Voluntariado organizado – de cidadão para cidadão

Um novo padrão de voluntariado começou a despontar nos anos 90 no Brasil, fruto do processo histórico e de programas assistenciais e comunitários existentes.

Superar o assistencialismo e o protecionismo politico é a premissa do Voluntariado Organizado, que deve socorrer não só aos necessitados, mas também promover a cidadania.

A enfase passa a ser a educação, capacitação profissional, assim como a geração de emprego e renda. Novos temas integram essa  ótica: promoção da ética na sociedade, politica e negócios, preservação ambiental, cultura e defesa de direitos em geral.

A gestão do Voluntariado Organizado é uma  necessidade de trocar o que cada um de nós tem de melhor,  com o que os outros têm de melhor a oferecer. É a  vocação para servir.

Como diz Percival Caropreso:  “Nós temos saúde, educação, recursos, contatos, aptidões, talentos e consciencia. A comunidade tem sonhos, desvantagens estruturais e uma imensa necessidade de acreditar nos seus sonhos, de colocá-los em prática. Devemos trazer um benefício concreto para a vida de outras pessoas”.

A ação do voluntário  organizado é parte de um processo cujo fim é levar um benefício a alguém ou a alguma instituição que precisa de ajuda. Para que a contribuição desse voluntário seja a mais adequada possível, recomenda-se que o projeto da própria entidade onde ele vai atuar possua ou desenvolva um programa de gestão de voluntários, incluindo mecanismos de capacitação e coordenação de processos integrados.

Solidariedade, Participação, Cooperação, Complementaridade, Gratuidade, Responsabilidade, Convergencia são alguns PRINCÍPIOS do Voluntariado Organizado

Igualdade entre os homens e mulheres. Respeito à dignidade humana. Justiça social. Solidariedade humana e ajuda recíproca. Democracia como forma de convivência social. Ajudar os outros a enfrentar suas necessidades e problemas. Ter fé em si mesmo e nas próprias potencialidades e Adquirir responsabilidade pessoal são alguns dos VALORES do Voluntariado Organizado

Perceber e apreciar a cultura, os valores dos outros. Estabelecer comunicação, diálogo,

Ser persistente, responsável e disciplinado. Ter entusiasmo, iniciativa, otimismo. Cooperar, trabalhar em equipe. Receber e dar ao mesmo tempo. Aprender e ensinar ao mesmo tempo. Adquirir a formação e o treinamento necessários. Estar disposto ao crescimento pessoal são algumas das ATITUDES esperadas dos Voluntários.

Voluntariado Organizado é  uma questão de princípios,  valores e atitudes.

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova

Ozeneide Casanova Nogueira é advogada e assistente social, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV-ISA...

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *