O combate ao câncer

Domingo último (08/04) transcorreu o Dia Mundial de Combate ao Câncer. No Amazonas, o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (GAMMA) inaugurou o Espaço Verde e Rosa, parceria com a Associação da Feira de Artesanato e Produtos Regionais do Amazonas (Afapa), na avenida Eduardo Ribeiro, como ponto de divulgação das atividades do grupo, venda de produtos exclusivos do Gamma e lugar para que profissionais da saúde possam tirar dúvidas da população a respeito da doença.

O câncer deixou de ser, há muito tempo, uma sentença de morte para quem o tenha adquirido. Os médicos buscam o diagnóstico precoce e a Medicina oferece uma série de recursos para a maioria dos casos. Mas uma coisa é fundamental no processo de cura: o estado de espírito do paciente.

A Câmara dos Deputados aprovou, dia 7 de março deste ano, o Projeto de Lei de minha autoria que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar a cirurgia reparadora da mama nas mulheres submetidas à mastectomia (retirada da glândula mamária), no mesmo ato cirúrgico.

Havia lei obrigando o SUS a realizar a cirurgia reparadora da mama, mas o meu projeto procura abreviar o atendimento a essas mulheres, prevendo inclusive que se não houver condições clínicas para fazer a plástica na hora, a paciente saia do hospital com a cirurgia agendada.

Foi a forma que encontramos para reduzir os danos psicológicos da mastectomizada. Os dados estatísticos mostram o quanto isso é importante: 30% delas acabam com o casamento; 64% se acham inferiores na sociedade, perdendo rendimento no trabalho, acabando com laços de amizade, prejudicando toda a vida; 22% dos novos casos de câncer, registrados anualmente, são de mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Meu projeto seguiu para o Senado Federal, mas tenho conversado com senadores para tentar acelerar a tramitação. Temos a chance real de deixar a mulher paciente desse tipo de câncer sem nenhum tipo de mutilação estética, bem com melhorar sua autoestima.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi marcado por manifestações no mundo inteiro. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou uma série de links com esclarecimentos à população, buscando melhorar o conhecimento sobre as formas de evitar a doença. Sugiro que o leitor também procure se informar mais. É assim que vamos ajudar os médicos a, conhecendo a doença logo cedo, evitar ao máximo os danos causados pela perda de entes queridos para o câncer.

Clique nos links abaixo. Vamos combater o câncer, segunda causa de morte no Brasil, atrás somente das doenças cardiovasculares, com as armas de que já dispomos.

O que é câncer?

Câncer no Brasil

Câncer na Infância e na Adolescência

Algumas causas do câncer

Uma dieta saudável e outros cuidados

Como se Proteger da Radiação Solar

Outras medidas de prevenção

Câncer tem cura?

Seja um voluntário

 

Rebecca Garcia

Rebecca Garcia

* Rebecca Garcia (PP-AM) é deputada federal e vice-líder do Governo na Câmara Federal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *