Amazonino tem duas frentes onde está mal de popularidade, a externa e a interna

O prefeito Amazonino Mendes está voltando às ruas. Luta contra a impopularidade. Tudo indica que a tal pesquisa de opinião que prometeu encomendar, no auge das vaias durante a visita do presidente Lula, já chegou às suas mãos e os resultados foram negativos.

A questão é que a impopularidade do prefeito não está só no meio da população em geral, aquela que o chama de “Negão” e onde ele sempre foi buscar o apoio que lhe deu tantos mandatos, mas, incrivelmente, é mais ruim ainda dentro do funcionalismo municipal.

Ninguém ignora, no intramuros da administração, o confronto interno dentro de secretarias e, pior, entre secretários. É inacreditável a energia empregada em derrubar o outro para o “chefe”. Até o público externo já está vendo isso, quando, anunciada a visita do prefeito a determinado bairro, “com todos os secretários”, aparece um dos três mosqueteiros (que são quatro, como todo mundo sabe) e os demais não dão o ar de sua graça.

Amazonino precisa agir. Não adianta falar, criar factóides, dar esporro nesse ou naquele, sem uma limpeza pública impecável, ruas sem buracos e a saúde funcionando. Se o prefeito for ao pronto-socorro infantil, na Compensa, vai cair de costas, a começar pelo fato de que não há sequer uma placa indicando o que é aquilo. Não é possível que deixe de se indignar vendo que lá ainda há obras, tanto tempo depois de inaugurado o prédio.

Um conselho para resolver o problema interno? Antes de tudo, mude essa estratégia esdrúxula de estimular a disputa. Para que nomear um secretário municipal se vai encostar nele uma sombra com ordens diretas do prefeito para mandar e desmandar? Troque a amizade pela competência – “amigo” não ferra o outro, como está acontecendo na Prefeitura.

Depois, o prefeito deve chamar os intrigantes, reunir os litigantes e mostrar quem é que manda.

A impopularidade externa do prefeito é reflexo da desorganização e disputas internas na Prefeitura. Acabe com os “mandões” internos e a administração deslancha. Ou então, a carreira pública, vitoriosa até então, vai continuar descendo a ladeira rumo a um ocaso humilhante.

Veja também
8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SOLUÇÃO!

    SABER FAZER E FAZER SABER.

    Parte da equipe não a primeira e quem deveria Nào sabe a segunda.

  2. isaac oliveira disse:

    Para quem gosta de política e acompanha, posso afirmar que o Amazonino está seguindo o mesmo caminho do ex-prefeito Serafim Correa. Seus secretários e vereadores têm se comportado como inimigos ou vivem disputando espaço. O povo está saindo prejudicado, sem saber o que está acontecendo.
    o povo sabe que não está sendo dada a importacia verdadeira para o trânsito em Manaus. Os principais eleitores do prefeito não quer saber de ponto de táxi em frete a shopping. O que o povo que é solução para o problema do transporte coletivo. Um azulzinho, às 17h, nos principais cruzamentos, para que o trânsito possa fluir melhor para e o estudante chegue em sua escola ou em sua casa mais rapido, ruas urbanizadas, etc., é isso que o povo quer.

  3. Francisco disse:

    Marcos, parabéns pela imparcialidade. É de reportagem assim que precisamos para sermos melhor informados. Continue sempre assim. você só tem a ganhar.

  4. Marcos, considerando os problemas que afetam a nossa cidade e baseando-me em seu texto em que relata os problemas que Amazonino enfrenta todos os dias, escrevo argumentações perguntando e até clamando aos homens pensantes de nossa cidade em que concluo que Manaus é única.
    Inicio afirmando que por anos, o problema do transporte coletivo se arrasta por nossa cidade e, o que esperamos dos nossos governantes é que resolvam o problema, e de preferência que não deixem que os problemas apareçam. Na falta de soluções, ou até na falta de tentativas de propostas de projetos para melhorar o sistema de transporte coletivo de Manaus, vemos que o maior problema que está quase que enraizado em nosso cotidiano baré, é o conformismo. Acredito que estamos conformados, ou na melhor das hipóteses, adaptados aos problemas que atingem o nosso sistema de transporte e o nosso sistema viário com um todo, pois conhecemos o problema, mas não tomamos atitudes que resolvam o problema.
    Manaus não foi feita para ser grande, mas é; Manaus não foi feita para o turista, mas o turista quer vê-la; Manaus não foi feita para carros e muito menos ônibus, sem falar nos projetos de metrô e, de novo, o expresso, no entanto, Manaus não sabe o que fazer com tanto veículo, nestas ruelas que a cortam, onde, por muitas vezes, temos a sensação de que Manaus está um caos. Manaus não está um caos, ela o é.
    Manaus não tem para onde crescer, mas cresce, Manaus é pequena, mas a Zona Franca de Manaus provoca pavor aos outros parques industriais espalhados pelo Brasil todas as vezes que divulga resultados de seu faturamento.
    Manaus, em sua essência, é a capital do calor e do mormaço, é o último lugar escolhido pelo mundo quando se busca modernidade, tecnologia, agitação, mas é o primeiro procurado para quem busca calmaria, férias, natureza e quando aqui se chega, encontra-se modernidade, tecnologia, agitação, calmaria e natureza. Manaus é um exemplo de dois mundos, mas, mesmo tendo dois mundos em uma cidade que todo mês assusta o mercado industrial brasileiro, ela não consegue encontrar soluções para o seu maior problema atualmente, o transporte coletivo.
    Homens pensantes desta capital de dois e até mais mundos, é hora de pensar e propor sugestões para o sistema de transporte coletivo de nossa cidade, e nada de coisa da China ou de Curitiba, pois Manaus é Manaus, Manaus é única!

    Agradecido.

  5. Manaus precisa urgentimente de um prefeito.Até agora o sr. Amazonino Armando Mendes não desceu do palanque, a desordem está por toda a cidade. Temos problemas estruturais enormes vejamos: o centro continua igual e os outros problemas também.

  6. Roberto disse:

    Além das causas apontadas pelo sr, acrescento o descuido na finalização de algumas ações da prefeitura, tais como:
    as ruas quando asfaltadas não têm faixas de circulação pintadas;
    substitui-se um semáforo e os antigos não são retirados;
    não são realizadas atividades de manutenção (pintura, rachaduras, etc) nos prédios novos e antigos (vide o prédio da sede da prefeitura);
    placas indicativas são retiradas, danificadas e não são substituidas;
    a numeração nas ruas é um caos;
    asfalto recém colocado com inúmeras ondulações;
    calçadas, quando existem, cheias de obstáculos, e outras anomalias visíveis.
    Os secretários não foram eleitos e sim escolhidos, para quê, então, precisam de tanta publicidade de seus atos? Basta que cumpram suas tarefas.Tudo tem que ser notícia e as ações cotidianas não são realizadas. A estrela, se necessária, deve ser o prefeito que concorre a essa maldita reeleição. Chega de espetáculo. A população precisa é de um bom síndico em cada pasta e de uma boa determinação de prioridades na execução do orçamento. A imprensa deveria ajudar evitando a divulgação de ações inúteis e ineficazes.

  7. l menezes disse:

    Marcos Santos,a realidade é a seguinte: Simplesmente não temos em manaus alguem com competencia para ser o prefeito, pelo menos até agora não apareceu candidato com perfil a altura para administrar nossa cidade,sempre temos que escolher o menos pior, na ultima o Amazonino parecia menos pior que o Sarafa, mas ele tá mais é pro Odorico Paraguassu, e nossa cidada virou uma Sucupira;

  8. roberto (PJ) disse:

    Gosto muito do Amazonino e nunca pedi nada pra ele,te dou um conselho enquanto você esta no poder,reflita sobre as pessoas que você pensa que são de sua confiança e acabe com os fofoqueiros ligado direto a você,procure pessoas não ligadas a te meu irmão e não interesseiros em troca de cargos,existe pessoas que você deixou pra lado e só olhou anos depois com agrado e sempre lutam por te,não vou dizer os nomes,faça uma reflexição sozinho e se entregue ao senhor Jesus que que só ele pode acabar com coisas que estão fazendo pra você e veras que nada ta perdido e se for o caso baixe a cabeça,se humilhe diante do povo e veras tudo mudar,que o senhor te abençoe.Reflita.