Romário, o Salvador da Pátria

Romário, o “Baixinho”, como diz Galvão Bueno, está entre os raros jogadores que lideraram seus países na conquista de uma Copa do Mundo, em lista na qual figuram nomes como os de Obdulio Varela, Garrincha, Pelé, Beckenbauer, Maradona, Paolo Rossi, Zidane e Ronaldo “Fenômeno”. Irreverente, sempre foi tido como um malandro, no sentido bem Carioca, do tipo que driblava os treinadores para escapar da concentração, faltava aos treinos, mas, na hora “H”, fazia gols salvadores.

Agora, mandato de deputado federal conquistado na última eleição, pelo Rio de Janeiro, Romário se torna a voz que representa o povo brasileiro, diante da Fifa, e o mais proeminente na elaboração de medidas de combate à corrupção nas obras para a Copa de 2014.

Romário sempre foi conhecido pelas tiradas. No auge da briga com Pelé, vaidades à flor da pele, ele estava saindo de um jogo, cansado, resfolegante, quando os repórteres correram para ouvi-lo, ao vivo na TV, sobre as críticas mais recentes do “Rei”. “O Pelé disse que seu futebol acabou e está na hora de você parar. O que você acha, Romário?”, indagou um repórter, à queima-roupa. “Peixe, você sabe, o Pelé calado é um poeta”, respondeu.

Agora, com a Fifa querendo impor a suspensão da Lei da Meia Entrada, que beneficia estudantes e idosos, o secretário-geral da entidade, Jerome Walker, saiu-se com esta: “Não vai ser um Romário que vai derrotar a Fifa”. E Romário respondeu, na lata: “Não se trata do Romário derrotar ou ser derrotado pela Fifa. A questão é que não vamos admitir que a Fifa venha aqui mudar uma lei que é uma conquista social do País”.

O pessoal do “Viajandão”, bar da praia da Tijuca, no Rio, onde Romário joga futevôlei, anda chateado porque o frequentador mais assíduo deixou de gazetear as sessões da Câmara Federal e anda viajando pelas capitais que sediarão a Copa, fiscalizando obra, caçando corrupto.

Ainda é cedo pra dizer, afinal, a vida pregressa do ilustre parlamentar não o recomenda como exemplo de moralidade, mas, se mantiver o ritmo, o Baixinho acaba virando herói nacional.

Veja também

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enola Homes disse:

    Nesse país onde a falta de coragem e honestidade são qualidades que faltan aos homens públicos, quem têm um olho é rei, mesmo que seja um Rei da Grande área. Louvavel a coragem do baixinho, e uma verdadeira vergonha para os deputados Federais do Amazonas, que só sabem baixar a cabeça para o “instável” governo Dilma, que diz oferecer presente com uma mão e tira com a outra. Pra cima deles baixinho!!!.

  2. Maria Jose disse:

    concordo, precisamos nos impor mesmo, as leis a favor do povo já são dificeis de serem aprovadas. E quando são vem esses manés querendo mudar, assim não dá, nosso país precisa se impor. Essa copa no Brasil tá uma farra com dinheiro publico e consequentemente nosso;;;;

  3. Guilherme disse:

    Marcos,

    O Romário nunca foi pego como envolvido em estelionato, contrabando, remessa ilegal de divisas etc. Pq vc diz que sua vida pregressa não o recomenda como exemplo de moralidade?
    Quem pode falar alguma coisa é a sua esposa e ex-esposas.

    RESPOSTAS:
    Guilherme, falo da prisão dele por não pagamento da pensão alimentícia de uma das ex-companheiras. Não foi minha intenção fazer julgamento moral. Não é esse o foco do meu artigo. Ou não o teria como possível salvador da Pátria nesse episódio da Copa do Mundo, que está se transformando em mais um imbróglio brasileiro.

  4. ricardo disse:

    o tiririca bem que podia fazer uma graça lá no congresso pra ver se esses dep. e senadores tem brio mesmo. Quem sabe alguns deles se levantam, se unem ao Romário e passam a defender esta Nação!