Meu tributo a José Alberto Barbosa

Tenho alguns deveres de gratidão na vida. Um deles é a José Alberto Barbosa, falecido hoje, depois de uma batalha de meses contra o câncer.

Zé Alberto foi diretor financeiro da Secretaria Municipal de Comunicação, em 1992, quando fui secretário. Indicado pelo Jefferson Coronel, que me antecedeu, eu o mantive no posto e ele emprestou toda sua experiência, como administrador e conhecedor da contabilidade pública, em praticamente tudo o que fiz.

Fez mais. Antes mesmo de me tornar secretário, levei minha família a Fortaleza, que eu conhecia apenas a trabalho – e nessa condição esqueço o lazer – e ele me indicou casa para alugar, lugar para comer, pontos para visitar etc., preparando tudo de modo a que eu pudesse ficar lá 30 dias, com o mínimo de dinheiro, um verdadeiro milagre financeiro.

Com o trabalho e os conselhos do Zé Alberto, minha gestão na Semcom passou incólume pelo verdadeiro pente fino feito pela administração seguinte – era o tempo daquela rivalidade terrível, hoje ultrapassada, Amazonino x Arthur. Queriam saber o segredo do que fizemos e eu conto aqui: trabalho indormido, de toda equipe, quase obsessiva em seguir os passos do prefeito Arthur Virgílio, cujas jornadas muitas vezes terminavam à 1h e recomeçavam às 5h.

Zé Alberto, aí de cima, receba meu muito obrigado. Você está entre os caras que me ajudaram na vida. Fiquei muito triste ao saber que você se foi, mas sei que isso é um teste à fé de todos nós, que iremos um dia, e prefiro a imagem do cara que, diante do maior problema, abria um sorriso, arregaçava as mangas e dizia: “Vamos resolver”.

Dona Vânia e filhos, meus mais sentidos pêsames.

Veja também

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. vania cyrino barbosa disse:

    Amigo Marcos Santos

    Obrigada pelas palavras carinhosas. Zé Alberto tinha um carinho especial por você. Onde quer que ele esteja, nos seus momentos difíceis invoque-o,ele dará um jeitinho de lhe dizer: “vamos resolver”.

    Vania

  2. Kátia Fontes disse:

    Seguramente a pessoa mais HUMANA, CARINHOSA, AMIGA…. que tivemos a honra de conhecer e nos tornarmos AMIGOS. Fomos presenteados com sua AMIZADE por dez anos.
    A Vânia, filhos, netos e toda a sua querida família o nosso amor.
    A você Barbosão, descanse em paz meu querido e amado amigo.

    Sérgio e Kátia Fontes

  3. Bosco Valente disse:

    É meu caro amigo Marcos Santos, concordo com tudo que vc falou sobre o Barbosa. Ele era realmente uma pessoa especial, e como tal vai fazer muita falta por aqui. Agora está nos braços de Deus. após cumprir sua missão, orando por nós! Força a minha amiga Vânia e família.

  4. GILVAN GERALDO DE AQUINO SEIXAS disse:

    Prezado Marcos Santos:
    Estou triste com o falecimento do amigo Barbosão. Tenho nítida lembrança de seu admirável papel profissional na SEMCOM quando de sua gestão e do Jefferson Coronel. Quero registrar meus sentimentos à D.Vania e família por essa perda irreparável. Tenho certeza que perdemos um profissional competente e cujo coração tinha sintonia com o seu tamanho.
    Gilvan Seixas,
    Defensor Público.

  5. Jéssyca disse:

    Fiquei emocionada ao ler esse tributo
    Meu pai se chama
    JOSÉ ALBERTO BARBOSA , como pode isso?
    Ele faleceu em 17/08/2001
    Meus pesmes pela morte do seu querido amigo.
    Mas fiquei chocada com a coincidência.
    Um abraço!