Quando só cantar não é mais suficiente – muito além da competência

Toda vez que assisto a algum show de cantores nacionais ou internacionais  e vejo o manancial de estrepolias, coreografias, cenários, produções artísticas,  fico pensando que as exigencias do mercado musical e artístico vai  muito além de saber cantar.

O que antes era o requisito principal, atualmente virou acessório. Cantar, saber cantar, interpretar uma música, ter uma boa voz,  ritmo, entonação, harmonia, sintonia, afinação, já não mais atendem as demandas e expectativas do cliente. Eles querem mais e mais.

Aí vem os rebolations, os assim você me mata, os single lady,  os like a virgin, os thriller, os baby, que exigem do cantor uma performance espetacular, verdadeiros shows hollywoodianos, e não mais uma simples apresentação de repertório normal.

Na realidade, esse é apenas um exemplo para dizer que, cada vez mais, as exigências para novas competências se tornam  imprescindíveis e fundamentais. O que ontem era  suficiente, hoje não  é mais e amanhã  talvez nem exista, porque  no mundo dinâmico, assim como  as tecnologias ficam ultrapassadas,  assim também as competências, as habilidades, o conhecimento e as atitudes.

É preciso estar atento a essas mudanças e ao mesmo tempo tentar acompanhar  as novidades,  as inovações,  as invenções criativas,  e aquilo que ainda pode estar em estado de gênese, que, sem dúvida nenhuma, irá afetar  a carreira, o caminho, o destino.  E se não aprendermos a rebolar seremos “rebolados”  na multidão.

No final, é como o velho ditado, que diz que você tem que  saber assobiar, chupar cana e subir as escadas. Multifacetas, múltiplas habilidades… É muito mais que  cantar. É  fazer a diferença entre tantos iguais.

Faça uma revisão do seu portifólio e veja se não está precisando melhorar o repertório…  Boa sorte e sucesso.

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *