Vamos acreditar na pesquisa Ibope?

O Ibope apresentou, nesta sexta-feira (30/07), a segunda rodada de pesquisas da eleição deste ano. Vamos acreditar que os números estão corretíssimos, dentro da margem de erro e tal.

Analisemos, então, o que aconteceu para que os números mudassem, do dia 23/06 até hoje.

Uma pichação agressiva, que ocupa paradas de ônibus, atravessando madrugadas, trabalha febrilmente para “baixar” o governador Omar Aziz, em Manaus, acusando-o de pedofilia, tentando repetir a pecha da eleição para a prefeitura, na qual ele foi derrotado no primeiro turno, mesmo inocentado da acusação.

Ao mesmo tempo, Alfredo faz caminhadas quase diárias, em locais diferentes da capital, onde o governador garante a dianteira nas pesquisas.

Omar inverteu a mão e tem enfatizado muito o interior, nos grotões, os Municípios menores, onde geralmente os institutos de pesquisa têm dificuldade de chegar e a maioria dos eleitores ainda acreditam que Braga continua no Governo e não sabe que ele, Omar, é governador e disputa a reeleição. A tendência é que ele equilibre as ações, trabalhando mais na capital e mantendo o ritmo no interior.

Na eleição para o Senado, Braga surfa no recall da exposição de oito anos como governador e em dois imensos outdoors, a ponte sobre o rio Negro e o Prosamim, para liderar com folga a briga pelas duas cadeiras do Amazonas em disputa.

Arthur Virgílio programou o início de sua campanha para o dia 2 de agosto. Vanessa está nas ruas, com material farto e o apoio explícito de Omar, Braga e Lula, encarapitada nas caravanas que varrem o interior. A diferença entre os dois caiu nove pontos, mas ainda permanece em 10.

Pesquisa é fotografia. Registra um momento. Se vamos acreditar no Ibope, como pressuposto no título, façamos mais um pequeno exercício:

A mais de dois meses da eleição e sem a referência do programa eleitoral gratuito, que começa dia 17 de agosto, tudo pode acontecer. Quem está na frente, mesmo tendo levado um susto, porém, está em vantagem para chegar em primeiro. Até porque a tendência para o assustado é dar um pulo à frente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Leandro Amaral disse:

    Marcos Santos
    Com certeza você deve ter acesso as pesquisa verdadeiras que foram feitas pelos candidatos para consumo interno como eu tive e sabe que os números não são estes que o ibope divulgou…

  2. rosa de saron disse:

    Vamos direto ao que interessa:
    Primeiro eu não sou amazonense mas tbem não sou candidata a nada. Porém, Eduardo Braga é paraense; Vanessa é catarinense; Arthur é carioca: Alfredo é potiguar e Omar é paulistano. Mais ainda se levantarmos a naturaliddade de todos os candidatos ao pleito de 2010 veremos que metadde é ” estangeira”.
    Ora bolas será que nesta terra não temos ninguem com mcompetencia para assumir os destinos do seu povo?
    Será que vcs terão que recorrer sempre aos ” estrangeiros” para representá-los?
    No meu Rio Grande ninguem canta de galo e assume as redeas do poder não sendo um legitimo tomador de chimarrão. Bah!!!
    Nada de xenofobia no meu discurso é só uma constatação com provas.

    Resposta:
    Rosa, Arthur é amazonense de Manaus. Apenas morou e estudou no Rio de Janeiro. Mais importante que o local de nascimento é o local que você escolhe para morar e a contribuição que venha a dar a esse local.

  3. neto disse:

    Marcos, só uma pergunta: O IBOPE continua contratanto o Durango para fazer a pesquisa no Amazonas??

    RESPOSTA:
    Não sei. Acho que não porque os resultados das duas pesquisas foram muito diferentes.

  4. Moreira disse:

    Marcos,
    Como é opinão em blog, vc pode até torcer para um lado.
    Mas vc sabe que a eleição para governo vai ser bem disputada. A coisa vai ser decidida nos últimos 45 minutos do segundo tempo.
    E,a verdade: o Lula vai ser decisivo.
    Haja coração, meu amigo.