Transporte coletivo não vai funcionar com concessões a empresários

Foi uma concessão, um “jeitinho brasileiro”, o reajuste da tarifa de ônibus em Manaus para R$ 2,75. O que ouvi, em várias entrevistas, é que o preço só seria reajustado quando os novos ônibus estivessem circulando integralmente. Agora, diante da pressão dos empresários, a Prefeitura aceitou reajustar o preço sem que o processo de renovação da frota esteja concluído. A questão é que o transporte coletivo em Manaus é tão ruim que não vai ser ajeitado com concessões. Ou se joga duro com eles ou nada feito.

Qualquer comerciante se sente no paraíso quando descobre um negócio em que o dinheiro entra à vista, em cash. Os empresários de ônibus têm um filão ainda melhor porque o usuário ou paga à vista, na roleta, ou raspa o tacho do minguado salário para “encher” um cartão pelos 15 ou 30 dias seguintes ou, de outro lado, o empresário é que paga adiantado pelo vale transporte. É mais que qualquer um capitalista pediu a Deus.

Ocorre que as empresas se declaram quebradas, toda vez que aparece uma crise. Só não choram miséria na hora de formar aquele paredão de vereadores que defendem os interesses delas, sem nenhum pudor, na Câmara Municipal.

Sobre essa questão, digamos, parlamentar, vale uma reflexão para os vereadores que optam por defender os empresários de ônibus: o deputado federal Francisco Praciano, quando vereador, foi relator de uma CPI em que descobriu que o ex-prefeito Alfredo Nascimento cobrou R$ 0,24 a mais de cada passagem de ônibus durante anos. O resultado é que, apesar de apoiar Alfredo como candidato ao Governo do Amazonas e não ter conseguido destaque na Câmara Federal, Praciano foi reeleito, ano passado, como deputado federal mais votado do Amazonas e agora é candidato a prefeito. Com chances.

Moral da história: defender o povo que sofre todos os dias no sistema de transporte coletivo caótico, representa mais eleitoralmente que o financiamento dos empresários de ônibus. Se eu fosse vereador ou ocupasse qualquer cargo político e quisesse continuar na política pensava seriamente nisso.

Transporte coletivo é uma coisa muito séria. Cada vez mais cidades, Estados e países estão oferecendo aos seus cidadãos sistemas decentes. Se torna comum a parada de ônibus com um cronômetro digital regressivo dizendo “o próximo ônibus passa em … tantos minutos”. Isso é possível em qualquer lugar. A tecnologia permite. Até em Manaus.

O povo já sabe que político faz qualquer coisa que empresário de ônibus quiser, em ano pré-eleitoral. Mas o povo está tão sofrido que não parece disposto a suportar isso.

Vamos ficar de olho.

Veja também

8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Manuel disse:

    Empresários não são filantropos!
    Portanto, se não houver lucro, ou perspeçtiva de, não há negócio.
    Transporte público é negócio para empresário desajustado! Alem dosmperrengues normais de qualquer negócio, o cara ainda tem:
    A. Negociar com prefeitos;
    B. Aturar vereadores despreparsdos e ignorantes em sua maioria;
    C. Aturar jornalistas e formadores de opinião, sem falar no MP, que acreditam que ” existe almoço grátis”!

    Em Manaus, os problemas acima são agravados pelas caateristicas, digamos, da cidade: Absoluta ausência de qualquer planejamento; sistema viario caotico, mal sinalizado, ruas esburacada, etc., além do afto de que os melhores clientes são atendidos por empresas de trasporte especial qe atendem os trabalhadors d Disrito.

    Solução? Haveria uma – estatizar o sistema ou parte dele, como é em Sao Paulo, de modo a acompanhar a realidade do negócio balizar precos, custos etc. Aqui esses dados todos são forneidos pelo Sinetram!
    Ocorre que nossa prefeitura não é capaz sequer de controlar mototaxistas e os novos riquixazeiros ou de arrecadar IPTU corretamente! como resolver um problema complexo como esse?

  2. Servio Tulio R Nascimento disse:

    Concordo que o sistema e deficitario sim, porem nao e so culpa dos empresarios que querem lucrar como em qualquer negocio, parte da culpa e tambem do proprio usuario que depreda os onibus, dos politicos que sabidamente sao bancados pelos empresarios e isso e feito de maneira descarada. Agora dizer que os onibus nao sao novos e de um imbecilidade tao absurda que nao tem palavras para definir um parlamentar que vai a tribuna falar uma besteira desta, os onibus novos sao diferentes e muito dos que rodavam aqui antes, porem quem nunca andou de onibus como a maioria dos defensores do caos.

  3. Marco disse:

    A passagem é subsidiada pelo governo estadual via ICMS do combustível e pela prefeitura via ISS. Como explicar que´o valor de R$ 2,75 é superior ao cobrado na maioria das capitais e cidades brasileiras?
    Noutras cidades o aumento está condicionado a planilha de gastos a qual nunca é mostrada em Manaus.
    A passagem está mais cara do que em Curitiba.

  4. André disse:

    Empresários não são filantropos com certeza! Pego ônibus todos os dias e não é preciso ninguém me dizer como funciona nosso sistema. Agora dar qualquer razão para os atos dos senhores empresários parece demagogia e alienação completa. o que mais me irrita é que é tão visível os problemas, mas parece que algumas pessoas não exergam ou não querem enxergar. Se depender da minha pessoa “nosso” prefeito não ganha nada mais, nem eleição de condomínio. Parabéns pelo blog.

  5. JOÃO disse:

    Sou um cidadão comum, essa questão do transporte coletivo é grave e sofrido para nosso povo. Mais veja bem alguèm se colocou a disposição para resolver o problema coisa que a administração passada não o fez. Todos foram convidados para participarem ministério público,sindicatos,sociedade civil organizada,movimento estudantil etc. Não é justo querer culpar a pessoa que tentou ou estar tentando resolver o problema do transporte público desta cidade. Onde estavam os senhores deputados antes do aumento,existe deputado que na administração passada foi até presidente do orgão que cuida do transporte, o mesmo tem feito criticas sem fundamento dando um tiro no seu proprio pé pois o mesmo, esteve no poder e nada pode fazer. O que precisamos é consultar a população e saber se querem ônibus novos com um novo preço ou se querem continuar com ônibus velhos, eu convido a imprensa a se manifestar a favor da população e por uma questão de justiça vamos respeitar o homem que através do voto popular alcançou esse cargo, vamos assumir também nosso dever como cidadão de ser justo com quem estar tentanto fazer é não somente tentar tirar proveito da situação. Não sou puxa saco de ninguèm mais devemos respeitar as autoridades constituidas por DEUS. Respeite o nosso prefeito, por tudo que o mesmo já fez por este Estado. Todo ser humano tem o direito de errar somente DEUS é perfeito.

  6. Marcos disse:

    Não se justifica o valor ser de R$2,75, já que as empresas são isentas de imposto do Estado e do Municipio, sem uma planilha trnsparente para ver o que realmente as empresas gastam.
    Nunca vi nenhum empresa desde minha existencia apresentarem uma planilha mesmo tendo um regulamento para que as empresas de transporte coletivos da cidade de Manaus apresentem planilha mensalmente.
    E outra coisa: a culpa não é do usuário pela má conservação dos ônibus, a culpa e das próprias empresas mesmo. Pra começar elas não higienizam os onibus por completo, tiram peças de um onibus e colocam em outro, onibus sem o minimo de segurança, sem extintores de incêndio e quando tem estã vencidos ou vazios.
    É só lembrar do episódio, do onnibus no VieirAlves. O onibus que pegou fogo porque o motorista pegou o extintor de incêndio, e quando foi usa-lo estava vazio, e por fim a culpa também e da administração dessa cidade, pois as ruas mal conservadas cheias de buracos, fazem que os veículos trafeguem em vias ruim..

  7. Jucineia disse:

    A passagem pode ate ser de 2,75,mas se fossem onibus novos mesmo, e se os empresários aumentassem a frota pois sao poucos pra etender o grande aumento da populaçao de Manaus, com isso aumenta o tempo de espera nas paradas prejudicando assim quem tem horario p trabalhar.Tenho observado que os onibus velhos estao voltando a circular e isso nao esta no contrato com as empresas!!outra tambem, que nao é justo aumentar o valor da tarifa pois a populaçao de alguns bairros desfrutam de onibus novos e outros que pagam o mesmo valor tem que usar onibus caindo as pedaços so pq moram em bairros carentes ” Indignada”.

  8. Roberval Reis disse:

    Marcos Santos como sempre arrebentando na História do Amazonas. Muito oportuno os comentário sobre o Cabaré Chinelo.