Entre promessas explícitas e compromissos presumidos

O começo de novo ano é oportunidade boa para um checklist do que foi prometido explicitamente ou é compromisso claro (presumido) da administração pública.

Do prefeito Amazonino Mendes cobra-se as 1000 creches, a Internet sem fio grátis em toda a periferia e a correta manutenção das vias, apesar do período de chuvas.

Do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o asfaltamento da BR-319 (já que ele prometeu se dedicar às ferrovias, tudo bem, vai uma ferrovia Manaus-Porto Velho no lugar da estrada?), a duplicação da BR-174 até Presidente Figueiredo e a construção de portos decentes.

Do governador Omar Aziz, no mandato para o qual foi eleito, a conclusão da ponte sobre o rio Negro (Eduardo Braga queria inaugurá-la antes de sair, ao final de março de 2010, e lá se vai um ano desde então) e do Programa Águas para Manaus (Proderam), mesmo que a Águas do Amazonas diga não ser esta a solução para o abastecimento da cidade – o que não dá é para ficar aquela estrutura toda lá, sem compromisso de data para funcionamento. Cobra-se também, claro, a continuação e aceleração do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), com a correção de rumos que permita a recuperação para valer da vida dos igarapés no sentido ecológico (água vermelha e fria, com a volta da mata ciliar).

Tem mais. Mas isso é o básicão.

Veja também
5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Xico Branco disse:

    É Marcos, essa da internet do Amazonino está até hoje na minha garganta. Pior que fora você aqui no seu blog; num vejo mais ninguém cobrar isso dele. Nem vereadores, nem deputados, nem outros jornalistas; e pior, nem o povo. Somo meus desejos aos seus e espero em Deus que algumas dessas caducas promessas virem realidades. Feliz 2011 para todos nós.

  2. Ás vezes fico pensando porque nasci no Brasil,onde a mentira prevalece em todos os sentidos.Os politicos são os
    maiores exemplos do descaso na nossa cidade,pois elegemos com o voto direto e depois questionamos o que promentem nas eleições e não cumprem.Na verdade o cidadão brasileiro paga o preço quando vota nas urnas e
    tem a certeza que o politico é mentiroso e mesmo assim
    vota nele,onde em 4 anos as consequencias são as piores.Desejo saber qual o politico que realmente vive do seu salário justo e mostra para sociedade o seu trabalho como parlamentar do povo,pois se existisse essa figura com certeza teríamos dias melhores.

  3. Carlos A.Cid disse:

    Na principal rua do Conjunto Residencial Arthur Reis, em uma das esquinas, ou seja, em plena luz do dia com a rua A, existe uma área que vem sendo utilizada por uma empresa para colocar aqueles depósitos para entulho (hoje pelo menos contei 10), além de carrocerias velhas de caminhão em pleno abandono.
    Alem disso, o que é mais preocupante é que toda área ocupada por essa empresa de entulho fica colada em uma das margens do igarapé do Mindu. Isso me preocupa, porque moro nas proximidades dessa empresa, e ano passado fui vitima da dengue com sintomas hemorrágicos – inclusive fiquei hospitalizado no Hospital Tropical por alguns dias.
    Marcos Santos, pela entrevista feita com o Dr. Wilson Alecrim, existe uma grande preocupação das autoridades, entretanto, as secretarias responsáveis pelo combate a dengue deixa a desejar…. Veja como é preocupante.
    Na segunda-feira passada, localizei na internet uma das secretarias responsável pelo controle da dengue em Manaus cujos telefones são os seguintes : 3216-7787 e 3216-7756. Neste ultimo fui atendido pelo funcionário de nome Manuel Marques . Identifiquei-me e relatei o fato. O mesmo me garantiu que ia verificar o local e tomar as devidas providencias. Entretanto, ate hoje nada foi feito, e as carrocerias velhas e os depósitos de entulho continuam a acumular água da chuva e consequentemente, proliferando o mosquito da dengue.
    Assim nobre conterrâneo, gostaria que em seu programa da segunda-feira comentasse esse fato, a fim de que alguma providencia venha ser tomada.
    Não entrei em contato com você pessoalmente, porque tive que mudar de aparelho e a agenda foi perdida e fiquei sem o numero do seu celular.
    Se precisar de mais detalhes, posso lhe passar.
    Espero ouvir essa NOTICIA na Rádio que Toca Noticias.
    Abraços

    Carlos Cid

  4. Wonder disse:

    Bom… Pelo menos a promessa do Governador Omar Aziz de nomear os Policiais Civis que foram aprovados no concurso dia 03 de Janeiro ele cumpriu… Infelizmente pela letargia da D.G. ainda não puderam tomar posse por falta de informações sobre o procedimento. E o prazo vai correndo…

  5. Paulo disse:

    Não podem colocar ai as promessas do Procurador Geral de Justiça Francisco Cruz que prometeu várias ações para otimizar o Ministério Público do Amazonas, como a nomeação dos aprovados no concurso de 2007, mas que até agora só implementou o pagamento da PAE para os membros (auxílio moradia retroativo) e melhorou o site da instituição, que por sinal faz ótima propaganda sua?