Força-tarefa para Coari

Fiquei abismado. Um amigo, voltando de Coari, relata que o prefeito Arnaldo Mitouso manda depositar o lixo municipal num lixão porque o aterro sanitário foi construído durante a gestão do ex-prefeito Adail Pinheiro. E olhe que essa lixeira fica próximo a um igarapé. Também deixou uma praça ao relento porque tem o nome do deputado federal Átila Lins, seu desafeto e adversário político – onde vejo certa indigência mental, uma vez que bastaria usar o poder que tem sobre a Câmara Municipal e mandar mudar o nome do logradouro, mantendo-o sob uso da população e impedindo que aconteçam os crimes facilitados pelo abandono do local.

Coari, aliás, é uma hipérbole do que pode acontecer de pior ao Amazonas. Basta lembrar que, como se fosse um thriller do realismo fantástico, ao modo do escritor colombiano Gabriel Garcia Marques, a Polícia Federal encontrou R$ 6 milhões de reais no teto de uma casa de conjunto habitacional do Município.

Políticos manipulam, de um lado para o outro, os 37 mil eleitores locais. E os royalties do petróleo, que fazem de Coari um dos quatro únicos Municípios amazonenses independentes de recursos estaduais ou federais – os outros são Manaus, Parintins e Presidente Figueiredo -, se tornam herança maldita, criando uns poucos ricos arrogantes e uma massa indefesa diante dos apelos de, entre outros males, a prostituição infantil.

Coari podia ter todas as ruas ladrilhadas com brilhantes. E, no entanto, é um exemplo de péssima infraestrutura urbana.

Defendo, com a máxima urgência, a formação de uma força-tarefa dos ministérios públicos Estadual e Federal, além do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com o devido apoio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), para caçar – isso mesmo, eu disse caçar – corruptos em Coari.

A sociedade amazonense precisa dar um recado claro aos políticos locais e seus apoiadores externos: ou se ajeitam ou vão todos para a cadeia.

Diante dos fatos, a essa altura, qualquer outra alternativa parece leniência. Ou até mesmo pode soar como cumplicidade.

 

Veja também

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Janio Moraes disse:

    Muito me assombra porque as enxurradas de denúncias contra a atual administração de Coari não tem repercussão junto aos órgãos fiscalizadores do dinheiro público. O que acontece em Coari é digno de filmes sobre a Máfia Napolitana.Todos os dias a imprensa noticia, o povo pede a intervenção de Justiça e nada acontece. Será mesmo que os “donos”do poder em Coari são intocáveis, ou são inocentes perseguidos pelos opositores? Onde há fumaça há fogo, diz o velho ditado popular. Então,está mais que na hora de investigar…