Retirada de areia no paraíso de Anavilhanas, em frente a Novo Airão

Está havendo sistemática retirada de areia, para a construção civil de Manaus, das praias de Anavilhanas reveladas pela vazante. Balsas chegam ao local, na calada da noite, levando tratores, que trabalham a noite inteira abastecendo essas embarcações. É um crime ambiental gigantesco. Moradores do local ligam denunciando. A pergunta que não quer calar é: se eles ouvem, por que a fiscalização ambiental não ouve?Matéria-prima para a construção civil sempre foi um problema.

Durante décadas, tudo o que foi construído em Manaus teve pedra retirada das pedreiras do Tarumã. Havia um consenso de que aquele local era destinado a isso. O dinamite corria solto, até o dia em que o então prefeito Arthur Virgílio resolveu encarar o problema e, depois de enfrentar os depredadores, alguns dos quais resistiram a tiros, acabou com a exploração no local. Surgiu então o Parque Tarumã, aí sim com a destinação correta de área para turismo e lazer. Foi recuperado o igarapé. A cachoeira voltou a jorrar.

Infelizmente, hoje o local está novamente entregue ao mato e à depredação, mas, devido àquela ação de 20 anos atrás, ainda há tempo para recuperar muita coisa.

Isso ocorreu numa época em que o ambiente não estava em questão. Hoje, quando o tema virou moda, e num Parque Nacional do porte de Anavilhanas é inadmissível essa situação. Ainda mais quando os caboclos e quilombolas têm equipamentos de pesca, usados para subsistência, apreendidos e foram impedidos pela fiscalização até de circular livremente pelo local.

O Ibama e a Prefeitura de Novo Airão precisam agir, rapidamente, para acabar com a farra.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. RICARDO disse:

    A poucos km deste local tem uma base do Cpamb comando de policiamento ambiental, denominada base anavilhanas, será que estão fiscalizando ou vendendo beleza?

  2. Manauense ou Manauara disse:

    Algum tempo atrás pensei que tinha acordado de um coma em outra cidade. De uma hora pra outra todos os jornalista abandonaram o termo “Manauara” e começaram todos a falar “Manauense”. Eu que desde pequeno me via ser chamado do primeiro termo hoje sou chamado do outro “só na mídia”. Parece-me haver um local onde se reúnem a cúpula do jornalismo “Manauara” e deliberam sobre mudanças. Algum jornalista que é contra o Shopping de mesmo nome ou não conseguiu patrocínio do mesmo resolveu difundir a mudança. Caso parecido aconteceu com termos como “bairro do Coroado”, “bairro do Aleixo”, ect. que de uma hora pra outra passou para “bairro coroado”, “bairro Aleixo”, e etc.Meu protesto como “Manauara” e morador do bairro do ….

    RESPOSTA:
    Concordo inteiramente. E sempre usei e uso manauara.

  3. Vinícius Almeida disse:

    Ricardo,
    criticar é muito fácil!!! Pergunte se o CPAMB tem apoio o suficiente para cumprir sua missão. Busque saber qtas vezes esses policiais metem a mao no proprio bolso para trabalhar em prol do povo amazonense.
    Tenho dito…

  4. administrador disse:

    marcos, uma pessoa que trabalhava nessas empresas de construçao disse certa vez que uma certa empresa faz retirada de seixo do fundo do rio, várias balsas ja foram abastecidas com seixo . Isso tambem não é crime ambiental?

    RESPOSTA:
    Claro que é. E dos mais graves.

  5. Ricardo disse:

    Vinicius Almeida

    Então vc faz concurso púbiico para bancar as despesas desse estado que tem o terceiro maior pib do país…
    muito estranho isso não é…
    mas gosto não se discute, cada um faz o que bem entende em gastar seu dinheiro suado da forma que quiser…