Feirinha do Tururi começa dia 6, na arrancada do Boi Manaus

A Feirinha do Tururi, uma espécie de “primeiro grito” do Boi Manaus, evento tradicional do aniversário de Manaus, começa dia 6 de outubro. É o momento em que os levantadores de toadas do Boi Bumbá de Parintins vendem os tururis e arregimentam fãs para segui-los nos trios elétricos que desfilarão no Sambódromo. A festa está confirmada para os dias 22, 23 e 24 de outubro.

Com o estacionamento do demolido Vivaldão ocupado por obras da Arena da Amazônia, o evento ocorrerá na rua Belmiro Vianez, mais conhecida como Avenida do Samba, a partir das 20h. Mais de 30 artistas se apresentarão diariamente, até o dia 20 de outubro.

Os últimos detalhes foram acertados nesta quarta-feira (28), em reunião realizada na sede da Fundação Municipal de Eventos e Turismo (Manaustur). “É o momento de apresentar as músicas com novas roupagens, mostrar nossa equipe e ter uma prévia da aceitação do público com todo esse trabalho”, explica Zezinho Corrêa.

O presidente da Manaustur, Arlindo Jr, também cantor de toadas, lembrou que a festa, comemorada há 15 anos, é o principal evento do calendário da cidade em termos de público, estrutura e duração. “Em 2010 mais de 300 mil pessoas passaram pelo Sambódromo nas três noites de comemoração do aniversário da cidade. A Prefeitura consegue envolver toda a sociedade em uma festa promovida somente por artistas da nossa terra”, comemora.

Em 2011, o Boi Manaus terá o tema “Todas as tribos”. “Apesar do ritmo ser o boi-bumbá, todas as tribos serão homenageadas, desde forrozeiros até os roqueiros. A ideia é promover o verdadeiro dabacuri, que em tupi quer dizer reunião das tribos”, afirma Arlindo. Uma grande estrutura será montada, com camarotes, cadeiras, arquibancadas, decoração temática, entre outras surpresas que estão sendo preparadas para o público que prestigia a festa.

Sexta-feira (30), um almoço com artistas e imprensa lançará oficialmente toda a programação do Boi Manaus 2011.

Veja também
8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rodrigues disse:

    PARABÉNS PARA O BOI MANAUS, DEVERIA AS MUSICAS DE BOI SER MAIS TOCADAS, NÃO PRECISA ESPERAR AS DATAS, POIS É UMA CULTURA NOSSA.

    PRINCIPALMENTE AS RÁDIOS DE NOSSA CIDADE – RADIO TIRADENTE DEVE DAR O EXEMPLO – DEVERIAM TOCAR MAIS MUSICAS DOS NOSSO COMPOSITORES

  2. patricia de s coelho disse:

    AMOOOOOOOOOOOO O BOI MANAUS E O CARANABOI NÃO PERCO NENHUM ANO,MAS NO ANIVERSARIO DE MANAUS ,TAMBEM PODERIA TER FORRÓ E PAGODE, AÍ SIM SERIA UMA HIPER FESTA,E MUITO MAIS PESSOAS PARTICIPARIAM DA FESTA.

    1. r10 disse:

      boi manaus eu estarei la novamente

  3. angelo loureiro disse:

    NADA CONTRA, QUER ESCUTAR ROCK VAI PRO RJ QUER ESCUTAR FORRÓ VAI PRA CASA DE SHOW QUE HA MUITAS EM MANAUS, ENTÃO O NOME DEVERIA SER BOI,FORRÓ,ROCK MANAUS.EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS DÃO VALOR A SUA CULTURA MAS EM MANAUS E PARINTINS Ñ HA ,A SIM UMA FALTA DE CONSIDERAÇÃO COM SUA CULTURA POR ESSES MOTIVOS ACABAMOS SENDO MASSACRADOS PELA MIDIA NACIONAL ESTOU MUITO CHATIADO ACHO DIFICIL IR AO BOI MANAUS ESTE ANO LAMENTO MUITO QUE NOSSO BOI BUMBÁ ESTA SENDO ESQUECIDO PELA INCOMPETENCIA DE NOSSOS GOVERNANTES JÁ QUE NÃO TEMOS ESPAÇO.

  4. Edje disse:

    Que palhaçada é essa de forró, rock e os cambaus no BOI Manaus? Francamente Arlindo Jr., logo você? Quer homenagear Tribos? Escolhe algumas tribos indígenas de verdade e faça uma merecida homenagem a eles, que têm a cara do Boi, da toada, de Parintins, sem a qual Manaus não teria um tema para fazer essa grande festa que um dia já foi o Boi Manaus!

  5. kelly moldes disse:

    Amo Boi.. amo a feirinha.. amo a cultura amazonense…

  6. Fábio Santana disse:

    Sempre Que ouço a Toada fico feliz, pois isto é de minha infância. Sou Cantor Defendo o azul e branco.

    Não estou diretamente No Boi Manaus deste Ano mas indiretamente.

    Desenhei o Tururi Do Tuãn Tribal e farei uma participação com o mesmo e darei 1,000 cópias do meu Cd intitulado
    Todo Mundo no clima do compositor Picolé.

    Calma não se assuste, todo mundo sabe que o picolé tem muitos sucessos no forró. como bota Pra cima, sócio, estourado mas essa toada vai levantar a galera.

    Agora caro angelo a culpa não é dos governantes por nossa cultura está morta.E sim dos artista que não se abraçam que nem os baianos fazem.

    cada um por si e ai meu patrão nossa cultura não irá alavancar.

    mas lembre bem deste nome Fábio Santana vai fazer barulho juntamente com o Picolé compositor

  7. Prisco Junior disse:

    SEMPRE PARTICIPEI DIRETA E INDIRETAMENTE DAS FESTAS DOS BUMBÁS, PARTICIPANDO INCLUSIVE DAS APRESENTAÇÕES DO MEU BOI “GARANTIDO” NA ARENA DESDE 1998. SOU PARAENSE, MAS ME ENCANTO COM A CULTURA AMAZONENSE. A FEIRINHA DO TURURI E O BOI MANAUS É UMA EXTENSÃO DESSA MANIFESTAÇÃO FOLCLÓRICA AQUI NA CAPITAL E QUE COM CERTEZA CONTAGIA A TODOS DE TODAS AS PARTES DO BRASIL… JÁ ESTOU ARTICULANDO COM AMIGOS MEUS DE OUTRAS CIDADES QUE JÁ ESTÃO NA ARRANCADA DE HOSPEDAGENS NA MINHA CASA E NA PREPARAÇÃO PARA AS TRÊS NOITES DE FESTA. ACREDITO QUE NESSE ANO O BOI MANAUS ABRIRÁ UMA GRANDE CORRENTE COM O TEMA “TODAS AS TRIBOS” E OPOTUNIZARÁ MAIS UMA VEZ O RESGATE E VALORIZAÇÃO DA NOSSA CULTURA POPULAR…