Festa do jiu-jítsu faz justa homenagem a Arthur Virgílio

O Amazon Black Belt, promovido pela Prefeitura de Manaus, neste sábado (27/11), homenageia com justiça os nomes que mais ajudam na divulgação do jiu-jítsu no Amazonas.

Entre os homenageados, onde figuram o promotor de justiça Carlos Fábio Monteiro, o juiz Mauro Antony e o amazonense do vale-tudo Ronaldo Jacaré, está o Senador Arthur Virgílio Neto.

Arthur é o embaixador do jiu-jítsu no Congresso Nacional. Menino, pernas cheias de verrugas, era motivo de chacota na sala de aula do Rio de Janeiro, para onde acabara de mudar por conta do mandato de deputado federal de seu pai, depois senador, Arthur Virgílio Filho. Foi quando descobriu a arte marcial.

Tornou-se, desde então, amigo-irmão de Rolls Gracie, filho de Carlos Gracie e adotado por Hélio Gracie, o melhor lutador da família até então. Os dois se tornaram faixa-preta de judô e de jiu-jítsu. Ambos foram campeões cariocas – campeonato que correspondia ao brasileiro atual, reunindo os melhores lutadores do País. Mesmo com a morte do amigo, Arthur continuou a ser uma espécie de 10º filho de Hélio Gracie e lutador representante da academia no peso-pena.

Foi o Senador quem trouxe o primeiro mestre do jiu-jítsu a Manaus, Reizo Gracie, ainda na década de 1960. Surgiram então nomes lendários do esporte no Estado, como os irmãos Jacaúna, Botinho e Aly Almeida. Foi nesse período que se criaram as raízes capazes de levar o Amazonas a se tornar, ainda hoje, segundo polo nacional do esporte.

A partir de 1982, quando se elegeu pela primeira vez deputado federal, Arthur Virgílio assumiu o posto de “embaixador do jiu-jítsu no Congresso Nacional”. Em 1990, num reconhecimento da cúpula nacional do esporte, tornou-se faixa coral (vermelho e preta), título concedido a pouco mais de uma dúzia de praticantes da modalidade.

Em 17 de novembro de 2009, em sessão do Senado requerida por ele para homenagear o falecido Hélio Gracie – aos 95 anos -, Arthur se emocionou e chorou, na mesma tribuna onde enfrentou com dureza as maiores batalhas do parlamento.

Arthur, sem dúvida, merece a homenagem do jiu-jítsu amazonense.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *