Porto de Autazes também não resiste à seca

Todo “boleiro” conhece a história da goleada no futebol e do locutor que berrava: “Não peeeerca o placar, anote aí, Fulano 9 Beltrano 2”. Pois anote: Parintins, Humaitá, Manaquiri, Itacoatiara, Novo Airão e, agora, Autazes. Este é o atual placar de portos recém-construídos e com problemas no Amazonas (clique, confira a notícia completa e as fotos).O Porto de Autazes

Veja como a balsa responsável pela sustentação da ponte que liga o retroporto (em terra) à balsa do porto propriamente dito está em falso e coloca em risco toda a estrutura.

O porto, além de tudo, tem como principais usuários os pescadores. Veja como o pequeno barco se aproxima e não tem altura para alcançar a balsa do porto flutuante, o que impede a atracação. Se não for usada pelos barcos de turismo e dos pescadores, para que serve esse porto?

Está na hora de os ministérios públicos Estadual e Federal darem uma “geral” nessa questão dos portos, apontarem (ir) responsabilidades e, fora do contexto político estadual, encontrar uma solução que beneficie a população.

Só para lembrar: no Amazonas, 100% do transporte de carga é feito pelos rios e 99% dos passageiros viajam por esse modal. Porto, portanto, é questão fundamental.

Veja também
5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antonio Gonçalves disse:

    Caro Marcos Santos

    Essa matéria no blog, demonstra a falta de assessoria para os problemas amazônicos para o então incompetente Ministro Alfredo. Portos incompatíveis com as peculiaridades locais.
    Outra falta de bom senso do Alfredo Ministro, é o porto da BR-319 no Careiro da Várzea, que não saiu do papel, é uma vergonha nesse período de seca dos rios. Quem utiliza o sistema de balsas tem sofrido até 5 horas, aguardando o desencalhamento das mesmas, diferentemente do lado de manaus, que o Governo do AM, construiu uma moderna feira, conjugando com o porto. Diante desses desparates, aí está o resultado das eleições, sem falar em BR-319, 174 e etc. O Alfredo muito preocupado com pedofilia, deveria quando ministro, ter criado um programa de combate a essa mazela, nas rodovias federais, que é a maior incidência no país.
    Abraços

  2. renato souza disse:

    Então com o que devemos comparar os portos que estão há mais de tres anos em obra e nada. Benjamim Constant e outros 12 portos estão com os trabalhos parados por falta de grana. Onde está o dinheiro estampado nas placas que identificam cada obra.

  3. Marco Antonio Marinho disse:

    Isso mostra que precisamos valorizar nossa única arma (o voto), contra esses inescrupulosos que se intitulam defensores dos interesses e necessidades da sociedade. Entretanto, os fatos mostram o descaso e a falta de vontade política de “nossos representantes” nas esferas do poder público. É Lamentável essa situação. Cadê a verba destinada?

  4. Administrador disse:

    Marcos, também não exagera, isso ai não é um barco , e uma canoa

  5. MARCOS SANTOS! SOCORRO!!! ELEIÇÃO JÁ PASSOU, PORÉM, O AMAZONENSE PAGA E PAGOU PELA INCOMPETÊNCIA DESTE POTIGUAR CHAMADO ALFREDO, NESTE FERIADÃO FUI PARA RIO PRETO DA EVA E PRES. FIGUEIREDO, EM FIGUEIREREDO A SITUAÇÃO É CAÓTICA, PRÉCARIA, PARECE Q O ALFREDO, PARA SE VINGAR DA POPULAÇÃO, DEIXOU A ESTRADA UM VERDADEIRO CAOS, CHEIO DE BURACOS, BARRO, LAMA, NO MEIO DA ESTRADA, SÓ EU VI MAIS DE 10 CARROS QUEBRADOS NA ESTRADA POR CAUSA DE BURACOS, A ESTRADA ESTÁ EM OBRAS A MAIS DE 1 ANO E NUNCA TERMINA, ESSE MOÇO PASSOU 7 ANOS E MEIO NO MIN. DO TRANSPORTES, E NÃO CONSEGUIU SEQUER TERMINAR A ESTRADA MAO-FIGUEIREDO, ESSE MOÇO TEM Q CUIDAR DOS SEUS NEGÓCIOS LÁ NO RIO GRANDE DO NORTE, É LENTO, LENTO, ANTIÉTICO E NÃO AJUDOU EM QUASE NADA O NOSSO ESTADO, DEPOIS QUER DIZER Q FOI PERSEGUIDO, O Q ELE NÃO FEZ FOI TRABALHAR E QDO ACORDOU ERA TARDE DEMIAS, SÓ NÃO QUEBROU MEU CARRO POR QUE VIM A 40KM NUMA ESTRADA Q PARECIA UMA TÁBUA DE PIRULITO, COM DIREITO A RALI NO BARRO E MUITO MAIS, DEPOIS DE MAIS DE UM ANO EM OBRAS, ACABOU O MANDATO DELE E NÃO RECUPEROU NEM A ESTRADA DE FIGUEIREDO, ALFREDO APOSENTE-SE O AMAZONAS DISSE UM BASTA PRA VC NESTA ELEIÇÃO!!! PRA QUEM FOR A FIGUEIREDO MUITO CUIDADO O ALFREDO MANDOU A OBRA IR A PASSOS DE LEMAS SE É QUE AS LESMAS TEM PERNAS!!!