Quando o padrão é mínimo, o que fazer?

Sempre nos deparamos com situações onde o padrão é a regra e nada pode ser feito em nome desse padrão. Vivemos um mundo onde tudo está standarlizado, onde é cada um no seu quadrado, sem reservar espaço para inovações e novidades.

O padrão sempre será o patamar menor e, por isso, é o Mínimo, o que não significa que muito não pode ser feito para exceder e superar o padrão. O padrão é o primeiro degrau de uma escala que pode ser infinita de possibilidades e oportunidades.

Essa ênfase de patamar inicial é uma realidade, onde o apego ao padrão e às normas que regulamentam engessam a melhoria, o diferencial e a inovação. Em  nome do cumprimento do Padrão,  muitas descobertas e oportunidades são desperdiçadas e descartadas, porque não se enquadram no Padrão, às vezes para mais e em algumas vezes para menos.

Quando se estabelece o padrão é preciso ter  consciência que ele será o  início, o minimo, podendo ser melhorado e ampliado a cada novo processo, a cada nova necessidade. Um padrão ideal, além de flexível, tem que ter condições de alcançar novos padrões. Equivale a um atleta que, ao bater seu recorde, imediatamente precisa buscar novo nível de excelência. Esse padrão de excelência deve ser considerado em relação ao contexto do  ambiente, onde deve haver um sistema para acompanhar e mensurar o nível desejado, para acertar a rota quando alguma coisa não está dando certo. Deve-se estabelecer padrões de desempenho e sempre avaliar se o desempenho real  está de acordo com os padrões estabelecidos e o que pode ser feito para que o padrão  seja percebido, elevado a um novo nível.

A Competitividade é saudaável e a Concorrência é bem-vinda  permitindo um monitoramento constante do que estão fazendo os concorrentes. Não se pode ficar parado porque senão perdemos mercado para os que estão sempre evoluindo. Por isso devemos evoluir também e sempre ter algo mais para apresentar.

Nivelar por baixo o padrão é uma postura fadada ao insucesso. Todos os dias recordes e padrões são ultrapassados e quem insistir em fazer o mínimo, com certeza ficará para trás nessa corrida sem linha de chegada, que é o Mercado.

Fique atento e veja como está gerenciando o Padrão de seu negócio. O mínimo é condição inicial. Tudo o mais é que fará a diferença e marcará sua presença. O infinito é o limite.

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *