Saída de Rebecca mostra o lado mais sórdido dos bastidores da política. Jogo contra ela foi pessoal e direto

A deputada Rebecca Garcia vinha recebendo sinais cada vez mais claros de que seria combatida de dentro da coligação que reunia o partido dela, o PP, o PSD do governador Omar Aziz e o PMDB do senador Eduardo Braga. Numa reunião, realizada no começo da noite de sábado, o senador esgrimiu uma série de argumentos contra a candidatura dela. E algo aconteceu. A deputada fez um desabafo ao blog: “Não entrei na política para participar desse tipo de jogo”.

O que isso significa?

Há um lado sombrio na política do Amazonas. Um caminho feito de dossiês, escutas telefônicas clandestinas – com equipamentos sofisticados – e muito dinheiro utilizado para realizar pesquisas minuciosas, quase hora a hora, acompanhando tendências.

Ironicamente, foi uma pesquisa dos últimos dias, mostrando Rebecca Garcia à frente entre os candidatos a prefeito, que fez desabar sobre ela a oposição que a tirou do processo.

Sempre houve uma parte visível desse lado sórdido na política estadual. Lembram do episódio Serafim-Soraia? Ou a acusação de pedofilia a Omar Aziz? É por aí que caminha o lado provinciano da nossa política. É um vale tudo pelo poder.

No caso específico de Rebecca, pelo que soube, as ameaças vão desde o corte no financiamento de campanha até o ataque direto à sua família. Há coisas que são perfeitamente defensáveis, explicáveis, inteligíveis, mas num plano de racionalidade que não cabe quando se trata de relações pessoais, do tête-à-tête homem-mulher, quando há crianças, sogros e sogras envolvidos. Aí, diante da falta de escrúpulos, quando tudo pode ser dito, da mais deslavada calúnia à verdade mais crua, qualquer um pensa duas vezes.

É preciso muito apego ao poder para colocar em risco tudo o que a família construiu financeiramente, ao longo da vida, e a própria estabilidade familiar.

Soube que Rebecca recebeu um ultimato. Mascarado de “sinceridade”, mas ultimato sim. Algo que confirmou tudo de que ela já suspeitava. Um jogo bruto que ela julga não valer a pena jogar, exceto em condições muito especiais. Creio ser mais provável que o plano “maior”, urdido por uma mente maquiavélica, vá prevalecer. E daí emergirá o nome do candidato ou da candidata a prefeito (a) pelo grupo Omar-Braga.

Para nós, mortais, o fundamental é perceber claramente que o futuro do Amazonas está sendo jogado de modo rasteiro, na base da chantagem e do dinheiro.

Uma lição? Talvez. Tomara que ela valha para abrir os olhos dos líderes. Só eles podem barrar esse absurdo.

Veja também

14 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ivete Barros disse:

    Me sinto no Paraguai, o p deve ser lido em minusculo. O senador Eduardo braga, tambem em minusculo, fez escola com Hugo chaves e pos graduacao no Parlamento paraguaio! Meu Deus. Quem se diz nosso representante!!

    1. ALCIDES LEMOS disse:

      O plano é muito mais complexo. Voces não sabem quem é o suplente da Vanessa,pois bem fiquem sabendo que é o pai da Rebecca , Francisco Garcia. Que surpresa! , voces não votaram nele , mas ele financiou a campanha dela.
      A Vanessa prefeita se o capeta quiser, e o Gacia assume o senado .

  2. MaRcus Vinitius disse:

    A questão é muito simples. Rebecca é a única ameaça concreta à liderança política de Eduardo Braga. É jovem, inteligente, articulada e, mais importante, tem as mãos limpas. E, diferentemente de Vanessa Grazziotion, Rebecca não deve a ele absolutamente nada.

  3. Esse rapaz eduardo é deformado. O que ele fez com essa mulher,não se faz. Ele não pode esquecer que aqui se faz, aqui se paga. O que o Amazonino já fez com ele no passado pode acontecer de novo. É só esperar… A Vanessa vai perder a eleição pro Arthur e o sonho dele de voltar pro governo vai se afastando. Uma dia vai acabar preso. Pode escrever.

  4. Zeus disse:

    Arthur prefeito já. Vamos daremos o trôco no cadeirudo.

  5. Paulo silva disse:

    Lamentável,Marcos a nossa política local! Infelizmente estamos assistindo a um jogo sujo, feito nos bastidores e na escuridão do poder! Peno que o Artur tem todas as condições de resgatar a política local com verdade e tomada de decisão técnica ! Ave Artur! Nao tenho mais duvida do meu voto! Artur na cabeça!

  6. Antonio Gilberto disse:

    O que aconteceu com a dep. Rebeca é reflexo da política suja desse “senador” que, infelizmente é representante de araque do Amazonas,nada faz pelo nsso Estado, e usa desse tipo de subterfúgio para atingir seus objetivos. Agora meu voto é para Artur Neto.

  7. Roberto Paulo disse:

    Artur Já!!! Nós podemos!!!!

  8. joyce mara disse:

    é Marcos Santos, esse senador eduardo praga se acha acima da verdade, sua prepotência é indescritível… tomara que a vida realmente leve-o para bem longe de nós. Eu voto Arthur para Prefeito!

  9. Atenta disse:

    Uma lição? Talvez. Tomara que ela valha para abrir os olhos dos líderes. Só eles podem barrar esse absurdo.

    Troque líderes por povo na sua sentença. Só nós podemos mudar esse quadro de podridão da política do nosso Estado.

  10. Lin disse:

    Espero que vcs acima que fizeram cometários não tenham votado nesse senadorzinho, pois se votaram devem estar envergonhados de ter um representante desse tipo no Amazonas. Nunca tive dúvidas em votar no Artur e agora com Hissa como vice é ARTUR PREFEITO.

  11. Eckner Falcao disse:

    Para o bem de todos os amazonenses: ARTUR NOSSO PREFEITO.

  12. Jaína Fernandes disse:

    Infelimente perdemos a Rebeca neste momento,como nossa prefeita. Gostaria muito de ver mudanças,isto é,gente nova e jovem no pedaço.Sou contra esse tipo de violência política que invade a vida pessoal das pessoas a troco de poder e fama.Como diz o ditado:”Com o mesmo ferro q.feres serás ferido” e “Quem tem telhado de vidro n.joga pedra no telhado do vizinho”…Deus não dorme!!!

  13. Andréia disse:

    Pense bem em quem vcs vam colocar nosso destino.