Sistema eleitoral está blindado contra ‘protestos’ como voto em Tiririca

O macaco Tião, do zoológico do Rio de Janeiro, foi um dos mais conhecidos alvos do protesto eleitoral e da irreverência natural do brasileiro. Tornou-se mais votado em 1988, para prefeito do Rio, e tem até verbete na Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Macaco_Ti%C3%A3o). Isso aconteceu lá pela década de 80. A partir daí, o sistema eleitoral (leia-se Congresso Nacional) procurou blindar-se contra esse tipo de atitude. O resultado pode ser visto agora, durante esta eleição, no “protesto” que se ensaia com o voto no humorista Tiririca: votar nele é levar outros quatro, que não têm graça nenhuma e de bobo não têm nada, integrantes do PR, para a Câmara Federal.

O sujeito vota por protesto pelo charme de poder dizer que não votou em político algum. Dá até para tirar um sarro na turma de amigos. Mas o sistema eleitoral, blindado, rirá por último. Candidatos a cargos proporcionais são eleitos em listas e não individualmente.

Tiririca, como outros do mesmo tipo, é só um “puxador de votos”, uma isca, um boi de piranha para atrair quem vê no voto de protesto uma maneira de curtir com a cara dos políticos. E voltamos ao ponto original: ou você acompanha a política, se politiza e vota com consciência ou cai em armadilhas como essa.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marco Antonio Marinho disse:

    É verdade Marcos Santos.
    Esta na hora do eleitor brasileiro assumir uma postura mais séria diante dos candidatos a representá-los no poder público.
    Atitudes como esta do eleitor, voto de “protesto e cômico” só agrava a situação do país, pois essa prática elege candidatos inescrupulosos por tabela que solopeiam ainda mais o erário público, visando seus interesses pessoais.
    VAMOS ELEGER NOSSOS REPRESENTANTES COM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DO PROCESSO POLÍTICO DE NOSSO PAÍS.