Exposição que retrata a flora, flora do povo amazonense é apresentada no Centro Cultural Palácio da Justiça

A Amazônia retratada por pinturas clássicas na arte visual e que exaltam o cotidiano da flora, fauna e povo amazonense em uma área típica da floresta amazônica, o igapó. Intitulada “Igapó em Cores”, esta é a exposição que inaugura hoje (27), às 19h no Centro Cultural Palácio da Justiça. De autoria do artista plástico parintinense Afonso Filho, a exposição é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura. A exposição ficará aberta até o dia 28 de outubro e recebe o público de terça à sexta das 10h às 16h. E no domingo no horário de 17h às 20h.Entrada franca.

O trabalho foi contemplado em 2008 pelo Programa de Apoio às Artes (PROARTE) e conta com um total de 15 obras batizadas com nomes relacionados à fauna e a flora amazonense, como: Gavião real, Igapó Curumim Canoa, Cigana do Aninga, Tucano, Índio A, Índio B, Pescador de Pirarucu, Homem e Pirarucu, Arara Canidé, Curumim e Cunhatã, Cunhã e Poranti, Cunhã e Guariba, Pescador e Curumim do Mato. Todas mostrando os traços de uma Amazônia rica em belezas naturais. “Os caboclos parintinenses já nascem com o dom nato que corre em suas veias. Afonso Filho é um desses que ajuda a mostrar uma Amazônia fascinante de seu modo bem peculiar e bucólico. Retratando nas suas telas o dia-a-dia do caboclo amazônico com seus hábitos e costumes como se fossem lendas de uma ópera dos Bois de Parintins”, observa o curador Jandr Reis.

Para o artista plástico, “Igapó em Cores” é uma forma de mostrar para o mundo uma Amazônia não poluída com a devastação do ser humano . “Todas as obras mostram o mais natural da nossa região. Sabemos que isso em algumas partes já é escasso. Então nada melhor do que mostrar para o telespectador nossa verdadeira essência, que nada mais é que a pluralidade de nossas belezas”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *