sábado, além de o mesmo número de inserções comerciais. Artur, por exemplo, passa a ter sete minutos a mais que no Primeiro Turno, enquanto Vanessa terá dois minutos a menos.

O eleitor terá, enfim, no Segundo Turno, um panorama mais claro das propostas e da preparação de cada candidato para o exercício do mandato. Mas quem está participando da eleição por dentro do processo, braçalmente, nas ruas, como os cabos eleitorais e candidatos, ou mesmo no ar-condicionado das produtoras, não vê a hora disso tudo terminar.

Eleição é uma corrida de resistência.

Veja também

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adelbran disse:

    Pela evolução do 1º colocado nas pesquisas, acredito que não haverá 2º turno.

  2. A resposta do povo !!!! disse:

    Espero francamente que Artur Neto derrote esse grupo liderado por esse senador arrogante chamado Eduardo Braga…CHEGA de obras superfaturadas!!!!

    1. ana menezes disse:

      O candidato Henrique Oliveira falou a verdade quando ele disse que só tem o voto dele garantido pro segundo turno…porque na minha casa foram 21 votos para ele mas agora se ele for para o lado da Vanessa não irá levar nenhum….pois todos seão do candidato Artur Neto…..bjuus

  3. junior disse:

    Corrija o texto o último debate foi na TV Amazonas.

    RESPOSTA:
    Obrigado. Corrigido.