Compartilhar o que se aprende – sabedoria do Líder

Li o livro “Caminhos e Escolhas”, do Abilio Diniz, há uns seis anos, e fiquei extremamente admirada com  seus pontos de vista sobre  gestão como empresário, mas, sobretudo  sobre sua obsessão pela vida saudável, além de superações diversas. O livro discorre sobre  sua rotina e a forma de gerenciar o tempo para atender todas as demandas da vida executiva, familiar e de lazer,  com horários rÍgidos em academia,  participação em maratonas  e  acompanhamento dos negócios e da familia. Estruturado em seis pilares há uma grande ênfase na disciplina, no esporte, no amor, no auto-conhecimento, na espiritualidade e na qualidade de vida.

Um verdadeiro exemplo de  sucesso com ingredientes de obstinação, superação, método, exercícios, disciplina, experiencias,  liderança  e empreendedorismo .

Na Voce S.A., de fevereiro de 2012, o líder Abílio Diniz compartilha alguns segredos desse sucesso que se revelam como ensinamentos essenciais de liderança acumulados ao longo de seus 52 anos de trabalho.

E são alguns desses segredos que vou reproduzir nesse artigo, para compartilhar vivencias  bem sucedidas desse mestre empreendedor e executivo, pois considero-os pertinentes, inteligentes e consistentes e que podem ser aprendidose apreendidos por outros  líderes.

1-   Humildade –  olhar os colaboradores  como partes  de um time  unido e engajado.

2-    Interesse Legítimo – conhecer os pontos fortes e fracos dos colaboradores, perguntar o que te move, o que te motiva e o que voce quer é encantar.

3-   Não improvise – um bom líder faz diagnóstico, planeja  e  então decide o que fazer.

4-   Não tenha prioridades imutáveis – quando se trata de gestão de pessoas ou de negócios, o líder tem que ter foco e também flexibilidade para atingir o objetivo.

5-   Lidere com sentimento, carinho e atenção para conhecer verdadeiramente seus comandados.

6-   Exija o melhor – estimular e extrair o melhor resultado de cada um. Pergunta básica: ¨O que voce está fazendo para ser o melhor do mundo em sua área ? ¨

7-   Ajude as pessoas a ser felizes  –  equilibrar vida pessoal e profissional  é certeza de pessoas felizes e mais produtivas.

8-   Ouça – o bom líder precisa ouvir, comunicar, perguntar, participar. Garanta que todos saibam o que  se espera deles.

9-   Mantenha o inimigo ao seu lado –  é sempre bom saber o que os oponentes estão pensando, articulando e planejando para poder  alinhar as estratégias.

10-                  Agradeça – gratidão é uma virtude que agrega e garante seu sucesso como lider e como gestor efetivo.  Reconhecer, agradecer, elogiar são pérolas preciosas.

Caracterizado como  um executivo pragmático, com uma visão bem objetiva de mundo e atualmente com o comprometimento de ensinar o que aprendeu aos jovens e futuros lideres , não poderia deixar de reverenciar um líder que também admite quando erra,  assumindo os valores de honestidade e sinceridade como  gesto concreto. Valeu  Abílio!!!

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vera Lúcia Ribeiro disse:

    Não vejo com muita sinceridade os empresários que têm na ponta da língua esses conceitos de empreendedorismo, quando, na prática, o que se vivencia são vaidades, lucros e ainda uma nova forma de alienação dos trabalhadores. Trabalhe numa linha de produção de uma fábrica do DI que você sentirá na pele o que estou falando. É também certo que muitas investem em qualificação de seu pessoal, cujo retorno é sempre uma produção mais arrojada. Resta àqueles colaboradores que se enquadram nesses casos,ou até em outros, tirar também proveito próprio, ao agarrar essas oportunidades para ampliarem seus conhecimentos e, assim, quem sabe, não reproduzir esse mesmo modelo de gestão.

  2. ozeneide casanova disse:

    Cara Vera,
    Seu comentário é procedente. Não tenha duvidas quanto o objetivo final da empresa/empresario que é o lucro. O que temos hoje são ações de algumas empresas que procuram valorizar mais as pessoas que participam do processo. Ë um caminho longo, mas já houve avanços e temos alguns bons exemplos. Grata pela sua participação.