Vôngoles e mexilhões frescos à moda da Catalunha, no Domus

A mais nova ousadia do chef francês Francis Barlier, do Domus Enogastronomia, foi exigir frutos do mar frescos, de Florianópolis, maior produtor do País, para oferecer aos clientes um prato especial: vôngoles e mexilhões à moda da Catalunha.

Vôngoles e mexilhões frescos fazem toda a diferença no prato

“O frete sai duas vezes mais caro que o produto”, afirma Ivanhoé Mendes, que divide a propriedade do local com a esposa, Tâmera Assad. “Nossa maior dificuldade é obter, em Manaus, esses produtos frescos. Isso faz enorme diferença na gastronomia”, enfatiza Francis Barlier.

Quinta e sexta-feira, o restaurante, localizado na rua Rio Madeira, Vieiralves, quase esquina com a Pará, vai oferecer a iguaria, como “plat du jour” (prato do dia).

A Catalunha, que tem Barcelona como capital, é um dos expoentes da famosa dieta mediterrânea e um dos locais onde se come melhor no mundo. O prato oferecido por Barlier leva moluscos (vôngoles e mexilhões) refogados em vinho branco feito da uva chardonnay, cassé de tomate, aliche, arroz espanhol tipo “bombinha” (usado na paella), flor de açafrão, azeitonas pretas e presunto espanhol.

O Domus sugere, como entrada, melão e um legítimo presunto cru ibérico Pata Negra. O vinho, para acompanhar tudo isso, pode ser um Ventisquero Clássico, Sauvignon Blanc, na temperatura certa.

O presunto cru ibérico Pata Negra, com melão, é outra combinação perfeita

A combinação é perfeita. O sabor ótimo. Muito bom. Como dizem os especialistas, quem não aprecia a boa gastronomia mantém o paladar em preto e branco. Essa é uma bela chance de colorir o seu.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *