FutureWorld traça cenário 2020 e avisa: negócios serão on line; shopping só para passatempo de rico

Como será o futuro em 2020? A FutureWorld, usina de ideias de negócios e tecnologia global, projetou uma série de cenários audaciosos para o começo da terceira década do Terceiro Milênio, com a intenção de criar fortes debates sobre o seu impacto nos negócios, governos e sociedade.

O fundador e autor Wolfgang Grulke, da FutureWorld, afirma quer a competição será maior que nunca. “É um mundo no qual se arriscar passa a ser mais seguro do que não fazer nada. A incrementação apenas não será mais suficiente”.

Pouquíssimas organizações estão preparadas para um futuro radical. “A realidade da vida é que o futuro nunca tem urgência – até que os líderes intrépidos tragam esta urgência”, disse Grulke.

 

E o que nos espera no mundo depois de 2020?

Eliminação dos ‘produtos’ e da ‘manufatura’

Um quarto dos produtos de varejo são fabricados (impressos em 3D) no ponto de uso. Muitos ‘produtos’ caros são transformados em ‘serviços’ gratuitos.

 

Reinvenção dos serviços de varejo e profissionais

75% de todo o varejo é realizado online. Os Malls são entretenimento dos ricos. A maioria dos processos dos negócios é auditada em tempo real.

 

Negócios à base de esteroide digital

Tudo que pode ser automatizado é automatizado. E o serviço ao cliente é ‘terceirizado’ para os especialistas – os próprios clientes.

 

100 é o novo 60

 

As indústrias de biotecnologia e de nanotecnologia revolucionam o cuidado da saúde e a prevenção de doenças. As pessoas que vão passar dos 200 anos já nasceram. Já se fala na vida após os 500.

 

A revolução da terceira juventude

Idade e experiência não significam mais poder. Os jovens cometem os maiores crimes (a maioria eletrônicos), lutam guerras virtuais e administram os portfólios de investimento mais complexos.

 

Todos estão conectados – um direito humano básico

Neste mundo de ‘abundância digital’, a ideia de ‘tem’ e ‘não tem’ está fora de moda – só existem ‘tem’ e ‘não quer ter’.

 

Nada é esquecido – tudo pode ser ‘gugado’

Tudo que fazemos nos negócios e na nossa vida pessoal é armazenado na nuvem e está disponível a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

 

Tamanho não é nada

Estar conectado é tudo.  Até mesmo as empresas menores têm acesso a virtualmente uma capacidade ilimitada de computação e softwares sofisticados, na nuvem. Novos concorrentes estão virando as indústrias antigas de cabeça para baixo.

 

Mais que ‘verde’

As ‘Guerras ecológicas’ polarizam o mundo. Apenas o antigo rico Ocidente ainda se preocupa com o verde, mas não pode arcar com as consequências.

A água é a nova escassez e a nova oportunidade. A legislação atribui a cada produto um ‘índice de água’. A água engarrafada agora é usada apenas pelos ultra-insensíveis.

 

Liderança nua

Os líderes aprenderam a prosperar em uma mundo onipresente e transparente – além do luxo das hierarquias e do controle. Eles entendem o futuro e o passado. Eles dividem seus sonhos e inspiram os seguidores.

Os detalhes por trás destes cenários e mais, uma apresentação para download e centenas de ‘MindBullets’ estão disponíveis no http://www.slideshare.net/futuresforum/beyond-2020

 

FutureWorld:

A FutureWorld é uma rede global de praticantes de negócios inspiradores. Ajudamos as organizações no entendimento do contexto dos negócios futuros, escolha do futuro ideal e aceleração da sua criação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *