Compromisso é compromisso, o resto é cenário…

Toda vez que escuto sobre significado de Compromisso é automático lembrar  de como é ensinada a diferença entre Comprometimento e Envolvimento, usando as figuras  do porco e da galinha. Onde o porco é comprometido quando vira salsicha  e a galinha envolvida quando põe o ovo. Pode ser até hilário, mas a realidade é que quando nos comprometemos, seja com um projeto, com uma ação, com um trabalho, temos que ir até o final, pois Compromisso  é Compromisso.

Às vezes assumimos compromissos de outrem, dos pais, dos amigos, não importa, o que importa é que o risco, o resultado, o ônus e o bônus, farão parte desse conjunto, que às vezes pode ser  um contrato, uma declaração, uma missão, quem sabe até a realização de uma Copa do Mundo. Não importa, o que importa é que nos comprometemos.

Olhar o compromisso, do ponto de vista do concreto, é reduzir a  apenas sentar um tijolo ou construir uma parede, em vez de perceber a oportunidade de construir  uma catedral ou uma arena social.

A complexidade de projetos estruturais, sustentáveis, sociais, turísticos, inovadores que podem ser desenvolvidos e implantados a partir de um evento dessa magnitude é imensurável. Tudo vai depender do apoio, da visão estratégica, do legado que queremos deixar e de como queremos ser lembrados quando a Copa passar. A questão é: queremos que a Copa passe por Manaus/Amazonas, ou queremos que Manaus/Amazonas passe pela Copa. Nesse cenário, podemos considerar que o sucesso está nas mãos de todos, dos governantes e da sociedade, que com certeza abraçará esse momento, visto que o futebol é um produto do Brasil. Assim, como o fracasso, será vinculado na incapacidade do Estado brasileiro e seus gestores locais de cumprir o seu papel, pois muitas são as barreiras e as torcidas do contra, que gostam sempre de prever o pior.

Dificilmente o fracasso prevalecerá sobre o sucesso, porque o orgulho, a paixão e a autoestima do brasileiro não têm preço, mas têm um valor inestimável e incomensurável, que supera tudo.

Todo brasileiro, amazonense, manauara e manauense ficará feliz porque seu País, seu Estado, sua cidade será o centro do mundo,  graças a algo que todos adoram, o futebol.

Pode ser que não sejamos os melhores cumpridores de prazos, os mais planejadores e os mais disciplinados, mas isso não significa que os compromissos assumidos não deverão ser valorizados como devem ser de fato e de direito. Temos que ter a noção exata de nossa expectativa na execução dos planos, assim como a flexibilidade quando mudanças forem necessárias.

O importante é lembrar que compromisso é compromisso, o resto é cenário, e que, em 2014, teremos ruas enfeitadas e povo apaixonado numa celebração da cultura e numa demonstração de alegria, num evento festivo que será lembrado por muitas gerações porque somos, simplesmente, O País do futebol.

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No olhar estratégico, podemos visualizar a otimização da Arena como um centro catalizador do mercado da Amazõnia Internacional que congrega 8 países e quase 300 milhões de habitantes. Manaus é mais perto desses países do que o Sul e Sudeste do Brasil. podemos criar os nossos campeonatos, as nossas olimpíadas, as nossas transmissões via satélite, enfim podemos moviemntar essa Arena e o urismo esportivo, como qualquer outro ponto do mundo.Levando em consideração o nosso cenário e o nosso nome Amazônia, isto aqui é ouro puro. Basta uma boa estratégia e boa vontade.

    1. Ozeneide disse:

      Nós podemos tudo. Temos ideias, energia e o privilegio de vivermos num lugar onde a natureza reina e com criatividade podemos construir. …

  2. Eraldo Boechat disse:

    maravilha, e compromisso é missão. Missão dada é missão cumprida… e nós vamos fazer a Copa, e a Copa do povo amazonense, na cidade mais verde do planeta.