Amazonas Energia está para a Águas do Amazonas como os raios para a Amazonas Energia

Deu apagão? Problema dos raios. Faltou água? Problema da Amazonas Energia.

Em Parintins, durante muitos anos, dois grupos políticos se revezaram no poder. Um brigava com o outro e o eleitorado se dividia. Virou uma coisa de flamenguistas X vascaínos ou, melhor ainda, Caprichoso X Garantido. Enquanto os “contrários” discutiam em mesa de bar, os “adversários políticos” se revezavam no poder. Doze anos pra um, oito anos pra outro… e a cidade marcando passo.

Parece que Amazonas Energia e Águas do Amazonas descobriram a fórmula. Um culpa o outro. Dirigentes dos dois órgãos chegam a bater boca, em nota oficial e até diretamente, nos meios de comunicação, enquanto a cidade vai sofrendo apagão no verão e apagão no inverno, falta d’água com chuva, desabastecimento com sol.

Desde sexta-feira, moradores de Eliza Miranda, Acácia, Lagoa  Verde, Nova República, parte do Crespo, parte da Betânia, parte do São Lázaro, Bom Jardim, Mauá  I e II,  R1  e  R2, Japiim, Atílio Andreazza e Distrito Industrial estão sem água. Só hoje foram providenciados carros-pipa, coisa de seca nordestina e bem na beira dos rios Amazonas e Negro.

A Agência Reguladora de Serviços Concedidos do Amazonas (Arsam), órgão do Governo do Amazonas, vive essa situação híbrida de “multadora”, enquanto a aplicação da multa e o poder concedente pertencem à Prefeitura de Manaus.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comporta-se como um órgão do Governo Federal, sob a tutela do presidente do Senado, José Sarney, e dos demais líderes do PMDB, que são donos do Ministério das Minas e Energia. Logo, não vai punir uma galinha dos ovos de ouro de investimentos, como a Amazonas Energia.

Só nos resta apelar para o Ministério Público Estadual, que, numa parceria com o Ministério Público Federal, é a única instância capaz de desvendar o cipoal legal que permite esse abuso diário na cidade-Estado onde se localiza o terceiro maior Polo Industrial do Brasil.

O Acre, diante da perspectiva de construção das usinas de Jirau e Santo Antonio, está recebendo uma verdadeira corrida de empresas querendo se instalar em Rio Branco. Energia é fundamental para a indústria.

As autoridades comprometidas com o Estado e que estão preocupadas com os “inimigos” da Zona Franca, os paulistas, e o fogo amigo do Governo Dilma, precisam ficar de olho. Águas do Amazonas e Amazonas Energia, unidas desse jeito, podem acabar fazendo mais pelo fim do modelo de desenvolvimento da Amazônia Ocidental que qualquer outra coisa.

Veja também

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ademir Martins disse:

    Este artigo é a mais pura verdade. Enquando os dois se degladiam desviando a atenção para se descobrir de quem é a culpa, nós cumpridores da lei, porque se não pagar a conta se corta a luz o a água, ficamos correndo daqui pra li à procura de uma “bica d’agua” morando dentro de uma bacia hidrográfica.

  2. HENRIQUE disse:

    gostaria muito que você fosse assim tão objetivo na rádio tal vez os ouvintes ouvindo um pouco de verdades compreenda como é importante pagar água e luz corretamente sem gatos para poder cobrar do poder público uma resposta e uma solução rápida afinal você contribuinte tem seus direitos.

    1. Marcos disse:

      Pagar corretamente?
      Eu pago corretamente todas as minhas contas. Mas, não é minha obrigação, como cidadão, e sim obrigação da própria concessionária, em primeiro plano, e do Estado, em segundo plano, fiscalizar e zelas pelas redes de distribuição, e sua correta utilização, previnindo os chamados gatos e desvios (que são crimes,furtos). Não somos nós, cidadãos honestos quem temos que pagar pelo prejuízo gerado pela incompetência na gestão dos contratos de concessão.
      Não diga besteiras, que há um monte de gente que acredita e se cala achando que calado já está errado!

  3. givânea disse:

    gostaria de saber por que no dia do apagão vocês não tinham informações para da a população já uma outra rádio estava informando bem melhor esse problema, vamos melhorar afinal vocês são a CBN um nome respeitado no Brasil no que diz respeito a jornalismo sério.

    RESPOSTA:
    A Amazonas Energia só liberou informações sobre as razões do apagão por volta das 23h. Até então estava todo mundo, literalmente, atirando no escuro. Parabéns à rádio que viu os 4 minutos seguidos de raios. Eu não vi.
    Parabéns a você também pela rádio-escuta. Quanto mais gente assim, melhor para a democracia. Vamos procurar melhorar. Obrigado.

  4. Marcos disse:

    Onde vai parar o dinherio absurdo que o povo gasta em impostos?
    Trabalhamos pelo menos quatro meses de nosso ano só para pagar os impostos, para quê?
    Claro que a questão mediata desenboca na Concessionária dos serviços. Porém, em Manaus, a quinta cidade em arrecadação de todo o Brasil, permite-se o crescimento desordenado da cidade, e não se investe um tostão do dinheiro do cidadão em infra estrutura e saneamento.
    Água, e o abastecimento da cidade é um serviço básico. Que cidade do mundo pode se considerar desenvolvida se não providencia o elemento essencial a todos os seus cidadãos?
    Esses Prefeitos, esses legisladores são um bando de chupins! Deveriam ter vergonha na cara e trabalhar para o interesse da maioria, que realmente é o que sustenta este país, senão pelo pagametno direto de seus impostos, também pela aplicação de sua força de trabalho, ou comprando das grandes corporações que pagam seus impostos.
    Vergonha de ser Brasileiro, vergonha de ser manauara.

  5. djair disse:

    É engraçado que isso não é um mero boato, é um fato REAL e todas as autoridade ESTÃO cientes.
    E o mais CABULOSO é que NÃO fazem ABSOLUTAMENTE NADA.
    Onde vamos parar? Pessoas que elegemos porque tinhamos como certeza que fariam algo por nós, estão por ai viajando, curtindo o dinheiro publico, e o povo desnorteado sem saber a quem recorrer.
    Temos eleição esse ano vamos vê se ainda vai ter idiotas que irão trocar votos por ranchos, ou outra coisa do genero.