Pará de Certidão e Amazonas de Coração. Mauro Cidadão do Mundo

O artigo dessa semana é uma homenagem justa e merecida ao meu amigo Mauro Martinez, que escolheu o Amazonas para viver, construir família e compartilhar seus saberes e sonhos. Saber de desenvolver projetos e pessoas e Sonhar com  um mundo melhor. Seu discurso, mais que palavras, é uma poesia, que passo a compartilhar:

“Realizar é a plenitude do  complemento do sonho e o sonho se tornou realidade, e esta realidade que traz alegria a alma e felicidade ao meu coração, pois sinto-me imensamente honrado em receber o título de cidadão do Amazonas.

Quero agradecer ainda a Petrobras, que meu deu a oportunidade de poder escolher Manaus como meu lar. E, também, meus sinceros agradecimentos, ao povo amazonense que tanto me recebeu de maneira acolhedora.

Pego fôlego em Confúcio, que dizia que a melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade do próximo, pois se labutarmos somente pelo salário não merecemos ser pagos pelo que fazemos. Temos que ter ousadia de seguir em frente e construir um mundo melhor.

Como dizia Einsten, “eu avistei mais longe do que muitos, porque fiquei de pé em ombros de gigantes”. Essa frase me faz lembrar o quão gigante é o Amazonas e quão especial este Estado é. O maior Estado do Brasil possui aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros quadrados, ocupando mais de 18% do território nacional, onde tem as terras mais altas do Brasil, onde podemos, como amazonenses, avistar mais longe, pois temos  o pico da Neblina, com 3.014 metros, e o pico 31 de Março, com 2.992 metros de altitude, ambos localizados em Santa Isabel do Rio Negro.  É também o Estado mais preservado do País, com 98% de sua cobertura florestal original. Além de tudo isso, o Amazonas é banhado pela bacia hidrográfica amazônica, que responde por aproximadamente 20% da água doce do planeta.

O Amazonas possui um moderno parque industrial, que transformou-se  na capital eletroeletrônica da América Latina e no maior polo de duas rodas do Brasil. É o quarto maior PIB do País, apresentando patamares superiores aos de alguns países da Organização das Nações Unidas. O Amazonas é ainda detentor do campo de maior reserva provada de petróleo e gás natural em terra do Brasil, produzindo, em média, 11 milhões de m³ de gás natural, 51 mil barris de óleo equivalente de óleo e LGN e 1,2 tonelada de gás de cozinha, abastecendo toda a Amazônia legal e parte do Nordeste.

As belezas naturais e arquitetônicas saltam aos olhos. Como não falar das cachoeiras de Presidente Figueiredo, do Teatro Amazonas, da praia da Ponta Negra, do Arquipélago Anavilhanas, dos botos em Novo Airão, da focagem de jacaré, das praias de Maués, do Encontro das Águas, do Parque do Jaú, do Arquipélago de Mamirauá.

E o linguajar tão peculiar? A vestimenta do tururi, pimenta murupi, , até o tucupi, ficar de bubuia, maceta, baculejo, pitiú, curumim, cunhantã, ficar de mutuca, farinha do uarini, pirarucu de casaca, pavulagem e por aí vai.

No campo cultural, temos o Festival Folclórico de Parintins, dos bois Garantido e Caprichoso, temos a professora Etelvina Garcia, o Festival Internacional de Óperas, o Festival Internacional de Cinema, temos o poeta Celdo Braga, o Festival Internacional de Jazz. Por tudo isso, que afirmo que o Amazonas possui características que fazem dele um lugar único e por isso sou tão grato a esta terra.

“Paris dos Trópicos”, como já foi conhecida, Manaus tem muitos encantos, cultura e riquezas. E foi aqui, que eu e minha família decidimos fincar raízes. Estado este que tem mais de três milhões e meio de habitantes, de gente simples, honesta, competente e hospitaleira.

E são com versos de Amazonas Moreno, de Celdo Braga, que saúdo o Amazonas, esta terra que “tem águas sagradas, que são lindas estradas, são contos de fada, ó meu doce rio. A canoa que passa, o voo da garça, as gaivotas cantando em ti vão deixando o gosto de amar”. É assim, após 12 anos, o sentimento que tenho por ser amazonense, pois o amazônida está em mim, uma vez que vim do Estado vizinho e irmão Pará.”

Parabéns Mauro Martinez pelo título, um reconhecimento do caboclo altivo e sonhador que você se tornou.

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mauro disse:

    Estimada amiga ,
    Agradeço as belas palavras e de ter uma amiga como você que ajuda a construir um mundo melhor.que DEUS te proteja,
    ABRHaços e saudações amazônicas, Mauro