Guardiões da Cidade

Aproxima-se o processo eleitoral para escolha de prefeitos e vereadores. Em Manaus, deverão ser aproximadamente 1000 candidatos a vereador.

Platão em “A República”, após idealizar o Estado com base na essência do que concebe como justiça, passar a tarefa de refletir sobre como recrutar e instruir os chefes desse Estado, os “guardiões da cidade”. Para o filósofo grego, a convivência comunitária, acompanhada de preparação física e moral, além de educação política e científica, seriam os requisitos para a formação de um “chefe”.

Confrontada com a nossa realidade, a lição de Platão ganha certo idealismo.

Infelizmente, as escolhas que deveriam levar em conta o nível de conhecimento dos problemas cidade, o compromisso com os valores éticos e morais da sociedade e o preparo para apresentar soluções eficientes, hoje são movidas pela força do poder econômico e pela demagogia, manifestadas pelo uso da máquina pública, com as suas mais variadas facetas.

Sendo os “guardiões da cidade”, eleitos com base na exploração da miséria e na compra de consciências, cabe a eles, no poder, servir a manutenção das estruturas que os beneficiam. Eleitos, tornam-se agentes dos interesses que os elegeram e não representantes legítimos e independentes do povo.

Mais que isso, as estruturas corrompidas afastam da política os homens e mulheres de bem e cada vez mais se ouve a afirmação de que política é coisa pra bandido. Não! Política é coisa pra gente de bem, pra quem tem espírito público, pra quem se preocupa com os problemas da cidade, estuda, reflete e constrói soluções pra enfrentá-los. Pra quem age com ética e coragem, pra quem comanda com sabedoria e temperança.

Platão afirma que os bons devem ser induzidos a governar, não pela ambição que não existe neles, mas, ao menos, pelo medo serem governados por um perverso.

Que tenhamos bons à disposição para “guardar a cidade” e que o povo seja capaz de distingui-los entre tantos.

Marcelo Ramos

Marcelo Ramos

* Marcelo Ramos (PSB-AM) é deputado estadual.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rock Lane disse:

    Mas em quem Nobre deputado?
    Nos Souza? nas Sampaio? nos Castelo Branco, Sabino e Reizo? nos Tabosa? Com o grau de educação dispensado pelo governo para o povo via Seduc na pessoa do Sr. Gedeão Amorim manipulando as notas de alunos para aumentar o índice de aprovação? A mídia local comprada como é não citou uma linha do caso. Enquanto as pessoas que estão no poder conseguirem manter os programas sensacionalista da TV local explorando as mazelas do povo e lançando oportunistas sacripantas não haverá renovação.

  2. Wallace disse:

    Caro, Deputado.

    Gostaria de lhe apresentar como sugestão para o seu próximo artigo, o seguinte tema:

    A TRANSFERÊNCIA DAS MATRIZES DAS INDUSTRIAS DE MANAUS PARA OUTROS ESTADOS.

    No ultima reunião do CAS da Suframa (veja abaixo) a empresa LG ELECT. DA AMAZONIA, foi incorporada e teve a matriz que era em Manaus TRANSFERIDA para São Paulo.

    Esta é uma operação que muitas MULTINACIONAIS estão fazendo para:

    1 – Obter créditos de impostos, já que em Manaus as indústrias são incentivadas e não podem se utilizar dos créditos;

    Com esta opção de transferência da matriz para outros estados, Manaus perde:

    1 – Empregos, pois com a transferência vários setores das áreas administrativa, financeira, advocacia, contábil, logística, comercio exterior, deixam de existir na unidade fabril em Manaus;

    2 – Cargos de Diretoria, Gerencia, Supervisores e outros cargos que fazem parte do item 1 acima mencionado;

    3 – Deixa de gerar impostos federais no estado do Amazonas;

    4 – Utilizando-se como base uma média de 200 indústrias que já transferiram suas matrizes e os setores acima mencionado temos uma perda anual de mais de 1 bilhão de reais de salários gerados na cidade de Manaus.

    Outra situação que nos deixa muito preocupados e sob alerta constante é que mais de 3000 bacharéis são disponibilizados no mercado de Manaus anualmente, e com as transferências dos setores conforme já mencionado no item 1 acima, nós Manauaras não temos que ir embora de Manaus a procura de novas alternativas de empregos em outros estados, e o pior é que nenhum conselho de classe, sindicatos, políticos não estão tomando nenhuma atitude para esta operação que esta esvaziando os empregos em Manaus.

    Lembre-se da situação que aconteceu nos anos 80 e 90, quando os câmbios deixaram de ser fechados em Manaus pelas industrias e foram transferidos para São Paulo, como resultados tivemos o fechamento de grandes bancos (muitos deles multinacionais) que estavam instalados em Manaus, os bancários perderam empregos e os industriários que trabalhavam no setor de cambio também perderam seus empregos.

    Abaixo comunicado da ultima reunião do CAS.

    CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA SUFRAMA – CAS
    PAUTA DA 255ª REUNIÃO ORDINÁRIA
    DATA: 28 de fevereiro de 2012
    HORA: 14h00
    N.º 014/12 – Comunicamos a Vossas Senhorias, em cumprimento ao que determina o Art. 60 da Resolução nº 202, de 17 de maio de 2006, que esta Superintendência anuiu a 48ª Alteração Contratual proposta pela empresa LG ELECTRONICS DA AMAZÔNIA LTDA, com inscrição SUFRAMA 20.0606.01-8 e CNPJ nº 00.801.450/0001-83, na qual ocorre a reorganização societária que resultará na sua incorporação e subsequente transformação em filial da sócia LG ELECTRONICS DE SÃO PAULO LTDA, CNPJ nº 01.166.372/0001-55, conforme Portaria nº 410, de 28/12/2011 com publicação no D.O.U. nº 2 em 03/01/2012, fundamentado no inciso I do Art. 51, da Resolução nº 202/2006, nos termos da Nota Técnica nº 441/2011-SPR/CGAPI/COPIN.

    Atenciosamente,

    Wallace Monteiro
    Manaus – Am.