Amigo de Deus

Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, afirma o poeta em sua canção. Mas, o que significa ser amigo? Com certeza, ter muita coisa em comum pelo vínculo da afeição e estima que gera comunhão e prazer de estar sempre junto. Sem dúvida nenhuma, muito mais poderia ser dito para descrever e definir o que a amizade e o ser amigo significam, mas, quero destacar que essas características são peculiares entre pares.

Segundo a Bíblia, amizade entre o Criador e a criatura tem outras características, pois, Deus e o homem são seres absolutamente distintos, assim sendo, ter a amizade divina e ser amigo de Deus não significam as mesmas coisas, antes, têm características próprias. O Senhor Jesus Cristo evidenciou isso ao declarar: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando”. João 15:14.

Meditando na lição dessa declaração de Jesus aos seus discípulos, de todos os tempos e épocas é possível compreender que Deus somente considera amigo aquele que está disposto a obedecer  Seus mandamentos. Logo, a principal característica entre a amizade do homem com Deus é a obediência. Onde ela inexiste, certamente não há amizade com Ele também. Como Soberano Criador do homem, Ele tem toda autoridade para legislar e ser obedecido, pois, o fim último das leis que procedem dos céus é a glória de Deus e a felicidade humana.

No entanto, muitos vivem em franca desobediência aos mandamentos de Deus; outros nem sequer os conhecem e consideram; outros ainda querem rasgá-los sob a acusação de serem obsoletos e irrelevantes para os dias atuais; e o que é pior, continuam achando que são amigos de Deus. Segundo Jesus, todo ser humano que quiser demonstrar sua amizade pelo Senhor Deus terá na obediência amorosa e submissa grande oportunidade.

Não é a toa que um homem foi chamado nas Escrituras por três vezes de amigo de Deus. Esse homem foi Abraão! Em 2 Crônicas 20:7; Isaías 41:8; Tiago 2:23 está registrado que as gerações que sucederam o grande patriarca da fé por tantos séculos e até milênios o consideram assim, isto é, como amigo de Deus. De acordo com a profecia de Isaías, o próprio Deus afirma que Abraão foi seu amigo. Essas três declarações, quando vistas sob o critério apresentado pelo Senhor Jesus Cristo a respeito da amizade, se tornam bem claras, pois, dentre os grandes vultos da fé encontrados na Bíblia, Abraão foi um dos mais provados sob as condições mais severas possíveis, no entanto, ele obedeceu fiel e prontamente, mesmo a custa de elevado sofrimento.

Quando Deus se revelou a Abraão, ainda em meio ao seu paganismo idólatra, e lhe ordenou que deixasse tudo e todos e peregrinasse em uma terra que ainda lhe seria mostrada; quando Deus depois de deixar Abraão esperar por vinte e cinco anos pelo cumprimento da promessa de lhe dar um filho através da sua esposa Sara, lhe pede o menino já adolescente em sacrifício; Abraão obedeceu pela fé sem titubear, mas, não com isenção de dor. Por isso, Abraão entrou para a história como amigo de Deus. Em virtude de sua fiel obediência.

Jorge Max

Jorge Max

Jorge Max é pastor da Igreja Batista Constantinópolis, em Educandos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *