Mudou tudo: Eduardo está fora da sucessão municipal; Amazonino pode virar consenso

Eduardo Braga esperava, desde janeiro, que o Palácio do Planalto anunciasse um cargo para ele, a partir de promessa colhida da própria presidente Dilma Rousseff. Pensava num ministério. Acabou ganhando a vaga de Romero Jucá (PMDB-RR), que o público externo nunca entendeu direito porque estava lá, e virou líder do Governo no Senado.

É uma cunha de Dilma contra a dupla formada pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-MA), e o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL)? Tudo indica que sim. Braga andou trombando com os dois.

O desdobramento imediato é em relação à sucessão municipal de Manaus: Braga está fora, uma vez que não tem como alguém renunciar à liderança do Governo no Senado, um dos cargos mais importantes da política nacional, para se meter numa eleição municipal.

Como é que Amazonino pode virar consenso?

O governador Omar Aziz disse, com todas as letras, que tem obrigações apenas com Eduardo Braga. “Se ele não for candidato, não tenho obrigação de apoiar o candidato dele”, disse. Ele, Omar, tem uma dívida de gratidão para com Amazonino Mendes, que de alguma forma está ligado aos postos que ocupou no Executivo, e sente que dificilmente terá oportunidade melhor para resgatar a dívida.

Amazonino, nos últimos meses, tem apresentado obras que podem recolocá-lo no jogo. São exemplos disso, a primeira etapa da Ponta Negra e o complexo viário do São José, entregues, e o calçadão e a praia perenizada da Ponta Negra, a serem inaugurados até abril, além da via ligando a Avenida das Torres à Grande Circular, igualmente na prateleira de inaugurações. Sem contar a segunda etapa da Ponta Negra, que ficou para setembro, dias antes do pleito, o Bolsa Universidade, e o ampliado Leite do Meu Filho.

Com tudo isso, o prefeito só precisa superar a animosidade de Eduardo Braga. Ultimamente, o senador elegeu Amazonino como seu principal inimigo. Tem batido duro na questão da água. Já disse a interlocutores que se houver qualquer coisa obscura na venda da Águas do Amazonas à Odebrecht, pelo que dizem em fase de conclusão, ele estaria disposto a ir até ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o negócio.

Omar tenta não distender demais a corda com o senador. Há intriga de todos os lados entre os dois, mas o rompimento não aconteceu. O que contribuiria para uma aliança com Amazonino seria o cumprimento de algumas exigências de Braga, como a absorção do Programa Águas para Manaus (Proama), idealizado e quase todo construído por ele, ameaçado de se tornar um elegante branco, no bojo da nova concessionária de Manaus.

Braga deve endurecer o tom, mas, como líder do Governo no Senado, fica mais vulnerável às vontades da presidente Dilma. Líder trabalha pelo País e muitas vezes precisa relevar interesses pessoais ou do Estado que representa. O superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, por exemplo, poderia soltar foguetes e comemorar o fim do contingenciamento de recursos da autarquia, perto de R$ 1 bilhão, todo ano, no entanto, esse espinho na carne da Zona Franca parece que vai continuar infligindo sofrimento ao modelo, com ou sem Braga na liderança.

E se Omar não tiver sucesso em sua luta por consenso e o candidato não for Amazonino? Quem será o candidato de Braga? A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), a deputada federal Rebecca Garcia (PP) e os deputados estaduais Marcos Rotta (PMDB) e Chico Preto (PSD) são os nomes colocados à mesa. Façam suas apostas.

Veja também

10 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Saulo disse:

    Uma pergunta: o Senador Eduardo Braga nao poderia apoiar o ex-prefeito Serafim Correa contra o Amazonino?

    RESPOSTA:
    Acho difícil. Muito difícil.

  2. Perfeita a análise. Vai ficar tudo em casa. Amazonino, apoiado pelo Omar e Braga. Condição: interligar o sistema de distribuição da água ao PROAMA. No futuro, Braga candidato a vice-presidente na chapa da Dilma e Amazonino encerra sua carreira como governador. Pobre Brasil, coitado amazonas…

  3. elias nilo disse:

    Batem um no outro,tripudiam um do outro,puro teatro,o caminho parece este tão bem analisado no texto do marcos santos.
    o povão que já não anda tão abestado,certamente ira contra este teatro,tudo farinha do mesmo saco.
    Pobre Manaus,que está dominada por este grupo há mais de 30 anos e o que recebeu em troca. Os conchavos somente serviram aos interesses deste grupo e a cidade ficou abandonada, sem políticas de longo prazo, tudo feito à base das paixões e megalomanias destes espertalhões.
    Basta ver este tal Proama… Manaus tem um belíssimo teatro, que nem de longe merece este triste, deplorável espetáculo promovido por este grupo…

  4. Everaldo Filho disse:

    Sobre o assunto dois pontos do meu humilde ponto de vista de um leigo: Sucessão municipal, Amazonino já tinha jogado o chapéu (Panamá)e só estaria interessado no Governo Estadual, agora mudou, quem ao meu ver perdeu forças e tinha tudo para chegar ao segundo turno era o Vereador Hissa, mas estranhamente não se ouve falar. O ex-Senador Artur declinou, o Gov Omar disse que o PSD teria candidato próprio, será? Lá no Senado o PMDB tinha o Romero, Renan, Raupp, Vital da ala pro Dilma, o escolhido Eduardo Braga conta com o respeito até da oposição como o líder do PSDB Álvaro Dias. Pode ser o gás para 2014 eu pensava no Governo do Estado. mas a colega Carmem Lucia vê um salto ainda maior…quem viver verá.

  5. maria jose disse:

    Fico na torcida para um nome novo em nossa politica, O hissa quem sabe;;; Vamos mudar minha genteeeeee,

    Maria José

  6. eusoal disse:

    o prefeito ta fazendo um ótimo trabalho,o outro teve 4anos e nao fez nem 1/4 que amazonino fez.ta de parabéns continui trabalhando!!!!!as casonas,a ponta negra,as carretas da mulher,carreta odontológica e outras coisas boas que prefeitura esta fazendo

  7. Paulo silva disse:

    A sua analise ta correta Marcos Santos! O Amazonino vem p eleição cacifado pelo Omar! O Eduardo vem a reboque! Nao da p votar em Serafim , marcos rotta e outros. A cidade de Manaus precisa de gente experiente com visão administrativa e ousado! Esse e o perfil do Amazonino! O resto e conversa furada!

    1. Dirley disse:

      ARTHUR NETO! ESSE SIM É A MELHOR OPÇÃO!

  8. João Lúcio disse:

    Podem discutir o sexo dos anjos, pois todos sucumbirão ao melhor prefeito que a cidade já teve. E isso é reforçado pela atual administração, que não possui nenhuma seriedade, transparência, respeito e competência que vise o interesse coletivo. Só quem nunca pegou um ônibus na periferia é quem pela o saco do atual prefeito.
    A Ponte Negra foi entregue a um único empresário em detrimento do desemprego de vários que trabalhavam naquele local. AS carretas são apenas medidas paliativas e quem sai ganhando mesmo é o dono das carretas. As casonas são bonitas sim, porém seus médicos se negam a atender quem mora no endereço que está há metros fora da cisrcunferência da casa da família, uma vez que os impostos são pagos por todos.
    O prefeito prometeu internet e 1000 creches, até agora não entregou nenhuma, nem aquela que o ex- prefeito Serafim Corrêa, esse sim foi o memhor prefeito que a cidade já teve, deixou pela metade.

  9. Paulo silva disse:

    O Joao Lucio tem que ir p Hospital que tem o nome dele. SERAOFIM nunca mais!! Ele e aquela corja que esse aí deve pertencer vão ser escorraçados nas urnas! Essa cidade ficou arrasada na gestão anterior ao Negao! O Negao vai passar o carro em cima de todos! Vai mandar todos esses p pronto socorro Joao Lucio!