Fundação Nokia de Ensino – 25 anos criando valor para a Educação

Dizer que o tempo passa é um jargão tão antigo, mas  sempre atualizado quando se trata de  lembrar e falar da história de sucesso dessa Instituição de Ensino que  já se chamou Fundação de Ensino e Pesquisa Mathias Machiline (FEPEMM),  Fundação Mathias Machiline (FMM) e atualmente se chama Fundação Nokia de Ensino (FNE).

Essa história de sucesso iniciou-se em 1986 com a implantação do Centro Estadual em Informática (CEPI), um projeto com convênio com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Governo do Estado do Amazonas, Federação das Industrias do Amazonas (Fieam) e o Centro das Industrias do Estado (Cieam). O centro profissionalizante, instalado no prédio da Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), funcionou apenas por 1 ano, oferecendo curso de informática à sociedade amazonense.

Em 1987, o Cepi foi desativado, dando início às atividades da Fundação Mathias Machline (FMM), cujo empresa mantenedora era a Sharp do Brasil, ampliando assim o número de vagas e a inclusão do curso de Eletrônica na Instituição.

Neste momento nascia um grande projeto não só de responsabilidade social, mas um programa de formação de profissionais de qualidade e um novo conceito no sistema educacional do Estado do Amazonas, que destina 70% das vagas de seu Processo Seletivo do Ensino Médio Técnico para alunos provenientes de escolas da rede pública.

Uma visão de futuro relativo ao desenvolvimento de talentos e mão-de-obra qualificada para atender as demandas das empresas na Zona Franca de Manaus estava sendo desenhada naquela oportunidade pelo segmento empresarial, com a execução pedagógica e metodológica de pessoas apaixonadas pelo projeto, como  Dona Fátima Portela, Diretora da Fundação, “a mãe da meninada”,  pela Professora Ana Rita,  “a tia da meninada” e pela administração  de Roberto Ritter, “o pai da meninada”.

Pessoas de extrema  inteligencia e competencia tiveram seus nomes ligados a essa  renomada instituiçao, tanto como mestres  e também como alunos, que possuem em sua trajetória profissional essa fase da vida abrilhantando seus curriculuns, fazendo o diferencial e  tornando-se uma credencial  preferencial no mercado de trabalho.

Entre os professores, podemos citar o Professor Moacir, de Química, Professor Klinger, de Matemática, Professor Marcos, de  BD, e Professor Clóvis, de  SO. Entre os alunos podemos citar Wilkens de Figueiredo,  Roberto Campainha, Hilário Nogueira, Lucas  Nogueira,  Micael Rabelo, Gabriela Leite e tantos outros que hoje compartilham  o que aprenderam  e contribuem  com sua sabedoria  para a construção de um mundo melhor.

Tive oportunidade de acompanhar direta e indiretamente essa história de sucesso e desafio, tanto na área de RH, admitindo os alunos como estagiários e futuros profissionais em diversas empresas,  mas também como mãe de egresso,  acompanhando os ensinamentos e o desempenho diário da aprendizagem.

Tive também oportunidade de acompanhar  o momento de mudança na estratégia de gestão da Instituição, com a aquisição de novos profissionais como Fabíola Bazi, Marcos Castro, Eliane Menezes, Paulo Ariel entre outros, para tornar  a FNE mais que uma escola de tempo integral, com benefícios de alimentação e atendimento médico-odontológico, mas, fundamentalmente, para transformá-la numa escola de cidadãos,  criando  uma educação de valor com resultados já reconhecidos e demonstrados, visto que a  Fundação Nokia de Ensino foi classificada como 8ª melhor escola técnica do Brasil pelo ENEM.

25 Anos – Bodas de Prata – de conquistas vitoriosas,  que devem ser comemorados com troféus e medalhas de ouro com todos que participaram dessa história de sucesso.

Parabéns  CEPI, FEPEMM, FMM e FNE.  O importante é a missão cumprida!!!

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mafran Oliveira disse:

    Caros,

    Tem um grupo de alunos liderado pela Susie que esta “puxando” uma comemoração de 25 anos, uma especie de encontro entre os alunos da primeira turma 1987, o grupo o evento ta criado no facebook. Seria muito bom ajudar a divulgar.