Barcos diminuem carga pela metade para enfrentar vazante. Comércio dobra pedidos

Para conseguir passar nos rios com o nível muito baixo, devido à vazante, os donos de barcos resolveram diminuir a carga em 50%. Os comerciantes do interior, porém, preocupados com o estoque baixo, aumentaram em 100% os pedidos aos atacadistas. O resultado é um gargalo que pode comprometer o abastecimento do interior.

Neste local é feito quase 100% do abastecimento do interior amazonense

Carretas aguardam na Manaus Moderna para fazer o embarque

As carretas com mercadorias param na Manaus Moderna e ficam esperando por vaga nos barcos. Quando o espaço abre, os carregadores se movem freneticamente, obrigados a percorrer os cerca de 200 metros de praia com a carga na cabeça.

Carregador, chamado de "homem-mula" pelo jornalista Efrem Ribeiro, da Folha, sofre para vencer distância na praia

Na hora do descanso, vale tudo

No Roadway, onde o embarque é mais humanizado, o estacionamento custa R$ 30 por carreta e não é incomum que as cargas voltem intactas porque encontraram os porões dos barcos lotados. Tudo isso tem custo. Adivinhe quem paga?

O Roadway, totalmente liberado, voltou a concentrar o grosso da carga

Uma curiosidade: se ninguém discute que barco parado não ganha frete, imagina esse, que ficou em terra, no meio da vazante

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. COMANDANTE DO POVO disse:

    1. Crimes Aplicados e Passiveis de Investigação pela Autoridade Federal Constituída:
    Prevaricação
    Art. 319 – Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:
    Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
    Advocacia administrativa
    Art. 321 – Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário:
    Pena – detenção, de um a três meses, ou multa.
    Parágrafo único – Se o interesse é ilegítimo:
    Pena – detenção, de três meses a um ano, além da multa.
    2. Das Praticas aplicadas:
    a. Não cumprimento da NORMAM, principalmente a NORMAM 02 que trata da legalidade do trafego Aquaviário na Área de Navegação 1 (Interior);
    b. Deixar de cumprir com os prazos normais para análise de Documentos Técnicos e Legais para Inscrição, e emissão de Laudos e Certificados emitidos pelo GVI(Grupo de Vistorias Especiais) subordinado a CFAOC;
    c. Manter carimbo “NÃO É VALIDO PARA NEVEGAR”, contrariando a NORMAM, que estabelece no Cap. 2 Seção I Item 204-205 o Prazo de 30 dias para navegação em detrimento da analise de documentos legais para se proceder as vistorias e internação da Inscrição da embarcação;
    d. Não manter em seus quadros um Engenheiro Naval para que se faça a analise de Planos, e possa emitir parecer técnico condizente com os Planos Técnicos emitidos por profissionais da mesma área de conhecimento; Ex: Permitir que um Aux. de Enfermagem assine um receituário medico;
    e. Centralização de poder junto ao GVI Grupo de Vistorias Especiais, para emitir parecer ou laudos de aprovação ou reprovação de Certificados e Inscrição;
    f. Nomeação de apenas 01 Oficial para responder pelo Departamento de Cadastro e Registro da CFAOC, sugerido uma junta ou comissão de Oficiais para tal;
    g. A prática abusiva da velha filosofia de “ CRIAR DIFICULDADES PARA VENDER FACILIDADES”;
    h. Associação ou preferencia a determinadas instituições Privadas que atuam na região para Emissão de Certificados a troco de que??;
    i. Corrupção ativa e pressão psicológica nos rios principalmente com os Barcos de Linha;
    j.Corrupção ativa por parte de funcionários Civis de carreira dentro dos departamentos de inscrição e registro com conhecimento do chefe da seção.
    k. Barrar qualquer forma de manifestação repulsiva aos atos errados dentro da instituição sob forma de trancar ou desacelerar qualquer Processo que esteja em tramitação nas seções da CFAOC, impedindo o conhecimento por completo a autoridade superior na figura do Capitão dos Portos ou do Comandante do 9º Distrito Naval;

    Nota: Lamentamos que a principal atividade de locomoção tanto de passageiros como de cargas, vital para o desenvolvimento de nossa região, esteja fadada ao descaso e vaidade de quem deveria cuidar com atenção e respeito de nosso povo que precisa deste meio de transporte para sua sobrevivência, e de certa forma é massacrado por oficiais e ex- oficiais que envergonham a nossa “Briosa” Marinha, que vem ao longo dos séculos de Glorias em suas batalhas, alertamos aos Militares de bem, que agora a sociedade clama por mais respeito e que se trave mais esta batalha dentro da Instituição, para dizimar estes Prevaricadores da ordem e da Nação.